Trio Parada Dura



Trio Parada Dura é um conjunto musical brasileiro de grande importância para o sucesso da música sertaneja. Após figurar nas paradas de sucesso com várias canções, o grupo estourou em 1985 com As Andorinhas.



História

Desde 1973, O Trio Parada Dura faz parte da cena sertaneja brasileira. Recebeu ao longo da carreira dez discos de ouro e três de platina. O Trio construiu sua personalidade sobre uma base que conta com letras irreverentes, músicas de enorme apelo popular e um nível de produção surpreendente. Formado desde 1975 por Creone, Barrerito e Mangabinha - único remanescente da formação original do grupo - o Trio Parada Dura continua compondo novas músicas e acendendo as platéias do Brasil. Seu novo trabalho intitula-se Pra furar o couro[1].
O Trio Parada Dura, teve três formações [2]DelmirDelmon e Mangabinha na primeira formação em (1973). Mangabinha ficou com os direitos do nome "Trio Parada Dura" ao ser desfeita a formação. Conheceu Creone e Barrerito (que já cantavam juntos) e os convidou pra formar a segunda geração do Trio, isso em 1975, e com essa formação ficaram conhecidos nacionalmente.
Em 1981, com o lançamento do LP "Último Adeus", atingiram o sucesso nacional interpretando "Fuscão Preto" e Arapuca" que se tornaram dois dos maiores clássicos da música sertaneja brasileira. Em 1983 mais sucesso, desta vez com "Panela Velha", do LP "Alto Astral". Com "Bobeou a Gente Pimba" do LP "Astro Rei", de 1987, repetem o sucesso e registram mais um clássico da música caipira.
Em 6 de Setembro de 1982, na cidade de Pinhais, estado do Paraná, os integrantes sofreram um acidente aéreo e Barrerito ficou paraplégico. Ocupou então provisoriamente o seu lugar o irmão Parrerito, enquanto estava em tratamento. Após o retorno,Barrerito ficou por pouco tempo com o grupo,pois se sentia um estorvo" por se locomover em cadeira de rodas partindo então para uma carreira solo, lançando em 1987 seu primeiro LP, emplacando em todo o país com a música "Onde Estão os Meus Passos", seguido dos sucessos "Juventude que Perdi", "Sentidos", "Amaremos", "Disque o 9″, "Morto por Dentro".
Parrerito entrou então definitavamente no grupo ocupando o lugar de seu irmão Barrerito.Com essa formação que durou até 1992 o grupo lançou os álbuns Nos braços do povoDe ontem pra hojePalavra de honraGigante iluminado. Em 1998 Barrerito, Creone e Voninho formam o Trio Alto Astral,que teve vida curta, devido a morte, por infarto, do cantor Barrerito poucos meses após a formação do grupo.Atualmente o Trio Alto Astral estava na sua segunda formação Voninho, Rio Preto (cantor) e Ribeirão (cantor).Em 2008 Voninho morre vitima de Dengue Hemorrágica e Rio Preto e Ribeirão passaram a cantar em dupla sertaneja.
O Trio Parada Dura retornou em 1999 com sua terceira formação (Creone, Parrerito e Mangabinha), gravando ainda Tapete Colorido(1999), Brilhante(2001), e Pra Furar o Couro(2006), o Trio se desfez em 2006.Creone & Parrerito formaram uma dupla,sendo respectivamente segunda e primeira vozes, intitulado de Os Parada Dura, que mais tarde tronou-se novamente trio com a presença do cantor Carlos Rezende[3].
O Trio Parada Dura retornou novamente em novembro de 2007, com sua quarta formação (Leone (cantor)Leonito e Mangabinha). Em 2008 lançou o CD AS 20+ e em 2009 lançou o álbum Taça de Ouro com 15 obras de autoria do compositor Desembargador José Amancio em parceria com outros compositores (Lauri, Edna Teixeira, Leonito, Wanderley e o próprio Mangabinha). Ainda 2009 lançam mais um cd intitulado 14 novidades pela gravadora Garça com a produção de Teodoro, da dupla Teodoro e Sampaio.[1]

[editar]Discografia

Primeira Formação: (Delmir, Delmon e Mangabinha)[4]
Segunda Formação: (Creone, Barrerito e Mangabinha)
Terceira Formação: (Creone, Parrerito e Mangabinha)
Quarta Formação: (Leone, Leonito e Mangabinha)
Trio Parada Dura Trio Parada Dura Reviewed by MultiMidia Info on 22:33:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

DÊ SUA OPINIÃO, COMENTE ESSE POST.

Comente com o Facebook:

Continue Conectado com essas matérias similares 👇

Tecnologia do Blogger.