Tweetar Post/Página

Saiba o que esperar do evento sobre Windows 10 de amanhã


(Foto: reprodução)

O Windows 10 ficará um passo mais próximo da existência nesta quarta-feira, 21, quando a Microsoft apresentará as novas funcionalidades de seu sistema operacional voltada para o público consumidor. Como todo grande lançamento, é uma época de apostas para ver quais rumores se confirmam e quais são desmentidos.

O evento acontece às 15h no horário de Brasília com cobertura do Olhar Digital. Sem mais delongas, abaixo estão as novidades que queremos e provavelmente veremos na apresentação da Microsoft:

Cortana
A assistente pessoal Cortana é um dos “xodós” dos usuários de Windows Phone, mesmo sem entender o português (por enquanto). Com o sucesso do recurso, a Microsoft certamente colocará fará a migração da ferramenta para os desktops e todas as outras plataformas com Windows.

Já há algumas capturas de tela que dão a entender que o ícone da Cortana será colocado de forma nativa na barra de ferramentas do sistema operacional. A assistente deve operar como o mecanismo de busca interno do Windows, mas também fará buscas pela web além de todas as outras utilidades de um serviço do tipo, com lembretes, previsão do tempo, etc.

Spartan
Uma certeza: o Internet Explorer não será mais o mesmo depois do Windows 10. Se isso será bom ou ruim, no entanto, só o tempo dirá. O fato é que a Microsoft está investindo forte na remodelação de seu navegador que pode até mesmo trocar de nome, fugindo do estigma negativo que carrega a marca do IE.

Mas o Spartan, codinome do browser, será tão diferente afinal? Em interface e recursos, certamente. Internamente, nem tanto, segundo os rumores, já que continuará usando o mesmo motor de renderização do IE.

Entre os recursos especulados estão a possibilidade de rabiscar em telas de toque utilizando uma stylus, integração com a Cortana, gerenciamento de abas, suporte melhorado a extensões e atualizações regulares.

Windows Phone 10 (ou Windows 10 Mobile)
A Microsoft está apostando suas fichas na estratégia de “um Windows”, sempre afirmando que seu sistema será um só para todas as plataformas. Isso significa que, se o Windows 10 está chegando para os desktops, ele também está chegando aos smartphones.

Não houve muitos detalhes vazados até o momento sobre isso, mas o que esperamos ver é uma interface atualizada e novos recursos para celulares na mesma medida em que eles surgem nos desktops, afinal, trata-se de um sistema operacional apenas.

Além disso, seria interessante receber mais detalhes sobre como funcionarão os aplicativos universais para Windows 10, que pode ser uma arma importantíssima da Microsoft para incentivar desenvolvedores a lançarem seus aplicativos em suas lojas e manterem um suporte adequado, com atualizações. Com tantos computadores rodando Windows no mundo, essa base instalada seria uma arma fortíssima para tentar reduzir o “vão” de aplicativos entre o WP e os concorrentes.

Xbox
O console da Microsoft também é parte da estratégia de “um Windows”, e também deve ganhar um novo sistema operacional. O que isso significa, afinal de contas? Também não há muitos rumores para nos sabermos o que vem por aí.

A principal aposta é que o novo software aproximaria o Xbox One ainda mais do PC, mas ninguém sabe muito bem como a Microsoft planeja se aproveitar disso. Seria possível rodar games de Xbox no computador ou vice-versa? Afinal de contas, o que o Windows 10 oferecerá ao Xbox One em melhoria sobre games? O que sabemos é que os aplicativos universais também serão compatíveis com o Xbox, mas isso já é uma informação antiga.

Continuum
Um dos motivos pelo qual o Windows 8 não agradou a maioria por ter uma interface que privilegiava o toque num mundo onde as pessoas ainda trabalham com mouse e teclado. Agora, com o Windows 10 a intenção da Microsoft é oferecer alternativas, e o Continuum é parte primordial desta ideia.

Nós já vimos, basicamente, como é o Windows 10 para desktops com o Technical Preview lançado no ano passado. Para os tablets, não muda muita coisa em relação ao que vimos no W8. Mas e para os híbridos? É aí que entra o Continuum, que reconhece quando a tela está acoplada a um teclado e mouse ou quando o usuário prefere utilizar o touchscreen e adapta a interface de acordo com o método de uso.

Datas e preço?
Quando o Windows 10 será lançado? Quando o "Consumer Preview" do Windows 10 estará disponível para podermos testá-lo? E, afinal de contas, quanto custará esta brincadeira toda? São respostas que gostaríamos de ter já na quarta-feira.

Sobre o preço, será que a Microsoft manterá a estratégia de cobrar pelo o Windows 10? Alguns rumores já afirmaram que a empresa pensa em oferecer uma forma gratuita do sistema operacional para seus usuários, mas resta saber se isso realmente se aplicará no mundo real.
Compart

Por: Multimidia Info

Navegue pela Data e encontre as Matérias em Ordem Cronológica.