Estereótipos culturais: mitos ou verdades

© Shutterstock Estereótipos culturais: mitos ou verdades

Relação dos brasileiros com o futebol, e dos americanos com o hambúrguer são alguns clichês famosos pelo mundo. Confira alguns mitos e verdades sobre eles

A maioria dos países carregam estereótipos que definem o padrão da população para o resto do mundo. No exterior, nós, brasileiros, somos conhecidos como simpáticos, extrovertidos, e estamos sempre relacionados ao futebol e ao carnaval. Clichês à parte, sabemos que nem todos gostam de jogar bola, sambar, e tampouco esbanjamos simpatia durante as 24 horas do dia. O mesmo acontece em outros países.

A gente pode até reclamar dos nossos clichês, mas também temos algumas ideias pré-formadas sobre algumas nacionalidades. Todo americano adora comer hambúrguer? O Oriente Médio é violento? Maconha é liberada na Holanda? Algumas questões podem até ser verdadeiras, mas o fato é que, quem viaja carregado de estigmas pode cometer algumas gafes durante a estadia. Para evitá-las, desvendamos algumas afirmações estereotipadas em alguns países.

Confira, a seguir, alguns dos clichês mais comuns do planeta, e descubra os mitos e as verdades por trás deles.

Todos os produtos do Paraguai são falsificados - MITO: Foi-se o tempo que comprar produto no Paraguai era sinônimo de pirataria. Hoje, a maioria das lojas - principalmente na fronteira com o Brasil -, são bem estruturadas e possuem, inclusive, acessórios de grife. Porém, realmente não há uma regulamentação rígida quanto à venda de mercadorias piratas e, como em outros lugares do mundo, elas também ganham espaço nos camelôs e prateleiras. Contudo, quem conhece o básico do produto desejado, dificilmente será enganado no país.

Chinês come cachorro - VERDADE : O cardápio chinês é repleto de pratos, digamos, peculiares. Escorpião, cavalo marinho, estrela-do-mar, aranhas e insetos são algumas iguarias livremente degustadas no país. No entanto, quando se trata de cachorro, o consumo se restringe apenas a algumas províncias. A maioria dos chineses condena a prática.

Oriente Médio é violento - VERDADE: Muitos países desta porção do planeta passam por instabilidades políticas e religiosas que culminam em graves conflitos. Contudo, não são todos. Mesmo incrustada entre a Síria, a Arábia Saudita e Israel, a Jordânia é um exemplo de nação pacífica do Médio Oriente, assim como o Catar e parte dos Emirados Árabes.

A Índia é suja - VERDADE: A Índia é povoada por nada menos que 1,2 bilhão de pessoas. Neste imenso território habitado por uma população cinco vezes maior que a do Brasil, a coleta de lixo e o saneamento básico são precários. Por isso, muitas cidades sofrem com o excesso de lixo nas ruas, nos rios e nas praias.

Maconha é totalmente liberada na Holanda - MITO: De fato, os holandeses são mais tolerantes com o consumo de drogas, principalmente maconha. Mas não é permitido fumar em qualquer lugar do país. Em lugares públicos, por exemplo, o uso é proibido. Há locais específicos para o consumo, como por exemplo, os "coffee shops", onde a droga é vendida livremente. Portar mais de cinco gramas na rua ou vendê-las pode acarretar em punições severas.

Todo americano adora hambúrguer - MITO: Os americanos são, inegavelmente, os maiores adeptos dos "junk foods" - comidas calóricas e de baixo valor nutritivo, como os hambúrgueres, cachorros-quentes e batatas fritas. Porém, nem todos os habitantes dos Estados Unidos são adoradores destas populares iguarias. Assim como no Brasil, tem gente que não gosta e mantém hábitos alimentares mais saudáveis (embora a estatística afirme que este grupo é cada vez menor).

Argentinos odeiam o Brasil - MITO: "Os brasileiros amam odiar a Argentina, enquanto que os argentinos odeiam amar o Brasil". A célebre frase do sociólogo argentino Pablo Alabarces traduz essa rivalidade sadia. Os hermanos tem adoração pelo Brasil, e o pior é que a recíproca é verdadeira. A relação bilateral é comprovada pelo fluxo turístico na fronteira: a maioria dos turistas internacionais que visitam o Brasil vêm do território portenho, e vice-versa.

Americanos são desinformados sobre o resto do mundo - MITO: Americanos estão entre os maiores consumidores de informação do planeta. De fato, eles colocam os Estados Unidos em primeiro lugar (por uma questão óbvia de patriotismo), e não costumam ser muito bons em geografia mundial, mas quando trata-se do próprio país, são capazes de responder as 50 capitais de cor e salteado. Tudo isso por uma questão cultural, e não por ódio ou falta de informação sobre o resto do mundo.

Estereótipos culturais: mitos ou verdades Estereótipos culturais: mitos ou verdades Reviewed by MultiMidia Info on 21:35:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

DÊ SUA OPINIÃO, COMENTE ESSE POST.

Comente com o Facebook:

Continue Conectado com essas matérias similares 👇

Tecnologia do Blogger.