Julie Andrews




Dame Julie AndrewsDBE (Walton-on-Thames1 de outubro de 1935) é uma famosa atriz inglesa, célebre por suas performances em vários musicais noteatro e no cinema, onde desempenhou também as funções de cantora edançarina. Também sempre dedicou-se ao trabalho na televisão. Foi agraciada com importantes prêmios como OscarGlobo de OuroEmmy,GrammyBAFTAPeople's Choice Award, Theatre World Award e Screen Actors Guild. Julie também é escritora de livros infantis.
No Ano Novo de 2000, foi homenageada pela Rainha do Reino Unido com aOrdem do Império Britânico, como Dame Commander of the British Empire(DBE).

Vida

Nascida Julia Elizabeth Wells, seu pai era um professor de trabalhosmanuais chamado Ted Wells, e sua mãe uma pianista de nome Barbara Wells. Aos dois anos de idade começou a estudar dança com a tia, Joan. Quando completou quatro anos, seus pais se divorciaram e ela foi morar com a mãe e o padrasto, Ted Andrews, um cantor e artista de vaudeville. Foi Ted Andrews quem descobriu que ela possuía uma voz que, devidamente trabalhada, iria torná-la famosa em toda Inglaterra. Sendo verificado que sualaringe era completamente desenvolvida já aos sete anos, começou a teraulas de canto com Madame Lilian Stiles-Allen. Aos nove já integrava, de vez em quando, o número formado por sua mãe e seu padrasto. Deste herdou osobrenomeAndrews, adotado legalmente, tendo mudado também o prenome para Julie.

[editar]Carreira

Julie Andrews numa cena do trailer do filme Mary Poppins (1964)
Julie iniciou sua vida artística em apresentações para as tropas britânicas durante a Segunda Guerra Mundial. Estreou nos palcos em1947, no West End de Londres, mas somente anos mais tarde estrearia nos palcos da Broadway, em The Boy Friend. Sua voz de soprano, que variava de C3 a E7 4 oitavos, encantava as plateias, fazendo com que ficasse famosa por seus desempenhos em vários musicais desucesso, como My Fair Lady e Camelot. Sua vocação para a música e para o estrelato chamou a atenção de Walt Disney, que a convidou para interpretar o papel principal no filme Mary Poppins, musical com o qual levou um Oscar de melhor atrizlogo em sua estreia no cinema, vencendo Audrey Hepburn, que concorria pela sua atuação na versão cinematográfica de My Fair Lady (que teve o título de Minha bela dama no Brasil), no papel criado por Julie Andrews nos palcos.
Outros filmes importantes se seguiram, como Não podes comprar o meu amor ("The Americanization of Emily", de 1964, que ela descreveu como seu filme preferido), Cortina Rasgada, ("Torn Curtain", 1966, de Alfred Hitchcock), Havaí ("Hawaii", 1966),A Estrela ("Star!", 1968) e Victor ou Victoria? ("Victor/Victoria", 1982), mas talvez sua atuação mais lembrada, aquela que se tornou indissociável de sua imagem no cinema, tenha sido a da jovem Maria, em A Noviça Rebelde, ("The Sound of Music",1965), um dos grandes musicais da Fox, em que faz o papel de uma noviça sem vocação para o sacerdócio que vai cuidar das 7 crianças indisciplinados do capitão George Von Trapp (Christopher Plummer) e, adotada pelas crianças, apaixona-se pelo patrão e é correspondida. O filme é baseado na história verídica da família de cantores Von Trapp.
Somente entre 1964 e 1967, Julie Andrews conseguiu tornar-se uma das atrizes de cinema que fizeram mais sucesso em menos tempo. Ela começou estrelando Mary Poppins, maior bilheteria de 1964 e uma das maiores da História, seguindo-se com o filme de maior bilheteria de 1965 e maior sucesso da Fox, A noviça rebelde, depois o filme Havaí, que foi o maior sucesso de 1966, e o filme de Hitchcock Cortina rasgada, do mesmo ano, que apesar das más críticas teve boa bilheteria. E em 1967 veio uma das 10 maiores bilheterias do ano, a comédia musical Positivamente Millie, que venceu o Oscar de melhor trilha sonora.
No fim de 1997, Julie teve de cancelar um show quando desenvolveu alguns problemas vocais. Posteriormente, ela se submeteu a uma cirurgia para retirar não-cancerosos nódulos de sua garganta, o que a tornou incapaz de cantar. Em 1999, entrou com um processo de negligência médica contra os médicos do Hospital Monte Sinai, de Nova York. Inicialmente, os médicos garantiram que ela recuperaria sua voz dentro de seis semanas, mas sua enteada, Jennifer Edwards, disse em1999: "dois anos já se passaram, e a voz dela cantando ainda não voltou." A ação foi estabelecida em setembro de 2000.

[editar]Década de 2000

Autógrafo e impressões digitais de Julie Andrews na calçada do Teatro Chinês em Hollywood
Depois de um longo período afastada do cinema, voltou com sucesso na década de 2000 estrelando filmes familiares como O diário da princesa ("The Princess Diaries",2001), que revelou o talento de Anne Hathaway, e que teve uma continuação, O diário da princesa 2: casamento real ("The Princess Diaries 2: Royal Engagement", 2004), também estrelada por Julie e Anne Hathaway. Ultimamente, Julie Andrews também tem feito dublagens em filmes de animação: em 2004 fez a voz de Rainha Lillian noblockbuster animado Shrek 2, retomando o papel de sua sequência, Shrek Terceiro, em 2007. No mesmo ano, narrou Enchantedcomédia musical satírica a filmes clássicos da Disney, como Mary Poppins.
Entre as diversas atividades beneficentes e filantrópicas das quais participou, recebeu o título de Embaixadora da Boa Vontade das Nações Unidas para a UNIFEM, Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para Mulheres. Em 2001 Julie Andrews foi homenageada pela Society of Singers, durante a celebração de gala, por seu incomparável conjunto de realizações na carreira.
Em 2003, Julie dirigiu o sucesso da Broadway que marcou sua estreia nos palcos,The Boy Friend, no Bay Street Theatre em Nova York, e em 2005 dirigiu a mesma peça no Goodspeed Opera House, no Connecticut.
Em 2008, publicou uma autobiografiaHome: A Memoir of My Early Years.

[editar]Vida pessoal

Julie Andrews casou-se duas vezes: em 1959, com o cenógrafo e figurinista Tony Walton, quem havia conhecido em 1948enquanto ela fazia um show em Londres, e de quem se divorciou em 14 de novembro de 1967; e em 1969, com o cineastaBlake Edwards, que a dirigiu em 8 filmes: Lili, minha adorável espiã ("Darling Lili", 1970); As sementes de tamarindo ("The Tamarind Seed", 1974); Julie and Dick at Covent Garden (1974); Mulher nota 10 ("10", 1979); S.O.B. (1981); Victor ou Victoria? ("Victor/Victoria", 1982); O homem que amava as mulheres ("The Man Who Loved Women", 1983); e Assim é a vida("That's Life!", 1986). Julie é a mãe querida de seus cinco filhos: Emma Kate (fruto do primeiro casamento), os dois filhos de Edwards, Jennifer e Geoffrey, e Amy e Joanna, estas últimas adotadas pelo casal em 1974. Julie e Edwards foram casados até a morte do diretor, em 16 de dezembro de 2010.
Voltou a cantar publicamente num show realizado em Londres no dia 8 de maio de 2010, que foi um sucesso de público. Apesar de ter recuperado algumas notas que não conseguia alcançar após a cirurgia na garganta, a maioria de suas canções foram acompanhadas por outros cantores.

[editar]Filmografia

[editar]Cinema

ANOTÍTULO
DO FILME
PERSONAGEM
NO FILME
PEQUENAS
OBSERVAÇÕES
1949La Rosa di BagdadPrincesa Zeilavoz (dublagem)
1964Mary PoppinsMary PoppinsOscar de melhor atriz
Golden Globe Award de melhor atriz em comédia ou musical
BAFTA Awards - Melhor atriz Britânica
Golden Laurel Awards - Melhor atriz principal
David di Donatello - Melhor atriz estrangeira.
The Americanization of EmilyEmily Barham
1965The Sound of MusicMaria von TrappNomeada - Oscar de melhor atriz
Golden Globe Award de melhor atriz em comédia ou musical
BAFTA Awards - Melhor atriz Britânica
Golden Laurel Awards - Melhor atriz em filme musical
David di Donatello - Melhor atriz estrangeira
Nomeada - César (cinema) - Melhor atriz estrangeira
1966Torn CurtainDra. Sarah Louise Sherman
HawaiiJerusha Bromley
1967Thoroughly Modern MillieMillie Dillmount
1968Star!Gertrude Lawrence
1970Darling LiliLili Smith (Schmidt)
1974The Tamarind SeedJudith Farrow
1979Mulher nota 10Samantha Taylor
1980Little Miss MarkerAmanda
1981S.O.B.Sally Miles
1982Victor/VictoriaVictor/VictoriaNomeada - Oscar de melhor atriz
Golden Globe Award de melhor atriz em comédia ou musical
BAFTA Awards - Melhor atriz principal
David di Donatello - Melhor atriz estrangeira
Nomeada - César (cinema) - Melhor atriz estrangeira
Kansas City Film Critics Circle Awards - Melhor atriz principal
National Board of Review (EUA) - Melhor atriz principal
Trail of the Pink PantherParticipação Especial
1983The Man Who Loved WomenMarianna
1986That's Life!Gillian Fairchild
Duet for OneStephanie Anderson
1991Cin cin (filme italiano)Mrs. Pamela PiquetA Fine Romance - título nos Estados Unidos
2000Relative ValuesFelicity Marshwood
2001The Princess DiariesRainha Clarisse Renaldi
2002Unconditional LoveParticipação Especial
2004Shrek 2Rainha Lillianvoz (dublagem)
The Princess Diaries 2: Royal EngagementRainha Clarisse Renaldi
2007Shrek the ThirdQueen Lillianvoz (dublagem)
EnchantedNarradoravoz (dublagem)
2010Tooth FairyLili
Shrek Forever AfterRainha Lillianvoz (dublagem)
Despicable MeGru's Momvoz (dublagem)

[editar]Programas e filmes para a TV

AnoTítuloPersonagemNotas
1956Ford Star JubileeLiseHigh Tor
1957Rodgers and Hammerstein's CinderellaCinderellaOriginal live broadcast, March 31
1962Julie and Carol at Carnegie Hallela mesma
1965The Julie Andrews ShowHost
1969A World in Musicela mesmaAn Evening with Julie Andrews and Harry Belafonte
1971Julie and Carol at Lincoln Centerela mesma
1972–1973The Julie Andrews HourHost
1973Julie on Sesame Streetela mesma
1974Julie and Dick at Covent Gardenela mesma
Julie and Jackie: How Sweet It Isela mesma
1975Julie: My Favorite Thingsela mesma
1978Julie Andrews: One Step Into Springela mesma
1987Julie Andrews: The Sound of Christmasela mesma
1989Julie & Carol: Together Againela mesma
1990Julie Andrews in Concertela mesma
1991Our SonsAudrey Grantaka Too Little, Too Late
1992JulieJulie CarlisleSeries cancelled after 3 months
1993Sound of Orchestra
1999One Special NightCatherine
2001On Golden PondEthel Thayer
Thomas and FriendsOld Slow Coachvoz
2003Eloise at the PlazaNanny
Eloise at ChristmastimeNanny
2009Great Performances: "From Vienna: The New Year's Celebration 2009"ela mesmaNarradora
Julie Andrews Julie Andrews Reviewed by MultiMidia Info on 21:35:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

DÊ SUA OPINIÃO, COMENTE ESSE POST.

Comente com o Facebook:

Continue Conectado com essas matérias similares 👇

Tecnologia do Blogger.