ElectraMeccanica Solo microcarro ganha versão de carga


Lugar, há para uma pessoa só. Nem para quatro rodas há: o microcarro elétrico Solo, da ElectraMeccanica, é um simpático triciclo invertido, com duas rodas na frente e outra atrás. Mas, agora, ele ganha espaço para carga.

O veículo foi revelado da ACT Expo (de Advanced Clean Technology, “tecnologia limpa avançada”) e os presentes foram convidados a dar um passeio no carrinho.

Sua criadora, a ElectraMeccanica foi fundada em 2015 com sede em Vancouver (Canadá) e é uma das patrocinadoras do evento. Começou em 2015 como uma subsidiária da Intermeccanica, uma empresa italiana de esportivos customizados que migrou para os EUA em 1975, e se tornou uma subsidiária de sua criação em 2017.


Imagem: ElectraMeccanica/Divulgação

Apesar do aspecto quase meigo, o Solo tem poder considerável sob a carroçaria: é capaz de chegar a 130 km/h, com uma autonomia de 160 km, o que é o suficiente para ir além da cidade e fazer entregas por estradas. E o espaço de carga são respeitáveis 226 litros.

Em seus 1,34 m de altura 1,32 m de largura e 3,12 m de comprimento também cabem proteções contra impactos laterais e cabine reforçada contra capotagens, direção e freios elétricos, ar condicionado, sistema de entretenimento bluetooth.

E o tamanho nem é tão micro assim: é mais longo que um Smart EQ, que tem 2,69 m. Outra coisa que não é micro: o preço. A versão padrão já custava US$ 18.500 (R$ 95 mil na cotação de hoje). Ainda não há informação do preço da versão carga.

Conheça uma Breve história dos microcarros
O preço vai de frente com o conceito histórico de microcarro. A ideia data de depois da Segunda Guerra, na Europa, quando havia uma mistura de penúria econômica e fábricas de equipamentos militares obsoletas.

De fato, o primeiro deles foi o Kabineroller, de 1955, da fábrica de aviões da Segunda Guerra Messerschmitt. Impedida de criar caças, ela investiu em carinhos.

Messerschmitt Kabinenroller – Imagem: Stefan Kuhn/Wikimedia Commons/CC-BY-SA 3.0

Aqui no Brasil, a ideia chegou a tomar alguma tração com a Isetta, que foi construída no mundo todo e aqui foi fabricada pela Romi, um fabricante de máquinas do interior de São Paulo. Mas lá fora foi feita também pela BMW.

BMW Isetta de 1958 – Imagem: Pujanak/Wikimedia Commons/Domínio Público

A ideia nunca foi totalmente abandonada, mas a nova crise econômica, a adoção dos elétricos (que, nas versões mais baratas, tem autonomia e velocidade máxima reduzida) e a necessidade de preservação ambiental podem trazer de volta a era dos microcarros. O Solo, afinal, já leva a ideia ao quase luxo.

ElectraMeccanica Solo microcarro ganha versão de carga ElectraMeccanica Solo microcarro ganha versão de carga Reviewed by Mundo MS (Editor) on 23:20:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

DÊ SUA OPINIÃO, COMENTE ESSE POST.

Comente com o Facebook:

Continue Conectado com essas matérias similares 👇

Tecnologia do Blogger.