Tweetar Post/Página

Rede Record

Rede Record Logo.png


Rede Record de Televisão é uma rede de televisão aberta do Brasil fundada por Paulo Machado de Carvalho, em1953, sendo a mais antiga emissora de TV em atividade no país. No final da década de 1980, a emissora, que antes pertencia a Paulo Machado de Carvalho e Silvio Santos, foi vendida ao bispo-empresário Edir Macedo, fundador da Igreja Universal do Reino de Deus.[3][4][5][6]
A partir de 2007 [7], se consolidou como a segunda maior audiência da televisão brasileira.
Estádio do Pacaembu, em São Paulo, leva o nome, desde 1961, de Paulo Machado de Carvalho, fundador da emissora.[8]
Sua sede está localizada no bairro da Barra Funda, na cidade de São Paulo. Possui um núcleo de teledramaturgiasediado no bairro de Vargem Grande, na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, conhecido como RecNov, sendo este o segundo maior núcleo televisivo da América Latina.

O início

A TV Record estreou no dia 27 de setembro de 1953 às 20:53, com um programa musical apresentado por Sandra Amaral e Hélio Ansaldo. A emissora pertencia ao empresário Paulo Machado de Carvalho.
Nesse início de operações, a TV exibia programas musicais (dentre os quais, com célebres como Nat King ColeCharles AznavourElla Fitzgerald e Marlene Dietrich), esportivos, teatrais, humorísticos e informativos.
Em 1954, entrou no ar o primeiro seriado produzido no Brasil, "Capitão 7", estrelado por Ayres Campos e Idalina de Oliveira, o seriado ficou no ar até 1966. Em 1954, foi criado o programa "Mesa redonda", apresentado por Geraldo José de Almeida e Raul Tabajara. Em 1955, entrou no ar, "Grande Gincana Kibon", sendo apresentado por dezesseis anos.
A partir de 1955 passou a integrar, junto com a TV Rio, pertencente ao primo de seu proprietário João Batista do Amaral, as Emissoras Unidas, criando um elo entre as duas emissoras que permitiriam futuramente a troca de produções entre elas.
Em 18 de setembro de 1955, aniversário de 5 anos da televisão brasileira, a Record fez história na TV brasileira com a primeira transmissão externa de um jogo de futebol, a partida jogada no Estádio Vila Belmiro e transmitida pela emissora foi entre Santos, que venceu por 3 a 1 o Palmeiras.
A TV Record foi a primeira emissora a fazer uma transmissão, ao vivo, do Grande Prêmio de Turfe do Brasil, diretamente do Jóquei Clube do Rio de Janeiro. A TV Record torna-se imbatível na cobertura esportiva na década de 1950.

[editar]Década de 1960

Na década de 1960 começam os chamados Anos Dourados da emissora, que tornou-se líder na audiência.
A Record também foi a única emissora a mostrar a festa da inauguração de Brasília, ocorrida em 21 de abril de 1960.
A partir de 1965, a emissora volta suas atenções à Música Popular Brasileira (MPB) e alcança grandes índices de audiência. Programas como "O Fino da Bossa", deJair Rodrigues e Elis Regina, Os festivais da MPB, vindo da TV Excelsior, e "Jovem Guarda", de Roberto Carlos tinham como objetivo divulgar a música brasileira. Torna-se muito popular na época os festivais da MPB.
Foto de um dos incêndios, ocorrido na tarde do dia 14 de fevereiro de1981.
Entretanto, os programas musicais já não chamavam mais a atenção do público, que começava a se voltar para as telenovelas da TV Tupi e da recente TV Globo, e uma posterior série de incêndios nos estúdios acabam por ser o ponto culminante na decadência da emissora a partir de 1966; só no primeiro incêndio (ocorrido na manhã de 29 de julho de 1966), foram perdidos, aproximadamente, 320 rolos de fitas, incluindo longos trechos da inauguração da emissora, em 1953. O prejuízo foi calculado em cerca de 2 bilhões de cruzeiros na época. Mesmo em momentos ruins, vale destacar as excelentes novelas exibidas pela emissora no início da década de 1970: "As Pupilas do Senhor Reitor" e "Os Deuses estão Mortos", ambas de Lauro César Muniz.
Em 1967, estreia o seriado "A Família Trapo", com Jô Soares e Ronald Golias. O seriado foi o maior sucesso da emissora até então. A série foi mantida no ar até 1970.

[editar]Década de 1970

Em 1972, 50% de suas ações são vendidas para o comunicador Silvio Santos. A emissora permanece no segundo lugar nessa época. Suas transmissões são feitas principalmente por desenhos animados, séries de televisão e filmes. O "Jornal da Record" é do ano de 1972, e foi criado sucedendo o "Jornal da REI", criado em 1970.
Naquela época a Record encabeçava a REI - Rede de Emissoras Independentes, fundada em 1967 e oficializada em 1968. As emissoras independentes que formavam a rede transmitiam a programação da Record.

[editar]Década de 1980

A emissora entra na década de 1980 com pouquíssimo público e operando em conjunto com a TVS e sendo praticamente uma retransmissora do SBT. Mesmo assim conta com relativos sucessos no jornalismo, como o Jornal da Record, apresentado inicialmente por Paulo Markun e Sílvia Poppovic, em 1984, e Carlos Nascimento, em1989. O destaque na programação esportiva era o locutor e apresentador Silvio Luiz à frente de sua equipe esportiva. Destaca-se ainda o Record em Notícias, apresentado diariamente ao meio-dia por Hélio Ansaldo e uma banca de comentaristas. As vinhetas da emissora na época eram um inesquecível semicírculo colorido semelhante a um arco-íris e um losango amarelo semelhante a cor dourado ou bege.
Já no fim da década, a emissora estava prestes à falir, mas a 9 de novembro de 1989 a então TV Record que pertencia ao Grupo Silvio Santos e ao Grupo Paulo Machado de Carvalho foi vendida ao empresário-bispo Edir Macedo. Comentou-se na época que a emissora tornar-se-ia um canal para programas da Igreja Universal do Reino de Deus - até cogitou-se a mudança do nome da emissora para Reino de Deus, o que não se confirmou nos anos seguintes, havendo porém alguns programas desta igreja, sobretudo no horário da madrugada.
Em 30 de março de 1990Edir Macedo assume definitivamente o controle acionário da Record.

[editar]Década de 1990

Em 16 de julho de 1990, a Record apresentou seu novo logotipo, novo slogan ("de volta pro futuro") e sua nova programação, que chegou a empatar com a Rede Globoem outubro de 1990. A partir dessa data, a emissora começou a se auto-denominar Rede Record de Televisão[carece de fontes]
Segundo a página oficial da emissora na internet, "em 1991, a mudança do controle acionário deu início a uma nova fase. A Record ampliou sua programação, mantendo o jornalismo como carro-chefe e iniciou a formação de uma rede nacional de emissoras.".
Em 9 de abril de 1992 a emissora adquire sua primeira afiliada no Brasil: a TV Manaus, canal 10, em Manaus - AM, que permaneceu na rede até 2007.
Em 1993Ana Maria Braga, que havia passado pela Rede Tupi nos anos 1970 estreou o programa feminino "Note e Anote".
Em 1994, a TV Goyá, afiliada à Record, foi comprada do ex-deputado Múcio Athaide, transformando-se em Record Goiás.
Em 1995, a Rede Record comprou a TV Cultura/RCE TV, canal 6 de Florianópolis, que fazia parte da Rede Tupi, e depois foi passada consecutivamente ao SBT e à Rede Bandeirantes e desde 1993 era parceira no projeto de rede da Rede OM de Televisão, atual Rede CNT em Santa Catarina. A partir de 4 de Novembro de 1995, a emissora passou a ser denominada Rede Record Santa Catarina, transformando-se em Cabeça de Rede em conjunto com as demais emissoras próprias da Rede Record (TV Vale do Itajaí e TV Xanxerê, hoje emissoras da RIC Record).
Também em 1995, o Sistema Sul de Comunicação, formado por quatro emissoras denominadas TV Independência, passa a se chamar Rede Independência de Comunicação (RIC TV), deixa a Rede Manchete para se afiliar a Rede Record. É considerada uma das melhores emissoras afiliadas da rede.
Em setembro desse mesmo ano, contrata a apresentadora infantil Mariane, a então TV MS inicia afiliação à Record, antes da mudança, era afiliada à Rede Manchete, que começava a perder suas afiliadas. Mas só a partir de outubro a TV MS passa a retransmitir o sinal da Record. O Jornal MS, que havia estreado uma semana antes da afiliação, foi mantido pela afiliada. Em 2008, sofreu uma completa transformação.
No ano 1995 a emissora foi alvo de críticas com a polêmica história do Chute na Santa, que ganhou força no "Jornal Nacional", da Rede Globo, e outros telejornais de redes concorrentes. Na época, Edir Macedo pediu desculpas e afirmou que o ato praticado pelo bispo Sergio Von Hélder, não expressava os pensamentos da Igreja. Sobre o dado no Jornal Nacional, os proprietários da emissora alegaram que eram vitimas de perseguição religiosa devido ao crescimento de audiência da emissora, que ameaçava a hegemonia da Rede Globo, e a conversão de inúmeros fiéis, estes oriundos da Igreja Católica.
Atual sede da Rede Record, o Teatro Record, em São Paulo.
Ainda neste ano, a Rede Record comprou os modernos estúdios da Barra Funda, onde antes ficava a sede da CBI, atual MixTV.
Em 1996, a emissora transmitiu os Jogos Olímpicos de Atlanta, nos Estados Unidos. Este ano marca o retorno de Mara Maravilhaa TV Brasileira.
No mesmo ano, estreou "Cidade Alerta", programa policial de cunho sensacionalista e que teve vários apresentadores, como Ney Gonçalves DiasJoão Leite NetoMilton NevesLino RossiJosé Luís DatenaMarcelo Rezende e até o ex-juiz de futebol Oscar Roberto Godói. Curiosamente, na fase inicial cobria apenas a capital paulista, mas era transmitido em rede nacional. O programa ficou no ar até 2004, voltando em 2011.
O ano de 1997 marcou a emissora por grandes contratações e lançamentos. A Record comprou a TV Itapoan canal 5 de Salvador, que retransmitia a programação do SBT e que atualmente é conhecida como Record Bahia. Também em 1997, a TV Cidade de Fortaleza (ex-afiliada do SBT) torna-se a primeira afiliada da Record no Nordeste e em dezembro, a TV Pampa de Porto Alegredeixa a Manchete para se afiliar a Record. Em junho deste mesmo ano, Boris Casoy, que apresentava há nove anos o "TJ Brasil" no SBT, aceitou o convite da Rede Record e assinou contrato. No dia 14 de julho, estreou no comando do "Jornal da Record", entre 19h15 até 20h00. O jornalístico tornou-se um dos programas de maior audiência e faturamento do canal, pela qualidade e credibilidade, além dos comentários de Boris Casoy. No dia 30 de dezembro de 2005, Casoy não teve o contrato renovado pela Record, por não concordar com mudanças do departamento de jornalismo da emissora. Nesta época, Boris alegou que o PT, do presidente Lula, pressionou a direção da Record para tirá-lo da emissora, com a ameaça de tirar da mesma (caso o pedido do PT não fosse atendido) os anúncios de empresas federais, incluindo as propagandas da Petrobrás.[carece de fontes]
Gilberto Barros.
Ainda em 1997Carlos Massa (mais conhecido por seu apelido Ratinho), que apresentava o programa 190 Urgente na CNT, foi contratado para apresentar o Ratinho Livre. Com um novo estilo, chamou a atenção do público, da mídia e dos concorrentes ao conseguir bons índices de audiência. Logo após sua estreia, boatos sobre uma possível ida de Ratinho para outros canais começaram a circular, o que se concretizou em1998. Em seu lugar o apresentador Gilberto Barros (apelidado como Leão) passa a apresentar o "Leão Livre", mas este não manteve o sucesso de público do apresentador anterior e o programa foi encerrado em 1999.
Foi a partir deste período que a emissora passou a disputar a segunda faixa de audiência diretamente com o SBT.
Novidades: a emissora passaria a investir novamente em telenovelas. A última produção havia sido "O Espantalho", exibida em 1977. Foram lançadas produções como "Canoa do Bagre" e "O Direito de Vencer", em 1997, "Estrela de Fogo", em 1998, e "Tiro e Queda", em 1999, além do sucesso "Louca Paixão" (regravação de 2-5499 Ocupado, da TV Excelsior), com Maurício Mattar e Karina Barum, no mesmo ano. A emissora também fez telenovelas sobre passagens da Bíblia, como "O desafio de Elias", vendida para vários países, e a partir de histórias sobrenaturais, caso de "A Filha do Demônio".
No final de 1998, a Record contrata Eliana do (SBT) e ainda exibe Zoboomafoo e O Mundo de Beakman (Trazidos da TV Cultura) e Donkey Kong Country
Em 1998, a Record transmitiu a Copa do Mundo FIFA. A equipe, liderada por Luiz Alfredo, transmitiu os jogos nos estúdios montados no International Broadcast Centerpara o evento em Paris. Neste mesmo ano, após investimentos de R$ 10 milhões, foram lançados o telejornal "Fala Brasil", uma revista eletrônica matinal, o infantil "Vila Esperança", com Gérson de Abreu e o "Repórter Record", com o experiente Goulart de Andrade.
Nesse ano, a Record completou 45 anos e fez uma série de especiais, intitulados "Recorda Show". Com presença de convidados ilustres na plateia, entre pioneiros da televisão, antigas estrelas da emissora, autoridades e personalidades, foram apresentados vídeos antigos, números musicais e homenagens. E Goulart de Andrade apresentou um "Repórter Record" Especial sobre o aniversário do canal, logo apresentando sua história.
Em 1999Fábio Júnior estreou seu programa "Sem Limites para Sonhar", mas o programa sai do ar em 2001 por falta de audiência. O humorístico "Escolinha do Barulho" estreou no mesmo ano e apesar da boa audiência, saiu do ar em 2002. Nesta época, Ana Maria Braga foi contratada pela Rede Globo e em seu lugar estreouCátia Fonseca, que manteve o sucesso do "Note e Anote". Posteriormente, foi contratada Claudete Troiano, que havia passado pela TV Manchete entre 1997 e 1998, e1999 pela TV Gazeta.
Na área infantil, foram exibidos grandes clássicos de produção estrangeira, como "O Laboratório de Dexter", "O Gato Félix", "Eu Sou o Máximo", "Johnny Bravo", "A Vaca e o Frango", entre outros; e séries japonesas como "Jaspion", "Ultraman" e o anime "Pokémon", que deixou de ser exibido pela emissora a partir da 4ª temporada, após um período de exibição muito pouco dos episódios, sem nem ter sido exibido o fim da temporada, que prejudicou os telespectadores que continuaram assistindo o anime na TV Globo. Mas conseguia bons índices de audiência e faturamento para o canal.
Em 2000, a Rede Record também fez parceria com a BBC para transmitir o evento 2000 Today em um pool de emissoras do mundo. Neste mesmo ano de 2000, a emissora lançou os dominicais "Domingo da Gente" com Netinho de Paula na apresentação, e o programa "Domingo Show" apresentado por Gilberto Barros, houve também a contratação da apresentadora Adriane Galisteu para o programa "É Show".[1]

[editar]Década de 2000

No final de 2001 estreia no canal o polêmico apresentador Milton Neves, vindo da Rede Bandeirantes, para apresentar programas futebolísticos ao estilo Mesa Redonda.
Em 2002, o apresentador José Luiz Datena sai da emissora do comando do Cidade Alerta, para ir apresentar o Repórter Cidadão, na RedeTV!. Em apenas um mês, ele retorna a Record e em seguida para a Rede Bandeirantes, na Band ele ficou por quase 9 anos, retornando a Record em junho de 2011.
Em 2003, a rede se tornou a emissora com maior tempo de existência no Brasil. Iniciou suas transmissões no dia 27 de setembro de 1953, às 20h53min. Neste ano a emissora investe na teledramaturgia em co-produção com a produtora Casablanca, lançando a série Turma do Gueto nas noites de terça-feira, e contava com um elenco praticamente composto por negros. Mas a aposta da emissora foi na telenovela Metamorphoses, que contava com um grande elenco e produção, e teve sua estreia num domingo. Mas foi um fiasco. A história era extremamente confusa e foi rejeitada pelo público. Chegou a marcar zero ponto no horário nobre, e foi considerada um dos maiores fracassos da história da teledramaturgia brasileira.
A emissora manteve a linha popular até março de 2004, quando decidiu investir em uma grade voltada à qualidade e à ampliação dos índices de audiência, com a saída do programa policial Cidade Alerta (que voltaria ao ar 6 anos depois), que quando saiu do ar, tinha apenas 30 minutos, sendo exibido das 18h45 às 19h15.
Em março de 2004, com o slogan "A Caminho da Liderança", a TV Record decide mudar de rumo e de grade de programação.
Apostando numa fórmula consagrada pela TV Globo, a da dobradinha telenovela/telejornal, a Rede Record inicia uma nova fase a partir de março de 2004. Vinhetas sofisticadas, jornalistas trazidos da Globo e telenovelas de muito sucesso populam a TV Record.
No meio do ano a Rede Record transmitiu com exclusividade a competição entre seleções nacionais de futebol da europa a UEFA Euro 2004, a principal competição continental entre seleções no mundo direto de Portugal.

[editar]2005 em diante

Dentre os sucessos dessa nova fase, destacam-se as novelas "A Escrava Isaura" e "Prova de Amor", esta última chegou a vencer o "Jornal Nacional" durante alguns minutos, durante as férias de Willian Bonner e Fátima Bernardes. "Essas Mulheres", "Cidadão Brasileiro", "Bicho do Mato" e "Vidas Opostas", com elenco e produção inspirados na TV Globo; os programas jornalísticos "Jornal da Record", "Domingo Espetacular", "Fala Brasil", "Tudo a Ver" e "Repórter Record"; os esportivos "Esporte Record", "Debate Bola" e o semanal "Terceiro Tempo"; os programas de variedades "Hoje em Dia", "Tudo é Possível", "O Melhor do Brasil e "Show do Tom"; e os reality-shows "O Aprendiz" - feito em co-produção com a Casablanca e com a FremantleMedia - "Troca de Família" - feito em co-produção com a FOX - e Simple Life: Mudando de Vida".
A Record assinou o contrato com a Universal Pictures e com a MGM como garantia para exibir os melhores filmes do canal como Hulk, filmes da série Velozes e Furiosos, a trilogia De Volta para o Futuro, o clássico E.T., o extraterrestreA Pantera cor-de-rosaO agente TeenOs Seus, os Meus e os Nossos e a maioria dos filmes da saga 007. Curiosamente, o contrato da Universal pertencia antes a Rede Globo, e a MGM, o SBT.
Em julho de 2006 a emissora TV Pajuçara, de Alagoas, até então afiliada do SBT, troca de rede e torna-se afiliada da TV Record. A partir de então, começa uma sucessão de outras emissoras afiliadas ou retransmissoras do SBT a também começarem a deixar a emissora para se afiliarem à TV Record. Logo em seguida, a TV Atalaia, de Sergipe, rompe contrato com o SBT e assina com a Rede Record, deixando o SBT sem cobertura naquele estado, somente sendo captada por uma repetidora localizada na capital, Aracaju.
Em dezembro, a Record decide não comprar mais os direitos de transmissão dos Campeonatos BrasileiroPaulistaCopa do Brasil e Sul-americana dos anos de 2007,200820092010 e 2011. Atualmente, a Rede Bandeirantes é a atual parceira da Rede Globo na transmissão do Futebol Brasileiro.
Em 1 de outubro de 2006 entrou no ar a série Todo Mundo Odeia o Chris.
Torre da TV Record Porto Alegre, antiga TV2 Guaíba. Comprada pela Rede Record em Fevereiro de 2007.
Em fevereiro de 2007, foi anunciado para o segundo semestre de 2007 o lançamento do canal de notícias Record News.
Em março, a emissora anuncia[2][3] a aquisição dos direitos de transmissão dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2010 (em Vancouver) e dos Jogos Olímpicos de Verão de 2012 - em Londres.
Em julho, a Rede Record transmite os Jogos Pan-americanos de 2007, no Rio de Janeiro, juntamente com as Redes Globo eBandeirantes (sendo esta última, a emissora oficial do evento).
No dia 11 de julho, foi inaugurada a Record Nordeste, em Salvador.
Logotipo da campanha "Dia de Fazer a Diferença".
Em agosto, a emissora realiza O Dia de Fazer a Diferença, onde funcionários da emissora se juntam para fazer ações sociais no dia 27, campanha semelhante ao Criança Esperança, da Rede Globo.
Em 1º de julho, entrou no ar a TV Record Porto Alegre, substituindo a TV Guaíba, canal 2 de Porto AlegreRS.
Em 1º de setembro, mais uma afiliada do SBT migra para a Rede Record de Televisão: aTV A Crítica, de Manaus, que garante transmissão para 92% dos municípios amazonenses. A TV A Crítica no ano de 2006 fez intensos investimentos nos quais houve melhoria sensível da qualidade de imagem e som da emissora, bem como a construção de uma nova torre de transmissão e reformulação da grade de programação local, o que atraiu a atenção da Rede Record de Televisão. A Rede Record, que no Amazonas estava presente apenas em Manaus e região pela TV Manaus, agora está presente em 40 municípios.
Em setembro, mês em que comemorou cinquenta e quatro anos de existência, a Record lançou o seu canal de notícias 24 horas na TV Aberta, a Record News, inaugurada às 20h no dia 27 de setembro , mesmo dia e horário da inauguração da TV Record em 1953. No mesmo mês foi lançado o media center da Record ("Mundo Record") e da Record News ("Mundo Record News").
Em dezembro, a emissora ultrapassa o SBT no Placar Nacional de Televisão, assumindo a vice-liderança de audiência em todo território nacional, desbancando o SBTque por cerca de 26 anos foi a vice-líder de audiência no Brasil.
No dia 7 de janeiro de 2008 foi inaugurado mais um newsroom ("estúdio-redação") da emissora. A partir dessa data, a Record Belém, passou a se chamar TV Record Norte. Ainda em janeiro, a Record lançou um novo jornalístico, exibido nas sextas, o Câmera Record.
A partir de 1º de fevereiro, a Record aumentou seu número de emissoras, com a entrada da RIC TV em Santa Catarina, totalizando 6 emissoras no estado. A Record Florianópolis, a partir dessa data, se tornou filiada da Record News no estado. A RIC TV em Santa Catarina transmitia anteriormente o SBT, porém apresentava-se comoRede SC. Com a afiliação à Record, a emissora passou a se chamar RIC TV.
No dia 18 de fevereiro a TV Record Brasília inaugurou a sua newsroom ("estúdio-redação"), passando a ser chamada de Record Centro-Oeste.
No dia 7 de abril foi a vez da RIC TV, afiliada da Record no Paraná e em Santa Catarina, inaugurar a sua newsroom em Curitiba
No esporte, emissora também adquire com exclusividade os direitos de transmissão da Eurocopa.
Ao mesmo tempo, a rede consegue adquirir os direitos para exibir "Ídolos", em parceria com a FremantleMedia, após cobrir a oferta feita pelo SBT. Na emissora, o programa, apresentado pelo ator Rodrigo Faro, já teve três tmporadasendo a última conhecida como "Ídolos 2010".
No dia 8 de julho, estreou a telenovela Chamas da Vida, uma das novelas que mais deram audiência para a emissora, chegando a empatar, durante alguns momentos com a Rede Globo, em alguns estados brasileiros.
Estúdio da TV Nativa.
No dia 1º de agosto, a TV Leste, que era afiliada da Rede Globo em Governador Valadares, no leste de Minas Gerais, passou a retransmitir o sinal da Rede Record, no entanto, a TV dos Vales, que era afiliada da Record em Coronel Fabriciano, também no leste mineiro, passou a retransmitir o sinal da Rede Globo.
Também em agosto, a TV Paranaíba, afiliada da Record em Uberlândia, Minas Gerais, também inaugurou o seu newsroom.
No fim do ano, a Record assina contrato com a Televisa, substituindo o SBT na produção de telenovelas.
No dia 8 de dezembro, a TV Serra Sul deixa de distribuir o sinal da Rede Globo em municípios do Leste do Pará, migrando para a emissora da Barra Funda. (A exemplo da TV Leste mineira)
Em janeiro de 2009 estreou A Lei e o Crime, a primeira série a ser produzida pela Rede Record depois de 55 anos. Em 1954 a emissora havia lançado o Capitão 7, que por sinal foi o primeiro seriado brasileiro.
No dia 8 de março, às 21:00, dentro do programa Domingo Espetacular, o presidente da Rede Record, Alexandre Raposo, anuncia medidas contra a crise econômica mundial de 2008 (a pior dos últimos 60 anos) com a contratação de quase 700 novos funcionários, ampliação dos estúdios da RecNov, novas estreias da rede.
No dia 16 de março, a emissora faz uma acusação no meio do Jornal da Record, dizendo que a Folha de São Paulo estaria mostrando fontes mentirosas sobre a audiência da emissora e da Record News. Segundo o jornal Folha de São Paulo, na TV à cabo, a Record News teria cerca de 6200 telespectadores por minuto no mês de fevereiro, enquanto que o Globo News teria cerca de quatro vezes mais, esses dados foram desmentidos pelo próprio IBOPE. O jornal também diz que Edir Macedo, dono da emissora, estaria doente.
No dia 7 de maio, a emissora anuncia a contratação da jornalista Ana Paula Padrão.
A Fazendareality-show produzido pela emissora.
No dia 31 de maio, estreou o reality-show A Fazenda (inédito no Brasil), que obteve grandes índices de audiência.[4]
No dia 12 de junho, o programa Tudo é Possível passa a ser apresentado por Ana Hickmann em substituição a Eliana que foi para o SBT.
No dia 25 de junho, a Record anunciou a contratação de Gugu Liberato, com um salário de 3 milhões de reais por mês. A estreia de Gugu na Rede Record estaria prevista apenas para 2010, porém houve um rompimento bilateral do contrato entre o apresentador e o SBT. A estreia do apresentador na emissora aconteceu no dia 30 de agosto de 2009 com o Programa do Gugu.
Ainda nesse mês, a emissora contrata a jornalista esportiva Mylena Ciribelli [5], que trabalhou 18 anos na Globo. A estreia de Mylena na Record aconteceu em 5 de julho de 2009 com o Esporte Fantástico.[6]
Em 9 de julho, o autor de novelas Tiago Santiago assina contrato com o SBT, desfalcando assim o time de autores do núcleo de teledramaturgia da Rede Record.
Em 4 de agosto estreia a novela Bela, a Feia, adaptada a partir da novela original mexicana e que entra no lugar de Promessas de Amor, tendo como protagonista a atrizGisele Itié. Bela, a Feia é a primeira novela fruto da parceria entre a Rede Record e a emissora mexicana Televisa.
Em agosto, a Igreja Universal do Reino de Deus, fundada e também pertencente a Edir Macedo, foi acusada de lavagem de dinheiro.[4] Segundo denúncias do Ministério Público do Estado de São Paulo que apresentou acusações contra Edir Macedo e nove integrantes da IURD por lavagem de dinheiro e formação de quadrilha,[4][7] e de que o dinheiro do dízimo, doado pelos fiéis, foi usado por Edir Macedo para aquisição de empresas, como a Rede Record e a Rádio Record.[8] A emissora, como "forma de protesto", exibiu vários "direitos de respostas" em nome da Universal em seus telejornais, mostrando as supostas ligações da Rede Globo com a Ditadura Militar, e também com sabotagem das eleições diretas de 1989 para presidente;[7][8][9] além de também exibir algumas cenas do documentário britânico Muito Além do Cidadão Kane, proibido no Brasil e trechos do livro Afundação Roberto Marinho e ainda acusou a emissora de ridicularizar as práticas religiosas da Igreja.[9][10] As emissoras também exibiram no mesmo horário durante o Jornal Nacional e Jornal da Record ataques e acusações uma contra a outra.[9][10] A Igreja Universal declarou também que tudo não passa de uma perseguição contra a Igreja e que as denúncias não tem fundamento.[4][10] A Rede Record acusou também o Ministério Público, de fornecer informações sigilosas para a Rede Globo apresentar as acusações.[7] O caso atualmente está arquivado.
Na tarde do dia 15 de agosto (por volta das 14h), o site da emissora foi atacado por hackers. Quem tentava acessar o site da Record encontrou ofensas aos líderes daIURD e à própria Rede Record. A página também mostrava o logotipo da Rede Globo ao lado de uma foto sensual com uma mulher. O conteúdo permaneceu por duas horas no ar até ser removido pela emissora, que registrou queixa do ataque à Polícia de São Paulo. Os responsáveis pelo ataque não foram presos.
Em 16 de agosto foi ao ar o Repórter Record Especial, trazendo matéria sobre as acusações sofridas pela Rede Record e pela Igreja Universal veiculadas pela Rede Globo e finalizando com uma entrevista a Edir Macedo, feita pela jornalista e correspondente internacional da emissora Adriana Araújo.
No dia 27 de agosto, a emissora anuncia através de seu site oficial, a aquisição dos direitos de transmissão das Olimpíadas de 2016 pelo Comité Olímpico Internacional(COI),[11] porém a Record não terá exclusividade na TV aberta, cujas transmissões também ocorrerão pela Rede Globo e pela Rede Bandeirantes.
Com o lançamento do R7, no dia 27 de setembro (mesma da data de fundação da Rede Record), o site oficial da emissora foi reformulado .
No dia 10 de outubro, estreou às 0h30min o programa 12 Mulheres, apresentado por Maria Cândida. O programa substituiu a segunda temporada de 50 por 1.
Em outubro estreou a série Irmã ao Quadrado nas tardes de segunda a sexta-feira, mas a série saiu do ar duas semanas depois devido a baixos índices de audiência.[12]
No dia 28 de outubro ocorreu na cidade do Rio de Janeiro a inauguração de dois estúdios do complexo Recnov. Essa inauguração contou com a participação do presidente do Brasil, Lula, do governador do estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e do prefeito da cidade Eduardo Paes, além de contar com outras personalidades, e o elenco da emissora. Com essa inauguração o canal poderá produzir simultaneamente até seis produções ao mesmo tempo.
No dia 15 de novembro, estreou a segunda temporada do reality-show A Fazenda, com novos participantes e novas provas. Porém, ao contrário da 1ª temporada, a Record não mostrou muito ênfase nas chamadas dos comerciais do programa na emissora.
No dia 16 de novembro, a Record estreou O Preço Certo, apresentado pelo ator Juan Alba. Esta produção, feita em parceria com a FremantleMedia, é uma "reencarnação" de uma versão antiga exibida pelo SBT.
No dia 18 de novembro é a vez da Record Goiás inaugurar sua newsroom, e neste mesmo dia a Grande Goiânia começa a receber o sinal da emissora em alta definição.
No dia 14 de dezembro, a Record Minas inaugura a sua newsroom em Belo Horizonte.
Ainda em dezembro, a Rede Record foi processada pelo Ministério Público do Maranhão por mostrar um vídeo de striptease de uma adolescente em uma sala de aula no Portal R7. O vídeo foi postado no site em 13 de novembro e o MP determinou a sua retirada imediata da rede.[13][14][15][16]

[editar]Década de 2010

[editar]2010

Na manhã do dia 10 de fevereiro de 2010, por volta de 7h20, ocorreu a queda do helicóptero da emissora (mais conhecido como "Águia Dourada") que sofreu uma pane norotor de cauda e caiu numa área do Jockey Club de São Paulo. O piloto do helicóptero, Rafael Delgado Sobrinho, acabou morrendo na queda e o cinegrafista Alexandre Silva de Moura (mais conhecido pelos colegas como "Borracha") foi levado em estado grave para o hospital. A aeronave havia acabado de registrar imagens de um assalto que tinha ocorrido no bairro do Morumbi na zona sul de São Paulo, dentro do jornalístico São Paulo no Ar, que depois da volta do comercial relatou o acidente que aconteceu enquanto a emissora estava no intervalo. Antes da queda, piloto havia se comunicado com o piloto do Globocop, da Rede Globo, que também havia feito a cobertura do assalto. O Globocop, logo após o contato com o Águia, filmou o mesmo caindo sobre o terreno do Jóquei e pousou no local para socorrer as vítimas. Nas imagens gravadas pelo helicóptero da Globo, é possível notar o helicóptero da Record rodopiar seis vezes antes de cair no chão.[17] Em nota, a Rede Record lamentou o incidente e diz que a maior preocupação agora é confortar as famílias das duas vítimas. Também em nota, a emissora informou que está empenhada com as autoridades para descobrir as causas do acidente.[18] No mesmo dia do ocorrido, a emissora terminou o Jornal da Record em silêncio, em sinal de luto, sem ao menos desejar boa noite aos telespectadores, sem mostrar os créditos.[19][20][21]
A partir do dia 8 de fevereiro até o dia 28 de fevereiro, a emissora realiza a transmissão dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2010, em VancouverCanadá, em conjunto com a Record News. A Record havia adquirido os direitos de transmissão do evento em 2007.
Em 1º de março a emissora começa a transmitir sinal diferenciado para as emissoras da rede que estão situadas em estados que têm 1 hora a menos em relação ao Horário de Brasília, algo semelhante a Rede Fuso, da Globo. A medida fez-se necessária em razão da chamada Classificação Indicativa, do Ministério da Justiça.
No dia 3 de março, a Rede Record estreia a minissérie A História de Ester, uma das produções de maior investimento da emissora nos últimos anos. Protagonizada porGabriela Durlo e Marcos Pitombo.
Do dia 19 a 30 de março, a Rede Record transmitiu os Jogos Sul-Americanos de 2010 em Medellín, na Colômbia.[22] Assim como aconteceu nos Jogos Olímpicos de Inverno, a transmissão ocorre em conjunto com a Record News.
No dia 10 de abril, estreia o programa Legendários, com Marcos Mion e elenco de ex-VJs como Felipe SolariJoão Gordo e o grupo Hermes e Renato.
No dia 15 de abril, a emissora estreou a 7ª temporada do reality show Aprendiz Universitário, que depois da saída do apresentador Roberto Justus da Rede Record, passou a ter o comando do empresário e apresentador João Doria Jr.. A nova temporada foi intitulada "O melhor Aprendiz de todos os tempos". A audiência na estreia foi 6,1 pontos com picos de 8 pontos.[23]
No dia 11 de maio, em uma gravação para o programa Tudo é Possível onde estava participando a modelo e repórter do programa, Danielle Souza, quando uma enorme onda acertou em cheio a embarcação que transportava toda a equipe de produção. O acidente aconteceu com a embarcação Morcego II, em frente ao Morro da Urca. O auxiliar de produção da TV Record, Ivan Marcos Corrêa do Nascimento, 40 anos, foi socorrido ainda com vida, mas acabou morrendo no Hospital Miguel Couto, na Gávea. Um outro ocupante do barco, que naufragou, continuou internado e seu estado era estável. Chamados por um operador da Marina da Glória, os bombeiros socorreram as vitimas e resgataram uma delas na Ilha do Forte da Lage. Em nota oficial emitida na noite de terça-feira, a Capitania dos Portos comunicou sobre o acidente, mas as circunstâncias ainda não foram esclarecidas. Há indícios de que o barco tenha sido atingido por uma onda muito violenta, mas a Capitania determinou a abertura de um inquérito administrativo para apurar as causas.
No dia 18 de maio, estreou a nova novela de Marcílio Moraes, Ribeirão do Tempo, substituindo Bela, a Feia. A estreia marcou 12 pontos de média em São Paulo e 20 pontos no Rio de Janeiro atingindo a liderança no horário.
No dia 5 de setembro, a Record consegue um fato histórico na Cidade Maravilhosa. A emissora vence a Rede Globo no Rio de Janeiro em toda a média do dia, das 7h à 0h, de acordo com o Ibope. Isso significa que a Record venceu a Globo das 7h até a meia-noite pela primeira vez nos 45 anos da emissora da Família Marinho. O SBTconseguiu o mesmo feito em São Paulo, em 2001, com uma diferença ainda maior. Segundo os números do Ibope, nessa faixa horária, nenhuma outra emissora chegou sequer a empatar na liderança no Rio de Janeiro em toda era da televisão brasileira.[24]
No dia 25 de setembro a Rede Record estreia o novo reality em parceria com o Instituto Ressoar e a EndemolExtreme Makeover Social. O reality é apresentado porCristiana Arcangeli e tem o objetivo de construir creches em todo o Brasil.
No dia 28 de setembro, a emissora estreia a terceira temporada do reality-show A Fazenda. Sob o comando de Britto Jr., a nova temporada tem a presença de famoso bem polêmicos, como a repórter e apresentadora Monique Evans, o apresentador Sérgio Mallandro, a drag-queen e humorista Nany People e o músico Tico Santa Cruz. Em novo horário, ás 23 horas, a estreia do reality rural ficou na liderança em São Paulo e no Rio de Janeiro, com média de 20 pontos, contra 17 da Rede Globo.
No dia 13 de outubro, o Ministério Público pediu ao TSE aplicação de multa para a Record por ter veiculado reportagem positiva à candidata à Presidência da República do Brasil pelo segundo turno, Dilma Rousseff. A reportagem "pró-Dilma" foi ao ar no Jornal da Record do dia 5 de outubro, dois dias após a realização do primeiro turno para as eleições presidênciais do Brasil, as eleições tiveram um segundo turno entre Dilma Rousseff e José Serra, o parecer da ação era proposta pela coligação "O Brasil Pode Mais", que apoia o candidato Serra. Caso seja aceita, será a primeira rede a receber multa.[25] A emissora já foi acusada de dar apoio à Dilma, que por coincidência, o proprietário da emissora, Edir Macedo, declarou que vota nela.
No dia 19 de outubro, o Tribunal de Justiça anulou todas as acusações de lavagem de dinheiro supostamente feitas por parte da Igreja Universal do Reino de Deus para a aquisição de empresas. Porém nenhum dos meios de comunicação que havia feito as denúncias em 2009 (como a Rede Globo, a revista Veja e o jornal Folha de São Paulo) havia noticiado a inocência de Edir Macedo. Por conta disso, a Rede Record exibiu uma reportagem especial sobre o assunto no dia 24 de outubro, dentro do programa Domingo Espetacular, criticando o jornalismo do jornal, da revista e da emissora, em especial a Rede Globo.[26]
No dia 24 de novembro, a Record oficializa o novo slogan da emissora. Agora é a vez da Record, que tem como principal ideia que em 2011 será o ano de crescimento da Rede Record.[27]
Na noite do dia 24 de novembro o jornalista Luiz Bacci, âncora do telejornal local SBT Rio, deixa o SBT e assina contrato com a Rede Record, o curioso é que o profissional assinou com a Record em menos de algumas horas após o SBT ter comunicado a imprensa que o profissional iria apresentar o informativo Boletim de Ocorrências em rede nacional. Na Record, o jornalista irá ancorar o telejornal local RJ Record.[28]
No dia 26 de novembro, a Record registra recorde de audiência em média-dia (07h e 00h) no Rio de Janeiro, impulsionada pela cobertura da guerra de violência no Rio de Janeiro e por programas de grande audiência da casa. A emissora teve média de 15 pontos.
No dia 30 de novembro a Record concretiza a operação de mais um desfalque a afiliadas do SBT. A partir de fevereiro de 2011, a TVB, de Campinas (SP) e região se junta a Rede Record.[29]
No dia 5 de dezembro a emissora exibiu no quadro Grande Reportagem do Domingo Espetacular uma reportagem-homenagem a Silvio Santos, às vésperas do "dono do baú" completar 80 anos. Durante toda a exibição da matéria, a Record ficou na liderança isolada em audiência, deixando a Rede Globo e o próprio programa de Silvio Santos no SBT, o Programa Silvio Santos para trás.[30]
No último mês de 2010, o noticiário Fala Brasil, após 17 meses em primeiro lugar, perde a liderança para a Rede Globo, após alguns ajustes a emissora dos Marinho retornou ao primeiro lugar.[31]

[editar]2011

No dia 1º de janeiro de 2011, Dilma Rousseff tomou posse como presidente do Brasil. Durante a recepção dos convidados, no Palácio do Planalto, os dirigentes da Record cumprimentaram Dilma no Palácio do Planalto. Em encontro reservado no segundo andar do prédio, a nova presidente recebeu diversas autoridades internacionais e poucos convidados especiais. Entre os convidados, Edir Macedo, proprietário da Rede Record, e alguns diretores da emissora; como Alexandre Raposo, presidente da emissora, Marcos Pereira, diretor corporativo e Douglas Tavolaro; foram dos convidados para a cerimônia. A alta cúpula da Record foi à Brasília cumprimentar a presidente Dilma e levar uma mensagem de boa sorte e sucesso ao novo governo. Edir Macedo esteve acompanhado pelo presidente da Record Alexandre Raposo, do presidente corporativo do Grupo Record Marcos Pereira, e do vice-presidente de jornalismo da emissora Douglas Tavolaro[32]. A alta cúpula da Rede Record foi a única (de todos os veículos de mídia brasileiros) convidada para esta cerimônia, que contou (além da própria Record) na transmissão ao vivo, com outras emissoras concorrentes.[33]. O fato ganhou repercussão na mídia[34].
No dia 1º de janeiro, estreou a quarta temporada do programa 50 por 1. No dia 16 de julho foi exibido o último episódio desta temporada.
No dia 4 de janeiro, a emissora estreou a minissérie bíblica Sansão e Dalila, protagonizada pelos atores Fernando Pavão e Mel Lisboa. Produzida em HD[35]. No dia 2 de fevereiro, foi exibido o último capítulo da minissérie.
No dia 5 de janeiro , a emissora começou a anunciar em sua grade de programação as últimas semanas da reprise da novela Os Mutantes, ou seja, a emissora reapresentou apenas a 1ª temporada da saga, a chamada Caminhos do Coração. A reapresentação da trama, escrita por Tiago Santiago, estreou na grade da emissora em maio de 2010 e chegou ao fim no dia 14 de janeiro de 2011, totalizando aproximadamente oito meses de reprise.[36]
No dia 18 de janeiro, a emissora enviou um comunicado à imprensa anunciando oficialmente o nome de sua nova telenovela, sucessora de Ribeirão do Tempo. De autoria de Cristianne Fridman, e direção de Alexandre Avancini, o folhetim se chamará Vidas em Jogo. A previsão de estreia é para abril. Estão confirmados no elenco Vanessa GerbelliThaís FersozaLucinha LinsGuilherme BerenguerJussara FreireBeth GoulartLeonardo Vieira e outros.[37]
No dia 23 de janeiroAna Hickmann fica na liderança em audiência. Ela venceu o apresentador concorrente Fausto Silva no Ibope da Grande São Paulo. Das 15h30 às 16h15, horário em que o programa da Record e o da TV Globo se enfrentaram, o Tudo é Possível marcou média de 11 pontos contra 10 do Domingão do Faustão.[38]
Em fevereiro, a TV Record Centro-Oeste emissora da Rede Record em Brasília volta se chamar TV Record Brasília.
No dia 5 de fevereiro, estreou a segunda temporada do programa Legendários. A atração estava fora do ar desde o dia 25 de dezembro de 2010, de férias.
No dia 8 de fevereiro, a série Todo mundo odeia o Chris passa a ser exibido em alta definição (HDTV). Mas em 20 de junho deste ano, com a "re-estreia" do Cidade Alerta, o seriado saiu do ar, voltando no dia 4 de julho como "especial de férias" dentro do programa Tudo a Ver. No dia 06 de julho, o seriado deixou de ser exibido dentro do Tudo a Ver, ganhando horário próprio às 16h00. No dia 11 de julho deixou de ser exibido, voltando ao ar 4 dias depois e às 15h20, logo após o E Aí, Doutor?. Em 18 de julho a série saiu do ar e voltou para a grade diária no dia 16 de agosto, às 15h20[39], mas em 29 de agosto passou a ser exibido a partir das 16h45, sucedendo o Tudo a Ver. O seriado também é exibido nas manhãs de domingo da emissora.
No dia 8 de fevereiro, a emissora estreou a quinta temporada (parcialmente exibido como quarta e quinta temporada como quadro do programa Tudo é Possível, em 2010) do reality show Troca de Família. No dia 31 de março, foi exibido o último episódio desta temporada.
No dia 12 de fevereiro, o programa diário Hoje em Dia deixou de ser exibido aos sábados. Em seu lugar, das 10h às 12h, entrou o Esporte Fantástico. O Esporte Fantástico, dessa forma, terá maior duração. Antes era exibido das 13h às 14h15. Oficialmente, a mudança visa ampliar o espaço do Esporte Fantástico no ano do Pan de Guadalajara (México), que a Record transmitirá na TV aberta. Trata-se também de um teste de um novo horário para o esportivo da Record. Antes, a faixa das 10h às 13h dos sábados era ocupada por programas locais na maioria das afiliadas. O Hoje em Dia era praticamente limitado ao eixo Rio-São Paulo. Com a exibição do Esporte Fantástico das 10h às 12h, os programas locais passaram a ir ao ar das 12h às 15h.[40]
No dia 21 de março, a emissora estreou a novela Rebelde, versão brasileira da trama que fez sucesso no México. É a segunda produção em parceria com a emissora mexicana Televisa, depois da bem-sucedida Bela, a Feia, exibida entre 2009 e 2010. A versão brasileira de Rebelde inaugura um novo horário de teledramaturgia na Record, o das 19 horas, tem um orçamento de R$250 mil para cada capítulo, e é a primeira novela da emissora produzida totalmente em alta definição.[41]
No dia 5 de abril, a emissora estreou a quarta temporada do reality show Ídolos. O apresentador Rodrigo Faro continua no comando da atração, ao lado do diretor musical Marco Camargo, que terá como companheiros na bancada de "novos jurados", Luiza Possi e Rick Bonadio. A edição de 2011 da atração teve recorde de inscritos, foram 49 mil candidatos ao todo. Em paralelo ao processo de seleção do reality nas regiões sul e sudeste do país, audições extras foram realizadas emFortalezaSalvadorBelém e Recife.[42] No dia 14 de julho foi exibido o último programa desta quarta temporada.[43]
No dia 3 de maio, a emissora estreou a novela Vidas em Jogo, na faixa das 22h, substituindo a novela Ribeirão do Tempo que acabou um dia antes, na segunda-feira, dia2 de maio. De autoria de Cristianne Fridman e dirigida por Alexandre AvanciniVidas em Jogo conta em sua história principal a de um grupo de amigos que fatura uma "bolada" na loteria e vê suas vidas mudarem radicalmente. O dinheiro - e as consequências que o excesso (ou a falta dele) podem causar à vida das pessoas - norteia o folhetim.[44]
No dia 23 de maio, estreou às 16h15 o programa E Aí, Doutor?. Versão brasileira de The Dr. Oz Show, "E aí, Doutor?" tem o médico Antonio Sproesser Jr. como apresentador e conta com a direção de Margarete Noé e direção geral de Elisabetta Zenatti.[45] Desde a estreia o programa passou a sofrer com as alterações de horário; primeiro passou das 16h15 para às 15h50, depois das 15h50 para às 16h30 e, desde o dia 27 de junho é exibido às 14h30.[46]
No dia 23 de maio, a emissora contrata o Comandante Hamilton, além de toda a estrutura aérea e seu filho, Uan Gimenes Rocha. O Comandante Hamilton é o piloto de helicóptero mais conhecido do país, e estava trabalhando no programa Brasil Urgente, da TV Bandeirantes, onde conduzia os principais acontecimentos da região metropolitana de São Paulo. Hamilton será aproveitado nos principais telejornais da TV Record de São Paulo, do início da manhã até a noite.[47]
No dia 5 de junho, a emissora reestreia o Repórter Record, às 23h10, logo após o Domingo Espetacular, com a apresentação do jornalista Marcelo Rezende. O programa foi extinto em julho de 2010, mas para aumentar a audiência do final das noites de domingo a emissora decidiu por voltar com o jornalístico.[48] Ao final do programa A Fazenda do dia 14 de agosto, domingo, o apresentador Britto Jr. anúnciou que a partir do próximo domingo, dia 21 de agosto, o reality passaria a ser exibido logo após oDomingo Espetacular, no horário do Repórter Record. Com isto, o jornalístico apresentado por Marcelo Rezende não foi exibido durante aquela semana, voltando na próxima, mas às sextas-feiras (a partir de 26 de agosto) no horário do Câmera Record (que entra em recesso e volta no mês de outubro, conforme a imprensa noticiou). Mas o Repórter Record mudou, com isso, o tema. De reportagens investigativas, mostrando as operações policiais,passou para a pauta que o Câmera Record abordava: curiosidades, viagens, serviço, finanças e locais nunca antes vistos na TV. Ou seja, para o telespectador mudou apenas o nome do programa de sextas-feiras, o apresentador e o cenário onde o mesmo apresenta.[49]
No dia 16 de junho, o apresentador José Luís Datena foi contratado pela emissora estreando em 20 de junho, no novo Cidade Alerta, o qual comandou em 1999 até meados de 2003.[50] Mas no encerramento do Cidade Alerta do dia 29 de julho, o apresentador encerrou o programa com a segunte frase: "Muito obrigado. E até um dia". Ele se despediu dos telespectadores após quebrar, novamente, contrato de quatro anos, com menos de um mês no ar. A carta de demissão seria entregue assim que deixasse o estúdio da Record. A assessoria de imprensa não comenta a situação.[51]Substituindo Datena, o jornalista William Travassos assumiu temporariamente a apresentação do Cidade Alerta em 1º de agosto.[52] Oito dias depois, em 16 de agosto, Travassos dá lugar a Reinaldo Gottino.[53]
No dia 11 de julho, é anunciada a volta de Roberto Justus ao canal. O empresário e apresentador rescindiu de forma amigável seu contrato com o SBT, onde durante dois anos apresentou os games Um Contra Cem e Topa ou não Topa, e que teria vigência até 2013. Justus começará, no dia 1º de Agosto, o projeto de um novo programa semanal na Record. Portanto, não voltará para o comando de O Aprendiz, que continuará sendo apresentado por João Dória Júnior.[54]
No dia 11 de julho, o Jornal da Record passou a ser exibido mais cedo (antes era às 20h30), às 19h40 (fazendo "dobradinha" com o Cidade Alerta), e a novela Rebeldeentra no ar um pouco mais tarde, às 20h30 (antes era exibido às 19h30). A decisão altera toda a estratégia da Record em sua disputa com a TV Globo nessa faixa de horário. Antecipando seu principal telejornal, a Record coloca notícia para bater de frente com novela das sete da Globo e escala a trama jovem Rebelde para combater oprincipal telejornal da TV Globo. Para efetuar as mudanças, a Record teria se baseado em pesquisas de mercado, elas apontaram que seu público gostaria de ver notícias mais cedo. A pesquisa também teria identificado que os jovens que já souberam tudo na internet durante o dia, não precisam ver o Jornal Nacional, da TV Globo.[55]
No dia 19 de julho, estreou, na faixa das 23h (substituindo o Ídolos-que acabou, a quarta temporada, no dia 14 de julho[56]), a quarta temporada do reality show A Fazenda. Com apresentação de Britto Júnior e direção geral de Rodrigo Carelli, o programa tem um investimento de US$ 5 milhões em equipamentos e com um pioneirismo: pela primeira vez na história da televisão brasileira um reality show será exibido em HD.[57]
No dia 23 de julho, estreou (substituindo a 4º temporada do 50 por 1, que teve seu último episódio exibido no dia 16 de julho) a segunda temporada do programa Extreme Makeover Social, com apresentação de Cristiana Arcangeli. A novidade desta temporada, composta por 12 episódios é que, além de creches, outros locais como escolas, bibliotecas e casas de apoio também serão reformadas. Além disso, o foco é viajar por todo o Brasil e, neste ano, Cristiana Arcangeli conta com um time fixo de colaboradores, composto pela assistente social Luciana Biondi e os designers Lao Napolitano e Estevão Toledo. Extreme Makeover Social é exibido nas noites de sábado, logo após o programa Legendários.[58]
Na madrugada do dia 9 para 10 de agosto, a participante, da quarta temporada de A FazendaDuda Yankovich foi expulsa (de acordo com as regras) do programa por ter agredido o ator Thiago Gagliasso (o ato aconteceu, na tarde do dia 8 de agosto, após um desentendimento, entre eles, durante um jogo de basquete na piscina). Fato (expulsão de partcipante de um reality show) inédito na história da televisão brasileira. Antes do apresentador Britto Jr anunciar a decisão, Duda Yankovich reconheceu que errou e que conhecia as regras do programa. Logo após a expulsão da participante, o apresentador informou que um (a) novo (a) participante ira entrar no jogo, para substituir Duda Yankovich, ainda naquela semana (o que ocorreu na madrugada do dia 11 para 12 de agosto, entrando na sede do reality a modelo Dani Bolina[59][60]).[61]O fato ganhou bastante repercussão da mídia, desde o ocorrido, no dia 8 de agosto e, mais ainda após a expulsão da participante,[62]e a decisão da Record, de cumprir a regra do programa, foi muito elogiada pela imprensa e telespectadores, que se manifestaram na internet.[63][64][65]
No dia 29 de agosto, o jornalista Ricardo Feltrin publicou em sua coluna no site "F5", da Folha de S. Paulo, que a menos de um ano das Olimpíadas de Londres, aRecord Internacional promoveu troca de diretores na divisão da emissora no Reino Unido. O diretor Álvaro Peixoto, será substituído por outro. O nome ainda não foi anunciado pelo presidente da Record Internacional, Aroldo Martins. A mudança visa preparar a sede "britânica" para receber pessoal na cobertura de Londres 2012, cuja transmissão ao Brasil será exclusividade da Record. Segundo a Folha de S. Paulo, entre outros problemas, o ex-diretor Peixoto nunca aprendeu o inglês, apesar dos anos que morou no Reino Unido.[66]
No começo da tarde do dia 29 de agosto, a emissora divulgou um comunicado á imprensa se dizendo vítima de informações "equivocadas" sobre a "recente reestruturação de investimentos". Sem apontar nomes ou veículos, a emissora afirma que seu "objetivo maior" ainda é "assumir o primeiro lugar" em audiência. O comunicado se refere a notícias divulgadas pela imprensa semana antes, a respeito de possível mudança de Honorilton Gonçalves (vice-presidente artístico e de produção da emissora); e de que a emissora estaria diminuindo os seus custos, com proibição de horas extras de seus funcionários e fiscalizando os serviços prestados pelos mesmos. Em respeito à opinião pública, aos telespectadores, anunciantes e aos seus milhares de parceiros em todo o país, a emissora decidiu se manifestar através do comunicado[67]
Compart

Por: Multimidia Info

Navegue pela Data e encontre as Matérias em Ordem Cronológica.