Tweetar Post/Página

Vale do Silício: por dentro do maior polo mundial de tecnologia

                                   O Vale do Silício dita um novo modelo de trabalho que tem feito grande sucesso entre as maiores empresas de tecnologia do mundo. Aqui, no norte da Califórnia, a cerca de uma hora de San Francisco, estão os laboratórios e escritórios das principais empresas “hi-tech” do planeta; Google, Twitter, Facebook, Microsoft e Apple são apenas alguns exemplos.



Nós fomos convidados para conhecer o laboratório de inovação da coreana LG e o quartel-general do Netflix. Uma primeira surpresa: em plena sexta-feira, quando visitamos as empresas, os escritórios estavam assim; praticamente vazios... e isso é reflexo do novo modelo de trabalho que falamos há pouco

Aqui no Vale do Silício é assim: a maioria das empresas é extremamente exigente com seus funcionários; mas a exemplo do Netflix e da LG, os deixa livres para fazerem o que tem que fazer como e onde acharem melhor. Essa flexibilidade leva muita gente a trabalhar de casa ou, em uma sexta-feira ensolarada, ficar em stand-by em San Francisco para aproveitar o final de semana. A ideia é que o funcionário se sinta confortável e com liberdade para decidir o que é melhor para o seu dia a dia; claro, contanto que ele cumpra suas responsabilidades e projetos dentro de prazos determinados e com extrema excelência. Dá para imaginar isso no Brasil, com a CLT regendo as relações trabalhistas? Nem pensar!

Na LG, ficam todos no mesmo prédio e todos trabalham de forma integrada. Por todos lados as paredes são enormes quadros de avisos onde quem quiser anota ideias para novos projetos.

De laboratórios colaborativos como este, saem os produtos tecnológicos que nos surpreendem a cada novo lançamento. O mais interessante é que a estratégia vai muito além da tecnologia pura...

Nesta sala, eles convidam algumas pessoas para testarem seus protótipos e observam suas reações ao usar o produto. É como uma sala vigiada por três câmeras que cobrem todo o ambiente. Segundo eles, o mais valioso é notar quando as pessoas se frustram e identificar um problema. Para eles, os problemas são ótimos motores da inovação...

Os jovens inovadores e criativos, prometem muito mais novidades saindo aqui do Vale do Silício nos próximos anos. Aliás, recentemente, foi daqui saiu daqui um novo sistema operacional para Smart TVs completamente diferente do que já existe no mercado. Baseada toda em web, a plataforma promete transformar a experiência do usuário frente a televisores inteligentes conectados.



Uma das principais diferenças é o menu na parte inferior da tela que permite que usuário mude de conteúdo sem precisar sair da tela que está assistindo.
Compart

Por: Multimidia Info

Navegue pela Data e encontre as Matérias em Ordem Cronológica.