SOBRE AUTO / Ingenuidade de internauta viraliza ação da BMW

De ontem para hoje, redes sociais bombaram com a foto de uma viatura da Polícia Militar de Santa Catarina – uma BMW 335i novinha em folha. O episódio, cheio de versões replicadas sem o mínimo de avaliação, serve para ilustrar o quanto a humanidade ainda engatinha no quesito “pensamento crítico” em relação ao que consome e compartilha online.

Houve quem propagasse – sem checar a veracidade — versões como “BMW vai doar 100 viaturas para PM e obter isenção fiscal por 25 anos”, obviamente refutada tanto pelo Comando da PM catarinense quanto pela BMW. 

Outras versões davam conta de que o Governo de Santa Catarina estaria comprando veículos da montadora alemã, que acaba de instalar uma fábrica em Araquari, perto de Joinville. Não faltou uma chuva de críticas ácidas a essa “notícia”, especialmente seguindo na linha de “dinheiro para comprar carro caro tem, mas para pagar um salário decente para os policiais ou colocar gasolina nos veículos já existentes na frota, não”. 

E dá-lhe circular a foto nos grupos do Whatsapp, no Facebook, no Twitter. Os que pararam para olhar com mais cuidado a informação perceberam logo que era uma ação de marketing da BMW, aproveitando as comemorações dos 180 anos da PM de Santa Catarina. A montadora “plotou” um modelo 335 para ilustrar como seria uma BMW com roupagem de viatura, e a colocou ao lado de outros veículos utilizados pela corporação ao longo de sua história, em uma exposição em um shopping no município de São José, pertinho de Florianópolis. Só isso. 

É válido o questionamento se a ação de marketing não foi um tiro no pé, pois ao invés de valorizar a marca, estaria associada a um suposto mau uso do dinheiro público, um “esbanjamento” que denegriria a imagem da BMW. Mas não é isso que estamos discutindo neste post. O nó da questão é o quanto os internautas são capazes de replicar sem pensar uma informação muitas vezes manipulada e alterada só para causar furor.

A viralização da foto mostra que as pessoas gostam da polêmica, do barulho, mas não se preocupam nem um minuto se estão ajudando a propagar uma informação completamente equivocada. Bastaria olhar a foto de outro ângulo – o ambiente da exposição de carros – para entender a verdade. Mas a limitação de pensamento chegou às raias do absurdo: houve gente que, mesmo ao pé da notícia verdadeira, foi capaz de escrever comentários indignados porque “a PM de Santa Catarina está comprando BMW” ou, ao contrário, “finalmente teremos uma frota de primeiro mundo”. Não leu a matéria, cidadão? Então leia, antes de simplesmente emitir uma opinião.

As redes sociais são um ambiente democrático, livre e excelente para compartilhar conteúdo. Mas, do lado negativo, são terreno fértil para ignorantes, inconsequentes e manipuladores exercerem seu poder de “ter voz”, colaborando para criar cenas que não existem, fomentando ódios e replicando notícias bombásticas sem sequer cogitar, por um minuto apenas, que elas podem ser falsas.

Claro, houve quem distribuísse a foto da viatura da BMW como gozação, brincadeira. Mas muita, muita gente levou a sério.

Enquanto não houver uma educação digital, capaz de ajudar as pessoas a discernir o que estão consumindo e principalmente o que estão reproduzindo na internet, continuaremos a ver um monte de bobagens circulando e influenciando de maneira negativa a cultura e o conhecimento.a

SOBRE AUTO / Ingenuidade de internauta viraliza ação da BMW SOBRE AUTO / Ingenuidade de internauta viraliza ação da BMW Reviewed by MultiMidia Info on 22:49:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

DÊ SUA OPINIÃO, COMENTE ESSE POST.

Comente com o Facebook:

Continue Conectado com essas matérias similares 👇

Tecnologia do Blogger.