Chineses anunciam trem-bala entre Los Angeles e Las Vegas

Imagem do trem-bala divulgada pela empresa americana XPressWest, que está desde 2007 tentando emplacar o projeto


 Os Estados Unidos podem ganhar seu primeiro trem-bala chinês.

Uma joint venture foi anunciada nesta quinta-feira entre a China Railway Group International e a americana XpressWest para construir 370 quilômetros de trilhos entre Los Angeles, na Califórnia, e Las Vegas, em Nevada.

O capital inicial é de US$ 100 milhões com expectativa de início das obras já em setembro de 2016, mas ainda não há detalhes sobre custo total ou prazo de conclusão.

O anúncio acontece poucos dias antes de uma visita oficial do presidente Xi Jinping aos Estados Unidos e representa uma vitória para os chineses sobre o Japão, que compete no setor de trens de alta velocidade e já havia expressado interesse no trajeto L.A-Las Vegas.

A China Railway Group International é um consórcio liderado pela estatal China Railway, principal operadora de trens no país. A China tem mais de 16 mil quilômetros de trilhos para trens de alta velocidade, segundo a agência estatal Xinhua, mais do que todo o resto do mundo combinado.

Mesmo se não for excepcionalmente lucrativo, o projeto faz sentido para uma China que enfrenta desaceleração em casa, desenvolveu tecnologia e expertise para exportar, busca influência mundial e já é mais fonte do que destino de investimento. 

A XpressWest, sua parceira no projeto, é uma empresa privada americana que tenta desde 2007 construir uma linha de trem-bala na região e já conseguiu uma série das licenças necessárias de órgãos públicos para uma rota parecida com a anunciada.

Os Estados Unidos começaram recentemente a construir sua primeira linha de trem-bala entre Los Angeles e São Francisco, projeto de US$ 68 bilhões que deve ser concluído em 2029 mas ainda enfrenta muitas incertezas.

No Brasil, o projeto de trem-bala entre São Paulo e Rio de Janeiro está vivo no papel, mas não há nenhum indício de que será concretizado.
Chineses anunciam trem-bala entre Los Angeles e Las Vegas Chineses anunciam trem-bala entre Los Angeles e Las Vegas Reviewed by MultiMidia Info on 21:25:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

DÊ SUA OPINIÃO, COMENTE ESSE POST.

Comente com o Facebook:

Continue Conectado com essas matérias similares 👇

Tecnologia do Blogger.