LCD pode substituir lentes de contato e óculos

Óculos com os dias contados: um estudante britânico quer levar a tecnologia das televisões para dentro do seu olho

Felipe Germano, da Superinteressante

Seus avós podem deixar de usar óculos. Pelo menos é o que promete o estudante britânico Devesh Mistry. Ele acredita que a resposta para a visão perfeita está em três letrinhas que já estampam as caixas de televisão mundo afora: LCD.

Mistry, que é doutorando na Universidade de Leeds, está desenvolvendo lentes de contato feitas de cristal líquido, que focam automaticamente e assim corrigem os problemas na visão. O projeto foi pensado para ajudar idosos que sofrem de presbiopia, também conhecida como "doença da vista cansada".

Quem possui o distúrbio na visão passa a ter dificuldade em enxergar, quando chega perto dos 45 anos, porque seu cristalino fica rígido, dificultando a regulagem do foco. É justamente nisso que as lentes de Mistry querem mexer. O produto de LCD seria flexível e regularia o foco de acordo com os músculos do olho. Na prática, ele conserta a visão.

O procedimento de implantação das lentes é imaginado como algo semelhante à uma cirurgia de catarata. Uma pequena anestesia local será feita no olho, seguida de uma incisão na córnea e um ultrassom que tem como objetivo quebrar o cristalino. Após essas etapas, a lente seria inserida, para que o paciente consiga enxergar.

Para desenvolver as lentes, o estudante está trabalhando em conjunto com a empresa UltraVision CLPL, também de alunos da Leeds e que já fabrica lentes de contato. A previsão é que Mistry produza um protótipo até 2018, quando ele termina seus estudos, e que o produto comece a ser utilizado em 2025.
LCD pode substituir lentes de contato e óculos LCD pode substituir lentes de contato e óculos Reviewed by MultiMidia Info on 13:06:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

DÊ SUA OPINIÃO, COMENTE ESSE POST.

Comente com o Facebook:

Continue Conectado com essas matérias similares 👇

Tecnologia do Blogger.