Vírus para Android pode destruir seu smartphone

Flickr/greyweed/Creative Commons
Android; aplicativos podem se infiltrar no smartphone e inutilizar aparelho



 Um novo vírus para smartphones com sistema operacional Android é capaz de destruir o seu aparelho. O programa malicioso entra na raiz do sistema e é muito difícil de ser removido, exigindo a troca do dispositivo, em alguns casos.

A empresa de segurança digital Lookout encontrou20.000 amostras de apps com três vírus: Shedun, Shuanet e ShiftyBug. Essa família de malware compartilha quase o mesmo cógido e utiliza técnicas similares de infecção. 

Os aplicativos que contêm esse código podem entrar nosmartphone da vítima por meio da instalação a partir de fontes desconhecidas (ou seja, de fora da Google Play Store ou da Amazon App Store) e são capazes de remover a proteção que o Google coloca sobre a raiz do sistema, um processo conhecido como root.

Depois de fazer isso, esses apps se disfarçam de outros mais conhecidos, como Facebook, WhatsApp ou Candy Crush. Com isso, o vírus pode abrir as portas para mais conteúdos maliciosos, como outros vírus ou propagandas indesejadas.

"Para as pessoas, ter o smartphone infectado com o Shedun, o Shuanet ou o ShiftyBug significa uma viagem a uma loja para comprar um aparelho novo", de acordo com o pesquisador de segurança digital Michael Bentley, da Lookout.

A técnica que essa família de malware usa para fazer o root nos dispositivos Android não é nova. Ela é usada por programas utilizados por usuários avançados para que seja possível instalar aplicativos que precisam do root ou para remover apps que vêm instalados de fábrica. A diferença é que esses vírus removem essa camada protetora de software sem que os consumidores saibam.

Para Bentley, essa prática será adotada cada vez mais no futuro. "Acreditamos que mais famílias de adware que se disfarçam de aplicativos populares irão emergir em um futuro próximo e elas buscarão chegar à área reservada do sistema para evitar que sejam removidas", segundo o pesquisador.

A instalação de aplicativos que venham de fora de lojas oficiais não é recomendada no Android. No iOS, essa prática é proibida pela Apple – apesar de existirem formas de driblar essa proteção.
Vírus para Android pode destruir seu smartphone Vírus para Android pode destruir seu smartphone Reviewed by MultiMidia Info on 21:49:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

DÊ SUA OPINIÃO, COMENTE ESSE POST.

Comente com o Facebook:

Continue Conectado com essas matérias similares 👇

Tecnologia do Blogger.