Joanna



Maria de Fátima Gomes Nogueira (Rio de Janeiro27 de janeiro de 1957), mais conhecida como Joanna, é uma cantoracompositora e instrumentista brasileira.



Biografia

Criada no subúrbio carioca, a carreira de cantora teve início quando da participação em festivais do interior do estado e atuou também comobacking vocal de conjuntos de bailes e casas noturnas. Devido ao sucesso no programa de calouros A Grande Chance, assinou com a gravadora RCA, que posteriormente se transformou em BMG (atualmente Sony BMG), que lançaria quase todos os discos. O primeiro LPgravado foi Nascente, que vendeu oitenta mil cópias e a ele pertence o primeiro grande êxito popular da carreira, a canção Descaminhos(parceria sua com Sarah Benchimol). Joanna foi uma mulher muito batalhadora, e por isso teve muito reconhecimento em tudo o que fez.

[editar]Trajetória artística

Os discos tinham uma linha mais comercial no início da carreira, principalmente de canções para trilha sonora de telenovelas e atendendo a tendências mercadológicas e por isso, todos receberam muitas críticas negativas. Joanna consagrou-se como cantora popular através das interpretações de canções românticas, que são as mais recorrentes na carreira. As canções Recado (Renato Teixeira), seguida pelo sucesso de EspelhoBrilhanteMomentosQuarto de hotel e Uma canção de amor (as duas últimas de autoria de Gonzaguinha, de quem gravou muitas canções especialmente para uma intérprete), Nos bailes da vida e de maior apelo popular como Amanhã talvez e Amor bandido (ambas da dupla Michael Sullivan e Paulo Massadas), foram um sucesso de execução e vendagem.
Desde a década de 1960, quando surgiram os especiais do Festival de Música Popular Brasileira (TV Record) até o final da década de 1980, a televisão brasileira foi marcada pelo sucesso dos espetáculos transmitidos; apresentando os novos talentos registravam índices recordes de audiência. Em 1980 gravou o especial Mulher 80 (Rede Globo), um desses momentos marcantes da televisão; o programa exibiu uma série de entrevistas e musicais cujo tema era a mulher e a discussão do papel feminino na sociedade de então abordando esta temática no contexto da música nacional e da inegável preponderância das vozes femininas, com Maria BethâniaElis ReginaFafá de BelémZezé MottaMarina LimaSimone, Joanna, Gal CostaRita Lee e as participações especiais das atrizes Regina Duarte e Narjara Turetta, que protagonizaram o seriado Malu Mulher.
Valendo-se ainda do filão engajado da pós-ditadura e feminismo, cantou, ainda que com uma participação individual diminuta, no coro da versão brasileira de We Are the World, o hit americano que juntou vozes e levantou fundos para a África ou USA for Africa. O projetoNordeste Já (1985), abraçou a causa da seca nordestina, unindo 155 vozes num compacto, de criação coletiva, com as canções Chega de mágoa e Seca d´água. Elogiado pela competência das interpretações individuais, foi no entanto criticado pela incapacidade de harmonizar as vozes e o enquadramento de cada uma delas no coro.
O maior sucesso de vendagem foi o disco auto-intitulado de 1986, que vendeu cerca de 600 mil cópias e contou com a participação especial do grupo Roupa Nova. Este álbum levou Joanna a turnês mundiais pelos países de língua latina, onde alcançou grande sucesso e recebeu inúmeros prêmios. No álbum Primaveras e verões (1989), comemorativo dos dez anos de carreira, gravou canções de compositoreshabituais daquela fase, e também trouxe uma parceria sua com CazuzaNunca sofri por amor.

[editar]Década de 1990

Na década de 1990, deixou o repertório comercial temporariamente de lado e se dedicou a ambiciosos projetos especiais, lançando os discos Joanna canta Lupicínio (1994), um tributo ao compositor Lupicínio Rodrigues que vendeu cerca de 400 mil cópias e Joanna em samba-canção (1997), que trouxe diversas canções consagradas do gênero. Ambos foram produzidos por Roberto Menescal e este último originou um elogiado espetáculo que obteve excelente aceitação de público e crítica especializada. Prosseguiu com a primeira produção de um CD totalmente em uma língua estrangeira, Intimidad (1998), no qual interpretou canções consagradas do bolero latino-americano e hispânico. Produzido por Armando Manzanero e gravado totalmente fora do Brasil, este acabou por atingir a marca de 250 mil cópias vendidas.
O último trabalho neste caminho foi 20 anos (1999), comemorativo dos vinte anos de carreira, que trouxe regravações dos antigos sucessos entre outros choros e sambas de raiz inéditos. Entre os méritos este contava ser o primeiro disco ao vivo, cujo maior sucesso foi a inédita Tô fazendo falta,que trouxe Joana de volta ao sucesso com a música ficando entre as 5 mais tocadas no ano, apresentada em duas versões; desta vez o disco acabou atingindo a marca de 210 mil cópias vendidas. No ano seguinte o CD originalmente duplo seria relançado numa versão simples pela gravadora Som Livre, que trouxe parte do repertório e ainda a inédita Nada sério regravada no disco seguinte, Eu estou bem. Na década de 1990, também lançou os discos Joanna (1991), Alma, coração e vida (1993) e Sempre no meu coração (1995), todos com grande sucesso de vendagem e execução. Inclusive a versão em CD do segundo trouxe duas faixas-bônus: Água e vinho e Fruto proibido.

[editar]Curiosidades

Em 2001 voltou a investir no repertório comercial com o CD Eu estou bem, que mesclou canções inéditas e regravações, investindo numa incursão ao pop. A reedição deste CD contou com a canção A Padroeira, tema de abertura da novela homônima, de Walcyr Carrasco. Neste mesmo ano saiu da BMG, transferindo-se para a Sony Music, três anos antes da fusão com a antiga gravadora, onde lançou dois discos: Em Oração e Todo Acústico.
A gravação do CD Em Oração, gravado ao vivo na cidade paulista de Aparecida, rendeu o primeiro DVD da carreira cujo conceito foi uma homenagem a Nossa Senhora Aparecida, por quem desde a infância nutre uma extrema devoção. O disco seguinte, Todo acústico, trouxe regravações dos antigos sucessos entre outras canções consagradas neste formato, contando com as participações especiais de Maria BethâniaFagnerJorge Aragão e o grupo KLB.
Em 2004 chegou aos vinte e cinco anos anos de carreira com o disco 25 anos entre amigos (Universal Music), e dois anos depois, veioJoanna ao vivo em Portugal, país este onde goza de grande popularidade, lançado pela Som Livre, que é o terceiro álbum ao vivo e o segundo DVD; no repertório, alguns fados e regravações dos antigos sucessos. O atual trabalho é Joanna em Pintura Íntima (2007), que novamente rendeu um DVD.
Desde o início da carreira, Joanna gravou ininterruptamente discos de grande vendagem, o que faz com que ela seja uma das cantoras brasileiras mais famosas tanto no país de origem como no exterior, como também na Argentina. Recebeu também centenas de prêmios e troféus e foi considerada na América Latina A melhor cantora do Mercado Latino, com o prêmio Ibero América dos anos 90. Já em Portugal, ela e a cantora portuguesa de fados Amália Rodrigues, ganharam prêmio similar, o Caravela de Prata.

[editar]Discografia

  • 1979: Nascente - RCA Victor - 120.000 cópias
  • 1980: Estrela Guia - RCA Victor - 70.000 cópias
  • 1981: Chama - RCA Victor - 80.000 cópias
  • 1982: Vidamor - RCA Victor - 60.000 cópias
  • 1983: Brilho e paixão - RCA Victor - 150.000 cópias
  • 1984: Joanna - RCA Victor - 200.000 cópias
  • 1985: Joanna - RCA Victor - 290.000 cópias
  • 1986: Joanna - RCA Victor - 600.000 cópias
  • 1988: Joanna - BMG Ariola - 280.000 cópias
  • 1989: Primaveras e verões - BMG Ariola - 180.000 cópias
  • 1991: Joanna - BMG Ariola - 150.000 cópias
  • 1993: Alma, coração e vida - BMG Ariola - 90.000 cópias
  • 1994: Joanna canta Lupicínio - BMG Ariola - 400.000 cópias
  • 1995: Sempre no meu coração - BMG Ariola - 80.000 cópias
  • 1997: Joanna em Samba-Canção - BMG Ariola - 50.000 cópias
  • 1998: Intimidad (em espanhol) - BMG Ariola - 250.000 cópias
  • 1999: Joanna 20 Anos (ao vivo) - BMG Ariola - 210.000 cópias
  • 2001: Eu estou bem - BMG Ariola - 50.000 cópias
  • 2002: Joanna em Oração (ao vivo) - Sony Music - 40.000 cópias
  • 2003: Todo Acústico - Sony Music - 30.000 cópias
  • 2004: Joanna 25 anos entre Amigos - Sony Music - 40.000 cópias
  • 2006: Joanna ao vivo em Portugal - Universal Music - 35.000 cópias
  • 2007: Joanna em Pintura Íntima ao vivo - Som Livre - 30.000 cópias
Joanna Joanna Reviewed by MultiMidia Info on 22:24:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

DÊ SUA OPINIÃO, COMENTE ESSE POST.

Comente com o Facebook:

Continue Conectado com essas matérias similares 👇

Tecnologia do Blogger.