CURIOSIDADES / Por que as noites sem nuvens são mais frias?

O que é a perda radiativa?

Quem está no campo sabe que noite de geada é noite de frio, mas estrelada, com poucas nuvens e ar parado. Os dias de verão normalmente são quentes desde o amanhecer, mas as noites de verão com poucas nuvens são mais frescas do que as noites com muitas nuvens e as pancadas de chuva.

A quantidade de nuvens é um importante fator que interfere no aquecimento do ar durante o dia e no resfriamento da atmosfera durante a noite. É um regulador da temperatura!

O resfriamento da atmosfera e do solo é chamado tecnicamente de perda radiativa e acontece durante o dia e também durante a noite. Existe uma constante troca de calor entre o ar e a superfície e também entre o ar e a camada de nuvens que eventualmente está sobre um lugar. O resfriamento noturno está muito relacionado com a formação do nevoeiro do amanhecer e da geada.

As nuvens, o solo, as árvores, os prédios, a água, tudo absorve e emite calor, mas de forma, em intensidade e num tempo diferente para tipo de material.

De forma geral, a temperatura do ar na superfície numa noite sem nuvens é menor que numa noite com muitas nuvens. Este efeito ocorre em qualquer lugar do planeta e em qualquer época do ano. 
CURIOSIDADES / Por que as noites sem nuvens são mais frias? CURIOSIDADES / Por que as noites sem nuvens são mais frias? Reviewed by MultiMidia Info on 21:28:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

DÊ SUA OPINIÃO, COMENTE ESSE POST.

Comente com o Facebook:

Continue Conectado com essas matérias similares 👇

Tecnologia do Blogger.