CURIOSIDADES / Por que ouvimos estalos durante a noite?

Afinal, quem não já ouviu estalos durante a noite? Esse fenômeno tão misterioso é chamado de “dilatação térmica”. Ou melhor, esse nome é dado ao aumento de volume de um corpo ocasionado pelo aumento de sua temperatura.

Se um corpo é aquecido, aumenta sua energia térmica, isso faz com que as moléculas se agitem. Neste caso elas precisam de mais espaço e acabam se afastando uma das outras, aumentando o volume do corpo submetido ao calor.

O fenômeno ocorre também quando resfriamos algo, mas ao invés das moléculas se afastarem, elas iram se juntar. Isso fará com que o corpo perca volume.

Mas por que ouvimos estalos?

Simples, como já falamos aqui o corpo em que está sendo submetido a dilatação térmica tende a ganhar ou perder volume. Quando ocorre uma mudança de temperatura no ambiente as coisas (principalmente os móveis) ao seu redor “mudam de tamanho”, ou seja, dilatam-se ou contraem-se. Este processo todo faz esses barulhos estranhos que você ouve todos os dias.

Além de estalos, a dilatação térmica pode fazer rachaduras no cimento, partir fios telefônicos e até mesmo curvar torres elétricas.
CURIOSIDADES / Por que ouvimos estalos durante a noite? CURIOSIDADES / Por que ouvimos estalos durante a noite? Reviewed by MultiMidia Info on 12:24:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

DÊ SUA OPINIÃO, COMENTE ESSE POST.

Comente com o Facebook:

Continue Conectado com essas matérias similares 👇

Tecnologia do Blogger.