Afinal, quem não já ouviu estalos durante a noite? Esse fenômeno tão misterioso é chamado de “dilatação térmica”. Ou melhor, esse nome é dado ao aumento de volume de um corpo ocasionado pelo aumento de sua temperatura.
Se um corpo é aquecido, aumenta sua energia térmica, isso faz com que as moléculas se agitem. Neste caso elas precisam de mais espaço e acabam se afastando uma das outras, aumentando o volume do corpo submetido ao calor.
O fenômeno ocorre também quando resfriamos algo, mas ao invés das moléculas se afastarem, elas iram se juntar. Isso fará com que o corpo perca volume.
Mas por que ouvimos estalos?
Simples, como já falamos aqui o corpo em que está sendo submetido a dilatação térmica tende a ganhar ou perder volume. Quando ocorre uma mudança de temperatura no ambiente as coisas (principalmente os móveis) ao seu redor “mudam de tamanho”, ou seja, dilatam-se ou contraem-se. Este processo todo faz esses barulhos estranhos que você ouve todos os dias.
Além de estalos, a dilatação térmica pode fazer rachaduras no cimento, partir fios telefônicos e até mesmo curvar torres elétricas.
Nenhum comentário:
DÊ SUA OPINIÃO, COMENTE ESSE POST.