Five (originalmente escrito 5ive) é uma boyband britânica. Inicialmente formado por Scott Robinson, Ritchie Neville, J Brown, Abs Breen e Sean Conlon, este último deixou de ser integrante no retorno da banda, em 2006.
Biografia
[editar]5ive: O Começo
Em 1997 Bob e Chris Hebert, que antes criaram as Spice Girls, decidiram criar uma nova boyband mesclando características dosBackstreet Boys com as Spice Girls, mas, para isso, os selecionados tinham que ter atitude e personalidade.
Mais de 3 mil aspirantes a cantores em milhares de audições foram convocados para formar a banda de cinco garotos. E os membros escolhidos foram Scott Robinson, Ritchie Neville, J Brown, Abs Breen e Sean Conlon.
Com a onda de Boysband do final dos anos 90, 5ive fez grande sucesso no mundo todo, mas não chegou a ser febre como os Backstreet Boys e o 'N Sync. Seus fãs se concentraram mais particularmente no Reino Unido, outros países da Europa, Rússia, Japão, Brasil, Israel e Austrália.
Em dezembro do mesmo ano de formação lançaram seu primeiro single "Slam Dunk (Da Funk)" que chegou a número 7 nas paradas britânicos. Em seguida "When the Lights Go Out", que alcançou quarto lugar nas paradas.
Produziram seu primeiro álbum em julho de 1998, que levou o mesmo título do grupo: 5ive. O diferencial para outras bandas é que os integrantes tinham participação ativa nas composições das músicas, inicialmente com ajuda de outros compositores já renomados e depois seguiram sozinhos para compor todos os álbuns que viriam em seguida.
E a partir de então, o reconhecimento aumentou com o lançamento de outros singles do disco, que fez a banda chegar ao terceiro lugar e duas vezes em segundo lugar nas paradas.
[editar]Invincible: O Novo Milênio
Em julho de 1999 lançaram Invincible que trouxe hits de peso como "If Ya Gettin' Down", "Keep on Movin' " (primeiro single número um), "Don't Wanna Let You Go" e uma moderna versão de "We Will Rock You" (também número um), originalmente da banda Queen, que participou da gravação e de algumas apresentações com o grupo.
Foi o período mais produtivo para banda, fez turnês internacionais, diversas participações em apresentações de prêmios na televisão, e músicas que ficaram em primeiro lugar não só no Reino Unido como em outros países, como o Brasil.
[editar]Kingsize: O fim
Em maio de 2001 terminaram o terceiro álbum Kingsize. Seu prelúdio foi o single "Let's Dance", o qual também chegou a número 1. Mas a banda já dava sinais de término com Sean ficando muito doente, incapaz de participar da gravação do vídeoclipe e fazer shows promocionais. E com o casamento e nascimento do filho de Scott, que deixou o integrante com a agenda mais complicada.
Finalmente, em outubro do mesmo ano, o grupo comunicou seu fim: "Durante os últimos três anos e nesse tempo evoluímos de forma intensa, tanto como banda, como pessoas. O nosso êxito superou também os compromissos que o grupo devia adquirir. Esta pressão foi bastante dura para nós em alguns momentos. Cremos que chegamos a um ponto que é impossível ser fiel a estes compromissos, tanto com nossos fãs como com nós mesmos. Quando nos encontramos nesta situação o melhor é dizer adeus. Nós gostaríamos de enviar um enorme obrigado a todos nossos fãs, sem eles não teríamos alcançado o incrível êxito dos últimos três anos... Nós te amamos!".
Mesmo com o fim da banda, a gravadora lançou dois singles "Closer to Me" e "Rock the Party". E ainda em 2001 um novo CD com os melhores hits da banda (Five Greatest Hits).
[editar]O Retorno: Os cinco viram quatro
Em 27 de setembro de 2006, quatro dos 5 membros (menos Sean Conlon) anunciaram seu retorno no Bar Academy Islington em Londres, Inglaterra. Prometeram algumas reformas e mudanças musicais.
[editar]Nova separação
Sete meses depois de anunciarem seu retorno, os quatro garotos do Five resolveram anunciar o fim definitivo da banda. Em seu site oficial os integrantes pedem desculpas aos fãs e explicam que se dedicaram muito nas gravações e no preparativo de seu novo single como a nova turnê mundial, mas se separaram pelo fato de se queixarem de como o mundo musical no mundo está atualmente e previram um desastre de vendas.
[editar]No Brasil
A banda visitou o Brasil três vezes: a primeira foi em 1999, quando foram ao Rio de Janeiro para um showcase (show promocional) e gravaram o Domingão do Faustão (Rede Globo). Depois, em São Paulo, participaram do Programa Livre (SBT) e do Disk MTV e fizeram mais um showcase na casa de shows Olympia (na Lapa). Na segunda vez, retornaram sem o Ritchie (que estava com catapora) para um show em São Paulo, no Via Funchal e gravaram algumas entrevistas para programas como Caldeirão do Huck (Rede Globo). E na última vez, no começo de 2001, participaram do Rock in Rio e foram até o programa Caldeirão do Huck.
[editar]Discografia
[editar]Álbuns de estúdio
[editar]Coletâneas
[editar]Singles
- (1997) "Slam Dunk (Da Funk)"
- (1998) "When the Lights Go Out"
- (1998) "Got the Feelin"
- (1998) "Until the Time is Through"
- (1999) "Everybody Get Up"
- (1999) "It's the Things You Do"
- (1999) "If Ya Gettin' Down"
- (1999) "Keep on Movin"
- (1999) "How Do Ya Feel"
- (2000) "Don't Wanna Let You Go"
- (2000) "We Will Rock You"
- (2001) "Let's Dance"
- (2001) "Closer to Me"
- (2001) "Rock the Party"
- (2007) "Are You Coming"
- (2008) "70 Days"
- (2008) "Settle Down"
[editar]B-Sides & outras faixas
- "Coming Back For More" (Got The Feelin' B-Side)
- "You And I" (5ive Bonus Disc)
- "Can You Jam" (5ive Bonus Disc)
- "When I Remember When" (If Ya Gettin' Down B-Side/Greatest Hits)
- "Reminiscing" (Keep On Movin' B-Side) (R. Stannard, J. Gallagher, R. Norris, J. Brown, R. Breen, S. Conlon)
- "Inspector Gadget" (Keep On Movin' B-Side/Invincible Hidden Track/Greatest Hits)
- "Sometimes" (Let's Dance B-Side)
- "The Heat" (Closer To Me B-Side/Kingsize [Enhanced])
- "12345" (Closer To Me B-Side)
[editar]Vídeo Clipes
- When the Lights Go Out (UK Version) (1998)
- When the Lights Go Out (US Version) (1998)
- Got the Feelin' (1998)
- Everybody Get Up (1998)
- Until the Time Is Through (1998)
- It's the Things You Do (1998)
- Slam Dunk (Da Funk) (1999)
- If Ya Gettin' Down (1999)
- Keep On Movin' (1999)
- Don't Wanna Let You Go (2000)
- We Will Rock You (part. Queen) (2000)
- Let's Dance (2001)
- Closer To Me (2001)
- Rock the Party (2001)
[editar]Vídeos
- Inside: The Official Home Video (1999) (Lançado em VHS)
- Live (2000) (Lançado em DVD)
- Greatest Hits (2001) (Lançado em VHS e DVD)
[editar]Prêmios
Brit Awards
- Best Pop Act - 2000
- The MTV Select Award - 1998
Silver Clef Awards
- Best Newcomer - 2000
Smash Hits Poll Winners Party
- Best New Act - 1997
- Best Haircut (Scott) - 1997, 1998, 1999
- Best British Band - 1998, 1999, 2000
- Best Album - 1998
- Best Cover - 1998
TMF Awards (Holanda)
- Best Single - 2000
- Best Album - 2000
- Best International Group - 2000
TV Hits Awards
- Best New Band - 1999
- Best Single (We Will Rock You (Queen cover)) - 2000
Nenhum comentário:
DÊ SUA OPINIÃO, COMENTE ESSE POST.