Cientistas criam documento para alertar riscos da Inteligência Artificial

Stephen Hawking

(Foto: reprodução)

Cientistas renomados como Stephen Hawking e Elon Musk acabam de divulgar uma carta aberta na qual alertam sobre os riscos do desenvolvimento crescente da Inteligência Artificial em benefício da tecnologia.

O documento foi assinado e publicado junto ao instituto Future of Life; porém, não pede o fim da pesquisa de Inteligência Artificial, e sim, a supervisão responsável para garantir que os interesses da humanidade continuem em mente.

"Existe agora um amplo consenso de que a pesquisa em Inteligência Artificial está progredindo constantemente, e que seu impacto sobre a sociedade tende a aumentar. Os benefícios potenciais são enormes, já que tudo que a civilização tem a oferecer é um produto da inteligência humana; nós não podemos prever o que poderemos alcançar quando essa inteligência for ampliada pelas ferramentas que a Inteligência Artificial pode prover, mas a erradicação de doenças e pobreza não são insondáveis. Por conta do grande potencial da Inteligência Artificial, é importante pesquisar como colher seus benefícios, evitando armadilhas potenciais", afirma o texto.

Os autores acreditam que é preciso "centrar a pesquisa não só em tornar a Inteligência Artificial mais capaz, mas também em maximizar o benefício social". Eles ainda compilaram uma série de prioridades na pesquisa que poderiam contribuir para a realização desses objetivos.

Quem quiser assinar a carta, pode incluir o seu nome aqui.

Via io9
Compart

Por: Multimidia Info

Navegue pela Data e encontre as Matérias em Ordem Cronológica.