Pesquisadores desenvolvem madeira transparente

Peter Larsson
Pesquisa: madeira transparente é feita através da remoção da "lignina", substância que bloqueia a entrada de luz.

 Pesquisadores da universidade sueca KTH Real Instituto of Technology desenvolveram um novo material transparente derivado (acredite) da "madeira" que poderia, um dia, ser empregado em casas e apartamentos para trazer mais luz natural aos moradores e reduzir o uso de iluminação artificial.

A alternativa transparente foi desenvolvida a partir da remoção química da lignina (palavra proveniente do latim lignum ou madeira), um polímero que bloqueia a entrada de luz na madeira. Com a adição de acrílico, eles obtiveram uma madeira híbrida muito mais transparente. Só uma leve turvação permanece devido às fibras naturais.

Lars Berglund, pesquisador da KTH, diz que o novo material tem potencial para ser usado em larga escala em janelas, podendo substituir até mesmo fachadas inteiras de construções que buscam maior economia de energia, garantindo sem perder a privacidade.

A descoberta foi publicada na revista American Chemical Society, Biomacromolecules. Segundo os pesquisadores, o novo material de construção também poderia ser usado em paineis solares, acrescentando um benefício extra.

"A madeira transparente é um bom material para células solares, já que é de baixo custo, tem recursos prontamente disponíveis e renováveis", diz Berglund. 


Pesquisadores desenvolvem madeira transparente Pesquisadores desenvolvem madeira transparente Reviewed by MultiMidia Info on 00:37:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

DÊ SUA OPINIÃO, COMENTE ESSE POST.

Comente com o Facebook:

Continue Conectado com essas matérias similares 👇

Tecnologia do Blogger.