11 alimentos que podem substituir produtos de limpeza

Devemos prestar atenção no que a natureza nos dá – às vezes aquele limão na fruteira pode ser o que falta para ter a casa mais limpa do bairro

(Pat_Hastings/Thinkstock)

As frutas cítricas são bem conhecidas por fazerem verdadeiros milagres na limpeza de casa – mas além delas, vários outros alimentos com suas propriedades únicas podem ajudar a combater a sujeira de maneira prática, rápida e barata.

Confira a lista com alguns deles e maneiras de usá-los:

1. Café moído
Manchas persistentes em panelas e formas podem desaparecer com um pouco de café moído. A textura granulada auxilia na remoção – é só juntar o alimento à esponja, esfregar e enxaguar.

2. Miolo de pão
Sacrifique seu próximo sanduíche: a massa fofa do pão é ideal para retirar a poeira em excesso de quadros e pinturas, sem estragar o papel ou contaminá-lo com químicos. Não esfregue muito forte e remova as migalhas quando terminar.

3. Limão
O limão é o trunfo da limpeza, removendo sujeira de quase todos os cantinhos da casa. O micro-ondas é um deles! Para deixar o eletrodoméstico brilhando, esquente um copo de água com a fruta em pedaços dentro dele, até que o vidro da porta embace. Mantenha-o fechado por 15 minutos e, em seguida, passe um pano pelo interior do micro-ondas para deixá-lo brilhando. A fruta também é ideal para remover manchas das tábuas de corte. Basta esfregar com um pouco de sal.

4. Arroz
Alguns vasos de flores são pequenos e finos, impossíveis de limpar. Com arroz, não têm porque se desesperar com as manchas dentro dele. Coloque os grãos crus dentro do vaso com um pouco de água morna e detergente. Basta balançar para criar atrito e remover as sujeirinhas.

5. Sal marinho
Combinado a vinagre branco ou suco de limão, o sal serve como um excelente limpador de bronze. Umedeça a esponja com um dos líquidos e salpique sal por cima, esfregando a peça de bronze em seguida. Lembre-se de sempre enxaguar!

6. Vinagre branco
O vinagre branco pode renovar o vidro de suas janelas! Misture duas colheres de sopa do tempero com dois copos de água em uma garrafa em spray. Espirre-o na janela e passe um lenço de microfibra para limpá-la.

7. Bicarbonato de sódio
Para limpar joias antigas, mergulhe-as em uma solução de bicarbonato de sódio em um copo de água quente. Tire-as do líquido após alguns minutos e enxágue-as. Elas estarão brilhantes como novas!

8. Nozes
Sua mesa de madeira está repleta de riscos? É possível mascará-los, principalmente se não forem muito profundos, esfregando uma noz na superfície. Os óleos naturais da semente ajudam a escurecer a madeira e esconder as imperfeições.

9. Ketchup
O ketchup é poderoso na remoção de manchas de cobre, ideal para ser usado no fundo de panelas na cozinha. O ácido nesse companheiro das batatas fritas ajuda a dissolver a sujeira – é só massageá-lo nas panelas com uma pitada de sal de mesa e lavar normalmente.

10. Vodka
A vodka é um poderoso desodorante de tecidos. A bebida alcóolica ajuda a matar bactérias que causam odor nas roupas – é só espirrá-la na peça e deixa-la em um ambiente bem ventilado até que seque.

11. Óleo de oliva
Aço inoxidável pode ser limpo com óleo de oliva. Passe uma fina camada dele na pia, por exemplo, para poli-la e evitar que ela manche facilmente no futuro.

Por Débora Fernandes, do Casa.com.br
11 alimentos que podem substituir produtos de limpeza 11 alimentos que podem substituir produtos de limpeza Reviewed by MultiMidia Info on 14:04:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

DÊ SUA OPINIÃO, COMENTE ESSE POST.

Comente com o Facebook:

Continue Conectado com essas matérias similares 👇

Tecnologia do Blogger.