Westlife

Nobel Peace Price Concert 2009 Westlife2.jpg


Westlife é um grupo pop irlandês formado em 3 de julho de 1998, seus integrantes eram originalmente Shane FilanMark FeehilyKian EganNicky Byrne e Brian McFadden, esse último deixou a banda em 2004. A banda é assessorada pelo magnata da música, Louis Walsh.
O grupo prova seu extremo êxito na Irlanda e no Reino Unido, bem como no resto da Europa, e também se popularizou na América do Sul, na ÁfricaAustrália e Ásia.
O grupo já tem 14 singles #1 no Reino Unido, conquistados no período de 1999 a 2006, o terceiro maior recorde na história do país, ficando atrás somente de Elvis PresleyThe Beatles, e empatado com Cliff Richard. O Westlife também é a única banda na história do Reino Unido que teve seus sete primeiros sucessos consecutivamente no topo das paradas. Cerca de 40 milhões de álbuns da banda já foram vendidos em mais de 40 países pelo mundo. Foi oficialmente anunciado pela Official Charts Company que eles são "O 2º artista mais vendido" (atrás de Robbie Williams) e "A banda mais vendida da década" (batendo emColdplay) no Reino Unido com 11 milhões de cópias vendidas.[1]
Em 1º de junho de 2008, Westlife marcou o seu 10º aniversário com um concerto em Croke Park, Dublin que viu mais de 83.000 fãs assistir à ocasião especial. A Music Week revelou no seu site que Westlife é oficialmente a terceira turnê mais assistida dentre os anos 2005–2008, enquanto eles foram o 7ª turnê mais assistida de 2008.[2] Também em 2008, eles foram declarados como as 9ª celebridades mais ricas de Irlanda com menos de 30 anos e 13ª em geral com 36 milhões de euros como um grupo. Em 2009, eles caíram como os 16º irlandeses mais ricos com aproximadamente 8 milhões de euros cada um.

Biografia

[editar]O início

Tudo começou numa cidadezinha no Noroeste da Irlanda chamada Sligo. Shane FilanKian Egan e Mark Feehily estavam participando de uma montagem teatral de Grease – Nos Tempos da Brilhantina num teatro local. Depois da última apresentação da peça, houve uma festa e todos os atores que interpretavam os T-Birds começaram a cantar juntos. Foi então que uma garota percebeu que eles tinham boas vozes e cantavam muito bem juntos.
Eles resolveram seguir o conselho dela e formaram uma banda: Six As One. Nessa época, a banda era composta por: Shane FilanKian EganMark Feehily, Michael, Derrick e Graham. A primeira apresentação do Six As One foi no Southern Hotel em Sligo e logo após esse show, eles voltaram a atuar em Grease, mas dessa vez, os intervalos da peça eram marcados por pequenas apresentações da banda.
A popularidade da banda era cada vez maior em Sligo, mas eles achavam que precisavam de um nome que ficasse na memória das pessoas, foi então que a banda passou a se chamar IOU. Resolveram também escrever suas próprias canções, pois antes só cantavam covers. A primeira música composta por eles foi Together Girl Forever. Muitos empresários foram atraídos para Sligo, mas nenhuma das propostas agradou os rapazes que resolveram lançar um CD Single de Together Girl Forever por uma gravadora independente. O single teve boas vendas em Sligo.
A mãe do Shane mandou várias cópias desse single para Louis Walsh (empresário do Boyzone), esperando convencê-lo a falar com a banda. E Por fim, conseguiu. Shane e o restante do grupo ficaram muito surpresos, pois não sabiam das tentativas da mãe de Shane.
Louis gostou do que viu, mas precisava fazer um teste. Então, o IOU foi escolhido para fazer o show de abertura do grande concerto dosBackstreet Boys em Dublin. A apresentação duraria 15 minutos e eles teriam que cantar 3 músicas. As escolhidas foram: Together Girl ForeverEverlasting Love e Pinball Wizard do The Who. O visual também precisava de cuidados, por isso foram a uma loja chamada EJ’s Menswear, onde compraram calças e blusas para o show. A apresentação foi um sucesso e em fevereiro de 1998, Louis decidiu contratá-los. Mas agora vinham as más notícias: o grupo teria apenas 5 integrantes, portanto alguém teria que deixar o grupo. Derrick foi o escolhido por ser o mais velho de todos.
Com os rapazes escolhidos, o trabalho de promoção começou. Eles gravam uma fita demo que foi distribuída à várias gravadoras. Foi então que o Ronan surgiu, para ajudar a desenvolver o grupo. A química entre eles foi tanta que Louis pediu que Ronan fosse co-empresário da banda. O primeiro encontro com uma gravadora também estava agendado, mas acabou não dando certo, pois só havia interesse em contratar Kian e Mark, que negaram o convite por acreditar no talento do grupo. Louis então notou que a banda não teria sucesso se mantivesse todos os integrantes. Graham foi o escolhido para deixar o grupo.

[editar]A formação

Com apenas quatro integrantes, a busca pelo quinto membro começava. Trezentos jovens se candidataram à vaga, entre eles, dois amigos que estavam ali apenas por curtição: Nicky Byrne e Bryan McFadden. Nicky vestia um terno preto e cantou Father and Son do Boyzone. Bryan tinha uma aparência quase rude vestindo calças jeans e cantou Get Down dos Backstreet Boys.
Foram seis finalistas e depois apenas dois: Nicky e Bryan. Ninguém conseguia se decidir entre os dois e os dois acabaram sendo escolhidos. Após uma pequena temporada em Sligo, eles já estavam super enturmados. Aí veio mais uma decepção: mais alguém teria que deixar a banda, pois ela só teria 5 integrantes. Foi a vez de Michael deixar o grupo.
Com o grupo formado, em 3 de julho de 1998, eles foram convidados para participar da turnê da rádio 2FM. Contrataram um tour manager, Tim Byrne, que continua com a banda até hoje e finalmente assinaram um contrato com a RCA.
Louis quis mudar o nome da banda e após algumas discussões, Westside foi o nome escolhido. A seguir eles se juntaram à turnê inglesa do Boyzone, onde cantavam quatro músicas: Swear It AgainIf I Let You GoEverybody Knows e Flying Without Wings. O sucesso foi imenso e eles começaram a sair em revistas, aparecer constantemente em programas de televisão e rádio. Mas surgiram também as primeiras brigas internas, até que o Kian percebeu que se eles não parassem com as briguinhas, uma carreira brilhante poderia ser arruinada antes mesmo de começar. Desse momento em diante, as brigas acabaram e eles ficaram ainda mais confiantes.
Após participarem da turnê Smash Hits Roadshow da revista inglesa Smash Hits, eles ganharam seu primeiro prêmio, Artista Revelação, votado pelos leitores dessa revista.
O grande teste foi quando eles tiveram que fazer um mostruário para jornalistas e empresários de outras gravadoras, para que o grupo fosse oficialmente apresentado à mídia. Foi necessário muito ensaio, mas o show foi perfeito. Porém, já havia um banda americana chamada Westside e infelizmente, eles tiveram que trocar de nome novamente. Depois de tanto mudar o nome da banda, eles chegam a um acordo, o nome da banda seria Westlife.

[editar]A primeira aparição e World of Our Own (1998-2001)

A primeira grande aparição do Westlife se deu em 1998, quando os garotos abriram um show dos Backstreet Boys em Dublin. Posteriormente no mesmo ano, eles ganharam o prêmio "Best New Your Act" na Smash Hits Poll Winners Party.
Em março de 1999, o primeiro single da banda, Swear It Again, foi lançado, indo direto para o topo das paradas na Irlanda e no Reino Unido. O sucesso da banda foi confirmado quando o segundo single, If I Let You Go, emplacou nas paradas em agosto de 1999, ficando também em primeiro lugar, seguido por Flying Without Wings em novembro, que repetiu o feito. O Westlife foi a primeira banda a alcançar o primeiro lugar do novo milênio através do single I Have a Dream / Seasons in the Sun. O primeiro álbum, intitulado Westlife, foi lançado em novembro de 1999 e foi um enorme sucesso, alcançando o segundo lugar nas paradas de vendas. O álbum incluía os quatro singles número um e também o próximo hit, Fool Again, que também chegou ao topo em abril de 2000.
O álbum seguinte foi rapidamente gravado e lançado em novembro de 2000. Coast to Coast foi um grande estouro no Reino Unido, tornando-se o 4º álbum mais bem vendido do ano. Canções românticas e algumas baladas mais dance deram o toque de diversidade, além de alguns covers, como Uptown Girl e My Girl.
O álbum foi precedido por um dueto com Mariah Carey do clássico de Phil CollinsAgainst All Odds (Take a Look at Me Now). Para o lançamento do álbum, a balada My Love foi selecionada para ser o primeiro single. Ambas as músicas chegaram ao primeiro lugar nas paradas britânicas. Com isso, Westlife quebrou um recorde inesperado, tendo seu sete primeiros singles no topo das paradas.
Em 2001, os garotos lançaram sua primeira turnê mundial "Dreams Come True Tour", apelidada em caráter não-oficial de "The No Stools Tour" (A Turnê Sem Banquinhos), por conta da reputação da banda em se apresentar sentada em banquinhos. Em novembro do mesmo ano, lançaram o terceiro álbum, World of Our Own, incluindo os hits número um Uptown Girl (somente incluída da versão européia do álbum, tendo sido lançada no Brasil em uma edição especial do álbum Coast to Coast), Queen of My Heart e World of Our Own.

[editar]Unbreakable e a saída de Brian McFadden (2002-2004)

O grupo lançou o seu décimo primeiro single #1 no Reino Unido, "Unbreakble", em 2002. Entre rumores de uma separação, Westlife lançou sua primeira coletânea de sucessos em novembro no mesmo ano intitulado Unbreakable - The Greatest Hits Vol. 1, que alcançou o #1 no Reino Unido. O lançamento foi seguido pelo single duplo lado A, "Tonight/Miss You Nights", que estrearam em #3 no Reino Unido. A "Because Films Inspire..." fez um documentário para a televisão intitulado como "Wild Westlife" dirigido por Iain MacDonald e estrelado pelo próprio grupo. Ele revela como foi a sua vida musical em uma base diária e quando em turnê. Em 2003, Westlife continuou à sua terceira turnê mundial, The Greatest Hits Tour, acabando com os rumores de uma separação.
Em 24 de novembro de 2003, um quarto álbum de inéditas foi lançado, Turnaround, o quarto #1 consecutivo em 4 anos. Este álbum trazia os singles Hey WhateverObvious e o 12º single #1, Mandy, cover do antigo sucesso de Barry Manilow. Em 2003, Westlife ganhou o prêmio "Record of the Year" pela terceira vez em cinco anos.
Hey Whatever foi lançada alcançando boas posições nas paradas inglesas. Logo após foi lançado Mandy, que também se tornou uma música de sucesso. Obvious foi lançada logo depois, e foi o último single do disco a ser lançado.
No mesmo ano, a banda foi a Nashville para participar de um documentário de TV e regravar uma música originalmente cantada pela lenda da música country Kenny RogersDaytime Friends, o que levou a banda a ser bem elogiada.
Em 9 de março de 2004Bryan McFadden deixou a banda para dedicar o seu tempo à família: sua esposa Kerry Katona, antiga componente da banda Atomic Kitten, e suas duas filhas, Molly (nascida em 2001) e Lilly Sue (nascida em 2003).
Posteriormente, Bryan e Kerry romperam seu casamento e Bryan iniciou sua carreira solo como Brian McFadden, seu nome original (de registro). Seu primeiro singleReal To Me, estreou em #1 nas paradas. Bryan revelou, tempos depois, que a gravação de "covers" foi fator decisivo para que ele deixasse o grupo.
Mesmo assim, o quarteto prosseguiu com a carreira.

[editar]De quinteto a quarteto e 10 anos de carreira (2004-2008)

Se a perda de um membro significa o início do fim para as bandas de música pop, esse não foi o caso atravessado pelo Westlife. Menos de um mês após a saída de McFadden, os garotos deram início à sua quarta turnê.
Depois lançaram "Allow Us to Be Frank" no mesmo ano, um álbum de covers de sucessos da Rat Pack, tendo sido Ain't That A Kick In The Head, o primeiro single e Smile, o segundo.
Em 2005, após uma pausa de quatro meses, o Westlife retornou com You Raise Me Up, um cover do Secret Garden, o primeiro single deFace to Face, sétimo álbum da banda. Em 6 de novembro de 2005, tanto o álbum quanto o single You Raise Me Up chegaram no #1 nas paradas britânicas - foi a primeira vez que a banda teve álbum e single alcançando a mesma posição na mesma semana. Tendo sobrevivido às ida e vindas das boy bands, os membros do Westlife continuaram se divertindo às custas das especulações em torno de um suposto fim da banda, afirmando que querem chegar ao recorde de 20 singles #1 no Reino Unido.
O Westlife assinou um novo acordo com a Sony BMG para a gravação de mais cinco álbuns. O oitavo álbum de estúdio, "The Love Album", foi lançado dia 20 de novembro de 2006, mas nas Filipinas o álbum foi lançado uma semana antes, dia 13 de novembro de 2006.
O álbum trouxe somente covers de antigos sucessos românticos, como Total Eclipse of the Heart de Bonnie Tyler, produzida por Jim Steinman, um dueto com Delta Goodrem em All Out of Love, sucesso originalmente cantado e gravado pela banda Air Supply em 1980 e também Nothing's Gonna Change My Love For You que obtiveram sucesso no álbum.
O tema principal do álbum é o "amor". A primeira música a ser lançada foi The Rose (uma versão para o clássico de Bette Midler) que estreou em 1º lugar no Reino Unido e Irlanda. O álbum vendeu 1 milhão de cópias só no Reino Unido, tendo 10 discos de platina na Irlanda e 4 discos de platina no Reino Unido e também é o 14º single #1 britânico (e a 15ª música #1, considerando que I Have a Dream / Seasons in the Sun foi um single Lado A duplo). Isso fez com que o Westlife tivesse o terceiro maior feito (ao lado de Cliff Richard) na história das paradas britânicas, obtendo o maior número de singles #1, ainda atrás de Elvis Presley (que tem 21 singles #1, 18 deles são canções diferentes) e The Beatles (17 singles #1). A versão Deluxe de "The Love Album" foi lançada com um CD bônus no Japão.
Westlife no Face to Face Tour (2006)
O grupo deu início à sua primeira turnê asiática em 4 de setembro de 2006 pela Filipinas,Coréia do SulCingapuraHong KongTaiwan e Indonésia. A turnê australiana teve de ser adiada devido ao atraso das gravações do novo álbum.
"Back Home" foi lançado no dia 5 de novembro de 2007, o nono álbum estreou em 1º no Reino Unido vendendo 132 mil exemplares em sua primeira semana de lançamento, e se manteve no topo por oito semanas consecutivas, e foi também o 5º cd mais vendido no Reino Unido.
O primeiro single do álbum foi Home, lançado dia 29 de outubro de 2007, o segundo foi Us Against the World e o terceiro foi Something Right, ambos lançados em 2008.
No dia 24 de Novembro de 2008, o Westlife lançou o DVD "10 Years of Westlife - Live at Croke Park Stadium" comemorando o 10° aniversário da banda. O show foi gravado em Dublin em 1° de Junho de 2008.

[editar]Where We Are (2008-2010)

Louis Walsh revelou que após o hiato de um ano com os seus amigos e família que o Westlife voltaria para acertar as cartas mais uma vez, em junho, em seu décimo álbum de estúdio. Walsh disse também que, enquanto ele se encontrou com Simon Cowell, eles trabalharam conjuntamente para o retorno do Westlife.
"Where We Are", foi lançado em 30 de novembro de 2009 no Reino Unido e alcançou a posição #2 em ambos na Irlanda e no Reino Unido e assim ficou atrás da cantora das Girls AloudCheryl Cole (com o álbum de estréia 3 Words) e depois de Susan Boyle (com o primeiro álbumI Dreamed a Dream).
O novo single What About Now, foi lançado algumas semanas antes, em 23 de Outubro de 2009, com downloads digitais que já estavam disponíveis no dia anterior. A versão original da canção do Daughtry ganhou exposição nas audições do programa "The X-Factor" (programa semelhante ao Ídolos) antes do lançamento da versão do Westlife.
Westlife no Nobel da Paz
Em 11 de dezembro de 2009, o Westlife participou do Nobel da Paz em OsloNoruega e conheceram pessoalmente o presidente americano Barack Obama.[3]
O grupo esteve definido para colaborar pela segunda vez, com Mariah Carey para gravar "Call Me Now" e iria ser o próximo single de Mariah, exclusivo para o Reino Unido. Todavia o projeto encontra-se adiado.
O Westlife participou com outros artistas do single para caridade para o Haiti chamado Everybody Hurts, uma cover do REM organizado por Simon Cowell.
Foi oficialmente anunciado que eles são o "2° artista mais vendido" (2nd biggest selling artist) e "A maior venda de uma banda da década" (Biggest selling band of the decade) no Reino Unido com 10,14 milhões de álbuns vendidos.
Depois do single What About Now, o grupo e o empresário haviam decidido que não iriam lançar um segundo single de "Where We Are".
O DVD The Where We Are Tour foi lançado em 29 de novembro de 2010 e foi o primeiro vídeo do grupo lançado em formato Blu-Ray.[4]

[editar]Gravity e o segundo Greatest Hits (2010-2011)

O grupo disse que iriam lançar um novo álbum em 15 de novembro de 2010 e que o álbum iria ter faixas "suculentas" e "sensuais" [5]Mark FeehilyNicky Byrne e Kian Egan mencionaram no Twitter que a gravação iria terminar em agosto de 2010 e iriam gravar um videoclipe em setembro.
O décimo primeiro álbum foi gravado e processado com o compositor e produtor vencedor do Grammy John Shanks em Londres e Los Angeles. Foi inteiramente produzido por Shanks. No dia 19 de setembro de 2010, um trecho do primeiro single Safe foi ouvido no programa The X Factor; o grupo depois fez a performance da canção no mesmo programa no dia 14 de novembro de 2010.
O single foi lançado no dia 14 de novembro de 2010. Ele estreou no UK Singles Chart no dia 21 de novembro de 2010 em #10, dando o grupo o seu 25º Top 10 Singles no Reino Unido. Contudo, é também a posição mais baixa até agora no país. O novo álbum chamado "Gravity", cujo nome foi sugestão de um fã, foi lançado em 22 de novembro de 2010.
A Gravity Tour começou em 7 de março de 2011 e terminou em 9 de outubro de 2011. A turnê passou por países como Emirados Árabes,OmãÁfrica do SulChina e Vietnã.
Em 14 de março de 2011, o grupo confirmou que deixou a gravadora de Simon Cowell, Syco Music, depois de 13 anos. O Westlife citou queBeautiful Tonight não foi lançada por decisão da gravadora[6]. Depois de voltarem para a gravadora RCA tendo um contrato de 1 ano, eles anunciaram que vão lançar uma segunda coletânea com data prevista para 21 de novembro de 2011. O segundo Greatest Hits foi produzido por John Shanks e vai ser incluída quatro faixas inéditas.

[editar]As funções no grupo e influências

Shane FilanMark Feehily e Brian McFadden na maioria das vezes que dividiram os vocais principais, atualmente são Shane e Mark. Tocam instrumentos, Kian Egan e Brian McFadden tocavam violão e piano, atualmente Kian toca também bateria e guitarra.
Todos são compositores, entretanto a maioria de seus sucessos foram compostos por outros autores. As influências musicais do grupo incluem BoyzoneTake That e Backstreet Boys, bem como o grupo Boyz II Men e o cantor Michael Jackson.

[editar]Parcerias

O Westlife fez parcerias no cenário musical com grandes nomes da indústria fonográfica, tais como Mariah CareyLulu, Joanne Hindley,Diana RossDonna SummerDelta Goodrem, e The Vards. "I Have A Dream", com a estrela infantil indonésia Sherina e "My Love" com Amr Diab. Estas canções também foram gravadas e incluídas em vários álbuns. Em 2002, Westlife re-registrou a sua canção de sucesso "Flying Without Wings" com Cristian Castro e a cantora BoA, sensação da música asiática, como dois duetos separados.
Westlife fez duetos ao vivo com alguns dos maiores nomes na indústria de música inclusive Sinéad O'ConnorDonny Osmond, Mariah Carey, Secret GardenLionel RichieRonan KeatingDolores O'Riordan dos The CranberriesRoy Orbison, Delta Goodrem, Raymond Quinn, Leehom Wang, Mary Black, Kevin Spacey, Do, JLS e Boyzone.
Claudia Schiffer participou do videoclipe de Uptown Girl e o ator Vinnie Jones esteve presente no videoclipe de Bop Bop Baby.

[editar]Outros acontecimentos

[editar]Westlife nos Estados Unidos

O grupo jamais alcançou o estrelato no mercado dos Estados Unidos. O primeiro single e videoclipe da banda, Swear It Again, foi lançado em 2000 nos EUA e foi um hit nas rádios e na MTV, alcançando a posição #20 no Billboard Hot 100 e tendo uma breve aparição no programa Total Request Live da MTV americana. O primeiro álbum lançado nesse território também saiu em 2000, não obtendo êxito. Em 2002, uma tentativa de promover e lançar uma versão norte-americana de World of Our Own foi foi descartada pelo declínio das boy bandsnos Estados Unidos naquele ano. O mais conhecido sucesso do Westlife no país é Flying Without Wings, levando em consideração o #10 nas paradas e sendo posteriormente um sucesso na voz de Ruben Studdard, ganhador da segunda edição do reality show American Idol.

[editar]Westlife no Brasil

Westlife esteve no Brasil por três vezes (duas vezes em 2000 e uma vez em 2001). Nas duas primeiras vezes, eles vieram, em fevereiro de 2000 e em agosto de 2000. Ambos para promover o álbum de estreia Westlife. Em Fevereiro de 2000 foram a vários programas de TV no eixo Rio-São Paulo e foram ao Festival de Verão de Salvador. No mês de Agosto de 2000 também fizeram alguns programas de TV e fizeram um show-case promovido pela Rádio Jovem Pan FM. Em agosto/setembro de 2001 vieram para promover o 2º álbum da carreira, Coast to Coast e fizeram alguns programas de TV e também fizeram um show-case na danceteria Cabral no dia 31 de agosto de 2001. Prometeram voltar. Mas até hoje não cumpriram a promessa.

[editar]Prêmios

A banda ganhou o prêmio "The Record of the Year" (Gravação do ano) da ITV quatro vezes, com Flying Without Wings em 1999, My Love em 2000, Mandy em 2003 e You Raise Me Up em 2005. Eles também ganharam dois Brit Awards.

[editar]Críticas

O grupo é constantemente criticado por conta de não aproveitar os vocais de Kian e Nicky em álbuns de estúdio, diferentemente do que acontece em shows. Além disso, constesta-se o fato de gravação de muitos "covers" e o ritmo mais "parado" de seus álbuns depois de 2003.

[editar]Vida pessoal

Todos os atuais membros do Westlife tiveram sucesso ao conciliar carreira e vida pessoal. Nicky Byrne casou em julho de 2003 com Georgina Ahern, filha do primeiro-ministro irlandês, Bertie AhernShane Filan casou com Gillian Walsh, prima de Kian Egan, no dia 28 de dezembro de 2003, e se tornou pai de três filhos. Kian Egan se casou em 8 de maio de 2009 com a cantora e atriz Jodi Albert nosBarbadosMark Feehily namora o cantor Kevin McDaid desde janeiro de 2005 e em janeiro de 2010 ficou noivo.

[editar]Discografia

[editar]Álbuns de estúdio

[editar]Coletâneas

[editar]Álbuns cover

[editar]Singles número um no Reino Unido

Número do #1Data de lançamentoTítuloÁlbumSemanas em #1
112 de abril de 1999"Swear It Again"Westlife2
29 de agosto de 1999"If I Let You Go"Westlife1
318 de outubro de 1999"Flying Without Wings"Westlife1
46 de dezembro de 1999"I Have a Dream / Seasons In The Sun"Westlife4
517 de março de 2000"Fool Again"Westlife1
618 de setembro de 2000"Against All Odds" (com Mariah Carey)Coast to Coast2
731 de outubro de 2000"My Love"Coast to Coast1
814 de fevereiro de 2001"Uptown Girl"Coast to Coast1
95 de novembro de 2001"Queen of My Heart"World of Our Own1
1018 de fevereiro de 2002"World of Our Own"World of Our Own1
1118 de outubro de 2002"Unbreakable"Unbreakable: The Greatest Hits Vol. 11
1210 de novembro de 2003"Mandy"Turnaround1
1314 de outubro de 2005"You Raise Me Up"Face to Face2
146 de novembro de 2006"The Rose"The Love Album1
Westlife Westlife Reviewed by MultiMidia Info on 19:50:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

DÊ SUA OPINIÃO, COMENTE ESSE POST.

Comente com o Facebook:

Continue Conectado com essas matérias similares 👇

Tecnologia do Blogger.