Enrique Iglesias

Robin Wong Enrique 013.JPG


Enrique Iglesias (nascido Enrique Miguel Iglesias Preysler,[1] Madri8 de maio de 1975) é um cantor espanhol vencedor de 2 Grammys, filho de Julio Iglesias e da filipina Isabel Preysler. O cantor hoje vive em MiamiEstados Unidos da América.
A carreira de Iglesias começou na Fonovisa Records, que o tornou um dos mais populares artistas da América Latina e no mercado latino dos Estados Unidos, vendendo mais álbuns latinos do que qualquer outro artista do período.
Ele conseguiu 2 #1 na Billboard Hot 100 e conseguiu o recorde de produzir 22 #1 hits espanhóis na "Billboard Hot Latin Tracks". Já vendeu cerca de 55 milhões de Albuns e 40 Milhões de Singles, fazendo-o um dos artistas espanhóis que mais venderam de todos os tempos. Tem uma fortuna estimada em US$ 500 milhões de acordo com o site msn. Enrique também é o cantor com mais canções em #1 na Billboard's Dance Charts, com oito músicas no topo da Parada.

Carreira

[editar]1995-1996: Enrique Iglesias

Em 1995, lançou o seu 1º álbum auto-intitulado "Enrique Iglesias", uma colecção de baladas de rock, incluindo mega-hits como "Sí Tú Te Vas", "Experiência Religiosa" e outros. O álbum vendeu cerca de 3 milhões de cópias na primeira semana.
singles foram lançados nesse álbum, "Por Amarte", "No Llores Por Mí" e "Trapecista" chegaram ao topo das paradas latinas. O álbum rendeu a Iglesias um Grammy para "Melhor Performance Pop Latina".

[editar]1997-1998: Vivir e Cosas Del Amor

O estrelato de Iglesias continuou com o lançamento do álbum Vivir que o colocou no topo com outros superstars da música inglesa nas vendas do ano. O álbum também incluiu um versão cover da música do Yazoo, "Only For You", traduzido para o espanhol "Solo en Tí".
Em 1997, iniciou a sua primeira digressão mundial, incluindo 78 concertos em 13 países, sendo vistos por mais de 720 mil pessoas. O evento foi bem recebido pela crítica e foi considerado o maior jamais realizado por um músico latino.
Três singles foram lançado do Vivir, "Enamorado por Primeira Vez", "Solo en Tí" e "Miente" que chegaram ao topo das paradas latinas.
Em 1998, Iglesias lançou o seu 3º álbum Cosas del Amor. Tendo uma direção musical mais madura, o álbum contém populares singles como, "Esperanza" e "Nunca Te Olvidaré", os dois chegaram ao topo dos charts latinos e ajudou o seu status no cenário da música latina.
Iglesias fez um pequeno tour para acompanhar o lançamento do álbum, com um show televisionado de AcapulcoMéxico. Isso foi pressedido de um tour mundial com 8 shows. "The Cosas del AmorTour" foi o primeiro concerto da história patrocinado pelo McDonald's.
No mesmo ano ganhou o American Music Award na categoria "Melhor Artista Latino" em que Ricky Martin e Los Tigres del Norte também foram indicados. A música "Nunca te Olvidaré" também foi usada numa novela espanhola do mesmo nome. Nos últimos episódios ele fez uma aparição cantando a música ele mesmo.

[editar]1999-2000: Enrique

Em 1999, Iglesias já tinha um enorme sucesso no mercado da música inglesa. Nesse mesmo ano, ele fez uma contribuição para o filmeWild Wild West de Will Smith. "Bailamos" se tornou um hit nº 1.
Depois do sucesso de "Bailamos", várias gravadoras queriam contratar Enrique. Após semanas de negociações com a Interscope, Iglesias finalmente gravou seu primeiro álbum todo em inglês, Enrique. O álbum pop, com algumas influências latinas, demorou 2 meses para ser finalizado e contém um dueto com Whitney Houston chamado "Could I Have This Kiss Forever" e um cover dá música de Bruce Springsteen, "Sad Eyes". O terceiro single do álbum, "Be With You", se tornou seu segundo nº1.
O último single do álbum foi a música "You're My #1" regravado e lançado em territórios selecionados. Com essa música fez duetos com alguns cantores locais, como - Alsou na Rússia, Sandy & Júnior no Brasil e Valen Hsu na Ásia.

[editar]2001-2003: Escape

Iglesias voltou em 2001 com o álbum Escape. Dessa vez procurava vender cada vez mais. O primeiro single do álbum, "Hero", se tornou um hit nº1 no Reino Unido e em alguns outros países. O álbum inteiro foi co-escrito por ele mesmo.
Escape foi seu maior sucesso comercial até hoje. Os singles "Escape" e "Don't Turn Off" tocavam em todo o lugar.
Uma segunda edição do álbum foi lançado internacionalmente e continha uma nova versão de uma das músicas favoritas de Enrique, "Maybe", que ganhou um dueto com Lionel Richie chamado "To Love a Woman".
Iglesias mostrou o sucesso do álbum com sua "One-Night Stand World Tour' consistindo de 50 shows com os ingressos esgotados em 16 países. Incluindo Radio City Music Hall, em Nova York e três consecutivas noites no Royal Albert Hall, em Londres. A tour terminou com um enorme show no Estádio Nacional Lia Manoliu em BucaresteRomênia. O concerto lançou a MTV Romêna, com o vídeo "Love to See You Cry" sendo o primeiro a ser mostrado no canal.
A segunda parte da tour, "Don't Turn Off The Lights", foi completada no verão de 2002, com duas noites com ingressos esgotados no "Madison Square Garden", em Nova York e outras duas no Auditório Nacional do México. A tour terminou com um show no Coliseu Roberto Clemente em San JuanPorto Rico.

[editar]2002-2003: Quizás

Retornando para sua língua nativa, em 2002, Iglesias escolheu lançar seu 4º álbum espanhol chamado Quizás. Uma produção musical mais matura do que seus álbuns espanhóis precedentes, contendo canções mais introspectivas, a música com o título do álbum é uma canção sobre o relacionamento "esticado" Iglesias tem com seu famoso pai.
O álbum estreou em #12 na Billboard 200, a maior colocação para um álbum espanhol da época. Quizás" vendeu 1 milhão de cópias em uma semana, se tornando o álbum que vendeu mais rapidamente na Espanha em 5 anos. Os três singles lançados do álbum ficaram no topo das paradas latinas, dando a Iglesias um total de 16 singles em 1º no chart. Por isso ele conseguiu o recorde de ter mais singles nº 1 na Billboard Latina. O úlitimo single do Quizás, "Para Que la Vida", conseguiu ser tocada 1 milhão de vezes nos Estados Unidos, a única música espanhola que alcançou o feito.
O vídeo da música "Quizás" foi o primeiro videoclipe espanhol a ser adicionado para a seleção do popular programa da MTV, Total Request Live. Iglesias apresentou a música no programa The Tonight Show com Jay Leno, se tornando o primeiro a cantar uma música em espanhol no show, assim abrindo portas para outros artistas como Ricky MartinJuanes e Jorge Drexler para apresentarem seus materiais espanhóis. Iglesias incluiu músicas do Quizás em sua "Don't Turn Off the Lights Tour", e o álbum rendeu-lhe um Grammy Latino de Melhor Álbum Vocal Pop".

[editar]2003-2006: 7 e hiato

Em 2003, Iglesias lançou seu 7º álbum, que se chamou 7, o segundo a ser co-escrito por ele mesmo. O álbum era mais inspirado nadécada de 1980, estrelando a música "Roamer", que foi escrita com seu amigo e por longo tempo guitarrista, Tony Bruno. O CD continha a música "Be Yourself", uma música sobre independência (o refrão fala sobre como os pais de Enrique não acreditavam que ele seria bem sucedido na sua carreira de cantor). O primeiro single foi a música "Addicted", que foi seguida de um remix da música "Not in Love", com uma participação da cantora Kelis.
Com esse álbum, Iglesias conseguiu a maior tour mundial de sua carreira. A super divulgada tour começou com 12 shows nos Estados Unidos e continuou em diversos países, a maioria em que ele nunca havia visitado, tocando para lotar as arenas e estádios na Austrália,ÍndiaEgito e Singapura antes de encerrar a tour na África do Sul.

[editar]2007-2008: Insomniac

Iglesias lançou sem novo álbum em 12 de Junho de 2007. O primeiro single foi "Dou You Know?(The Ping Pong Song)". Ele estreou no número 2 no Bubbling Under Hot 100 Singles Chart (O Bubbling Under 100 Singles Chart é geralmente visto como uma extensão daBillboard Hot 100) antes de debutar nos charts oficiais no número 33 (enventualmente tendo seu pico no número 21, seu maior hit no Hot 100 atualmente). A música também fez um pulo do número 49 ao 1º no Hot Latin Tracks. Algumas das gravações em destaque incluiam "Push", com a colaboração do rapper Lil' Wayne e também "Ring My Bells", uma música temperamental que Enrique escreveu em Los Angeles junto com dois de seus parceiros compositores favoritos, Kristian Lundin e Savan Kotecha. O álbum contém um cover da música "Tired of Being Sorry".
Enrique Iglesias lançou sua tour promocional em Los Angeles com uma sessão de autógrafos na Virgin Megastore.
Enrique recentemente fez um novo videoclipe para "Tired of Being Sorry" que foi lançado somente na Europa. Ele fez uma aparição no programa da MTV, TRL, dizendo que "Push" ou "Somebody's Me" seriam o próximo single para os EUA e que ele e seu agente iriam pôr uma enquete na Internet para escolhorem qual seria a escolha mais popular. Apesar das pessoas de fóruns e Blogs musicais, posts doYouTube terem escolhido "Push", o agente de Iglesias resolveu ignorar isto e escolheu "Somebody's Me" para ser lançado.
Em 4 de Julho, Enrique Iglesias se tornou o primeiro artista ocidental a fazer um concerto na Síria em três décadas, esgotando os ingressos.
O single "Tired of Being Sorry" foi lançado na Europa e está indo bem. Alcançou o Top 20 do Reino Unido e o #1 na Finlândia.
Enrique foi indicado 3 vezes para o "Premios Lo Nuestro Awards".
Iglesias anunciou num rádio show que "Push" será o próximo single nos EUA e será filmado em LA. A música será incluída no filme "Step Up 2 the Streets" que será lançado em 14 de Fevereiro de 2008.

[editar]2008-2009: Álbuns de compilação

Enrique lançou um álbum espanhol de seus maiores hits em 25 de Março de 2008, que irá incluir 17 músicas #1 e mais 2 músicas inéditas: O primeiro single, "Donde Estan Corazon", foi escrito pelo famoso argentino Coti. A outra música é chamada "Llro Por Ti".
Em 11 de novembro de 2008 foi lançado Greatest Hits com os singles em inglês e incluindo as inéditas "Away" e "Takin' Back My Love".

[editar]2010-: Euphoria

No início de 2010, Enrique foi um dos artistas colaboradores da nova versão de We Are the World.
Meses depois, ele anuncia seu primeiro álbum bilígue Euphoria, que contará com diversas parcerias, como AkonUsher e Nicole Scherzinger. Os singles "Cuando Me Enamoro" e "I Like It" foram lançados com sucesso."I Like It", que conta com o rapper cubano Pitbull, foi lançado em 3 de maio de 2010 nos EUA e se tornou um sucesso, alcançando o número 4 na Billboard Hot 100. Após semanas na parada, chegou ao 1°lugar na Billboard Hot / Dance Club Play, tornando-se o número 7 em uma canção sobre o gráfico e também tornando-o o cantor com mais número de acessos empatando com Prince e Michael Jackson. No final do ano de 2010 Enrique também lançou o single "Tonight (I'm F**kin' You) na parceria do rapper Ludacris & Dj Frank E na versão Dirty, e "Tonight ( I'm Loving You )" na versão clean. A versão remix de "Dirty Dancer" com a participação de Usher e também de Lil' Wayne foi lançada como sexto single, seguido de "Ayer", o único single sem colaboração nos vocais.

[editar]Composição, produção e atuação

Iglesias já colaborou com o compositor Gut Chambers para escrever "Un Nuovo Giorno", single do primeiro álbum pop de Andrea Bocelli. A música depois foi traduzida para o inglês chamando-se "First Day of My Life" e gravada pela Spice Girl Melanie C. A música se tornou um grande hit pela Europa e estreou em #1 em vários países. Enrique também escrevou o single "The Way" que foi cantada por Clay Aiken. 4 músicas foram co-escritas por Iglesias apareceram no atual álbum da banda inglesa The Hollies. Muitas vezes ele disse que enquanto ele não se aposentar ele quer escrever e produzir músicas para outros artistas.
Em 2000, Iglesias co-produziu um pequeno musical "off Broadway" (pequenos musicais apresentados em menores teatros do que os daBroadway na cidade de Nova York) chamado Four Guys Named Jose and Una Mujer Named Maria. No musical, quatro americanos de descendência latina possuem um comum interesse na música e decidem colocá-lo num show. O show continha muitas referências para várias músicas latinas clássicas e contemporâneas como as de Carmen MirandaSelenaRichie ValensSantanaRicky Martin e o próprio Iglesias.
Enrique também demonstrou um interesse em atuação, estrelando ao lado de Antonio BanderasSalma Hayek e Johnny Depp no filme de Robert Rodriguez - Once Upon a Time in Mexico (Era uma vez no México, em português) em que interpretou o personagem Lorenzo. Em2007 ele teve um papel na sitcom Two and a Half Men. Ele diz que actuaria outra vez se o dessem papéis pequenos que coubessem entre seus compromissos musicais.
Também interpretou Gael, um massagista argentino, na sitcom How I Met Your Mother. Ele participa dos dois primeiros capítulos da 3ª temporada da série.
Ele também fez parte de um império romano mal no ambicioso comercial de TV da Pepsi, que patrocinou seu último tour mundial. Atuou ao lado de Britney SpearsBeyoncé e Pink que jogam as mesas contra ele no comercial.

[editar]Discografia


Álbuns de estúdio

Compilações

[editar]Filmografia

AnoTítuloPersonagemNotas
2003Era Uma Vez No MéxicoLorenzo
Two And A Half MenFernandoPenultimo episódio da 4ª temporada
2008How I Met Your MotherGael2 episódios, 3ª temporada

[editar]Prêmios e realizações

1996
  • Prêmio Lo Nuestro: Best Interpretation (Melhor Interpretação) (Si Tú Te Vas)
  • Prêmio Lo Nuestro: Best Composer (Melhor Compositor) (Si Tú Te Vas)
  • Prêmio Lo Nuestro: Best New Artist(Artista Revelação)
  • Prêmios Eres: Best Song (Melhor Canção)
  • Prêmios Eres: Best Video (Melhor Vídeo)
  • Prêmios Eres: Best Launch (Melhor Lançamento)
  • Ace Award: Vocalist of the Year (Vocalista do Ano)
  • Prêmio TV Novelas: Best Male Vocalist (Melhor Vocalista Masculino)
  • Billboard Awards: Album of the Year - New Artist(Álbum do Ano - Revelação)
  • World Music Awards: Hispanic Artist of the Year (Artista Hispânico do Ano)
  • World Music Award: Revelación of the Year (Revelação do Ano)
1997
  • Grammy: Best Latin Performer (Melhor Artista Latino)
  • ASCAP Award: Si Tu Te Vas
  • ASCAP Award: No llores Por Mi
  • ASCAP Award: Por Amarte
  • ACE Award: Performer of the Year(Artista do Ano)
  • Radio Music Awards : Best Artist Contemporary Format(Melhor Formato de Artista Contemporâneo)
1998
  • Billboard Award: Best Latin Pop Artist (Melhor Artista Pop Latino)
1999
  • American Music Award: American Music Award: Favorite Latin Artist (Artista Latino Favorito)
2001
  • World Music Award: Best Selling Pop Male Artist (Artista Pop Masculino que mais vende)
  • World Music Award: Best Selling European Pop Artist (Artista Pop Europeu que mais vende)
  • World Music Award: Best Latin Artist (Melhor Artista Latino)
  • American Music Award: Favorite Latin Artist (Artista Latino Favorito)
2002
  • Prêmio Ondas: Most Successful Spanish Artist of the Last Decade (Artista Espanhol Mais bem sucedido da Última Década)
  • American Music Awards: Favorite Latin Artist (Artista Latino Favorito)
  • National Music Award: Favorite Album (Álbum Favorito) (Escape)
2003
  • Grammy Latino: Best Male Pop Album (Melhor Álbum Pop Masculino) (Quizás)
2004
  • MTV India Awards: Best Male Pop Act International (Melhor Ato Pop Masculino Internacional)
2005
  • Prêmio Lo Nuestro : Not in Love/No Es Amor Club Remixes
2007
  • TMF Award : Best International Video (Melhor Vídeo Internacional) (Do You Know)
Enrique Iglesias Enrique Iglesias Reviewed by MultiMidia Info on 21:51:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

DÊ SUA OPINIÃO, COMENTE ESSE POST.

Comente com o Facebook:

Continue Conectado com essas matérias similares 👇

Tecnologia do Blogger.