DirectX 12 não vai exigir troca de placa de vídeo

Reprodução

GTX 980: placa da Nvidia terá suporte à nova tecnologia da Microsoft, assim como outras placas das séries 900, 700, 600, 500 e até 400 da marca

Gustavo Gusmão, de INFO Online

São Paulo - Apesar de ter dado a entender durante o evento do meio desta última semana que o DirectX 12 exigiria novas placas de vídeo, a Microsoft parece ter voltado atrás. Segundo reportagens do Polygon e da PCWorld, a empresa, a Nvidia e a AMD confirmaram que “a maior parte do hardware moderno de PCs gamers vai funcionar bem” com a nova tecnologia.

“Apesar de não estarmos preparados para detalhar tudo relacionado ao DirectX 12, nós podemos dizer que estamos trabalhando junto com nossos parceiros de hardware para nos assegurarmos de que a maior parte dos componentes de hardware modernos funcionem bem com a tecnologia”, escreveu um porta-voz da empresa, em comunicado.

Na lista de parceiros, estão incluídas as placas baseadas nas arquiteturas Kepler, Maxwell e Fermi (séries 400, 500, 600, 700 e 900) da Nvidia, por exemplo. A AMD, com a GCN (séries HD7000, R7 e R9), e a Intel, com seus processadores Core a partir da quarta geração (a Haswell), também não ficarão de fora.

A confusão em torno da compatibilidade de placas com o DX12 começou na coletiva realizada após o evento. Durante a sessão de perguntas e respostas, um repórter do site Rock Paper Shotgun levantou a questão – e Mika Ybarra, diretor da MS, respondeu que, para aproveitar “todos os benefícios da tecnologia, a resposta é sim”.

O DirectX 12 foi anunciado pela Microsoft junto com a integração entre PCs e Xbox Ones, e promete performance até 50% acima da vista no DirectX 11, além de melhor aproveitamento de bateria em notebooks. O sistema consegue esse ganho de performance ao distribuir, de forma mais eficiente, a carga de trabalho entre os núcleos de uma GPU, que passam a executar processos de forma mais igualitária.

A tecnologia, porém, só estará disponível com o Windows 10, que ainda está em fase de testes e deve chegar oficialmente mais para o final de 2015. Mais detalhes sobre o DX12 serão revelados durante a Game Developers Conference, em março deste ano.
DirectX 12 não vai exigir troca de placa de vídeo DirectX 12 não vai exigir troca de placa de vídeo Reviewed by MultiMidia Info on 22:14:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

DÊ SUA OPINIÃO, COMENTE ESSE POST.

Comente com o Facebook:

Continue Conectado com essas matérias similares 👇

Tecnologia do Blogger.