Tweetar Post/Página

Victor & Leo

Gravação DVD Victor & Leo Ao vivo e em Cores.jpg


Victor & Leo é uma dupla mineira, formada pelos irmãos "Victor" (Vitor Chaves Zapalá Pimentel, nascido em 15 de abril de 1975violão/vocal) e "Leo" (Leonardo Chaves Zapalá Pimentel, nascido em 4 de outubro de 1976vocal) ambos nascidos em Ponte Nova e criados em Abre Campo, região da Zona da Mata de Minas Gerais.
Victor & Leo são uma dupla de produtores, cantores, compositores, arranjadores e músicos, cujo estilo mescla folk, pop, romantismo e sertanejo de raiz.
Em Abre Campo - MG, ainda crianças, ouviam canções do regional sertanejo na radiola do avô, Tonico Chaves, tendo sido seu primeiro contato com a música, principalmente nas vozes de Sérgio ReisRenato TeixeiraAlmir Sater. Aos 12 anos, Victor vai a sua primeira aula de violão, e aos 18, compõe sua primeira canção, "Flor do Campo".
Na adolescência, outras influências nacionais e internacionais surgiriam enquanto ouviamJames TaylorNeil YoungAlceu ValençaZé RamalhoEric ClaptonDire Straits, entre outros.
Iniciaram a carreira em 1992, na cidade de Abre Campo - MG.
Em 1994 mudaram-se para Belo Horizonte - MG, onde permaneceram cantando na noite por sete anos. Neste período, estudaram canto por cinco anos.
Em 2001, mudaram-se para São Paulo, onde cantaram na noite por mais seis anos e meio.
Em meados de 2006, surgia de pessoa a pessoa, sem gravadora, um grande reconhecimento nacional.

Discografia

São 8 CD’s, 2 DVD’s ao vivo e 1 Blu-ray, além de um DVD documentário em espanhol e DVD Victor & Leo - A História, lançado em dezembro de 2010.
O primeiro CD foi lançado em 2002, pela extinta gravadora Number One Music.
Em 2003, saíram da gravadora e, de forma independente, gravaram o segundo CD, chamado “Vida Boa”.
Em 2005, também de forma independente e em São Paulo-SP, gravaram o terceiro CD, ao vivo, produzido e arranjado pela própria dupla, chamado “Victor & Leo Ao Vivo”. Este CD, sem gravadora, espalhou-se pelo Brasil a partir de 2006, quando foi lançado. Estima-se terem sido pirateadas mais de 2 milhões de cópias entre 2006 e 2007.
Em junho de 2007, já conhecidos em grande parte do país, Victor & Leo foram contratados pela Sony BMG, que passou a distribuir originalmente o CD “Victor & Leo ao Vivo”, relançando-o e apenas modificando a capa. Relativo a este CD, mesmo depois de tão pirateado, em dois meses de lançamento rendeu à dupla seu primeiro disco de ouro.
Victor & Leo, durante concerto na cidade deBoa VistaRoraima, em 2009.
Também em junho de 2007, já contratados pela Sony BMG, gravam o primeiro DVD e advindo deste, o quarto CD, intitulados “Ao Vivo em Uberlândia”. (A gravação se deu emUberlândia-MG, principalmente por uma questão geográfica, ficando a cidade no centro do país, entre os primeiros estados onde o CD “Victor & Leo Ao Vivo” havia se popularizado. A dupla apaixonou-se pela cidade e hospitalidade de seus habitantes e resolveu sair de São Paulo-SP, para morar definitivamente em Uberlândia).
Com o trabalho reconhecido em todas as regiões do Brasil, entre culturas e públicos diferentes, o estilo da dupla foi visto como universal e por isto, no início de 2008, foram convidados pela Sony Music a gravar um disco em espanhol, o quinto da carreira. São canções e arranjos da dupla em versão espanhola, em que contaram com a participação do produtor mexicano Aureo Baqueiro e com o artista e compositor Leonel Garcia.
Em meados de 2008, após as gravações do CD espanhol, iniciaram-se as gravações do CD "Borboletas", o sexto da carreira. Totalmente autoral, o CD possui 12 canções assinadas por Victor, sendo três em parceria com Leo, além de assinarem todos os arranjos.Das 12 músicas, apenas uma já tinha sido anteriormente gravada pela dupla: "Tanta Solidão".A dupla também assina a produção do trabalho e a divide com o baixista Ivan Corrêa.
Em 23 e 24 de setembro de 2009, depois do sucesso do CD “Borboletas”, Victor & Leo gravam em São Paulo seu segundo DVD, e advindo dele, o sétimo CD, chamados “Ao Vivo e em Cores”. Em retribuição aos anos em que a capital os acolheu em tempos de casa noturna, uma mega estrutura foi armada para um show de performance musical, por duas noites, no ginásio do Ibirapuera. Pela primeira vez, um artista grava um DVD no local, que superlotou nas duas noites, tendo mais de 23 mil espectadores. Este produto teve venda inicial de 150 mil cópias (Disco de PLATINA).
Em março de 2010, participam do projeto "Emoções Sertanejas",interpretando "Jesus Cristo", canção de Roberto Carlos de 1970.
No mesmo ano, participam do projeto "Xuxa Só Para Baixinhos 10", da apresentadora Xuxa,com a música "A Canção do Elefante". Este projeto traz também a participação da cantora Maria Gadú na canção "Leãozinho" (anteriormente gravada por Caetano Veloso. Outro detalhe no projeto é a participação do filho de Leo junto com o pai e o tio na mesma canção.
Em outubro de 2010, é lançado o novo CD de Victor & Leo, "Boa Sorte Pra Você", que também é o nome da primeira faixa de trabalho. O novo CD tem arranjos de Victor & Leo e produção de Guto Graça Mello. Contém 11 faixas, sendo 8 músicas de autoria de Victor Chaves, 2 regravações e uma faixa bônus _.

[editar]CDs

AnoÁlbumGravadoraVendagemCertificação
2002Vitor e Leo (2002)Number One Music--
2004Vida BoaIndependente--
2006Victor & Leo (Ao Vivo)Sony Music+ 300 mil cópiasTriple Platinum.png 3x Platina
2007Ao Vivo em UberlândiaSony Music+ 500 mil cópiasDiamond2.png Diamante
2008BorboletasSony Music+ 500 mil cópiasDiamond2.png Diamante
2008Nada Es NormalSony Music--
2009Ao Vivo e em Cores em São PauloSony Music+ 150 mil cópiasPlatinum.png Platina
2010Boa Sorte Pra VocêSony Music+ 100 mil cópiasPlatinum.png Platina
Total de Vendas+ 1.500.000 cópias

[editar]DVDs

AnoÁlbumGravadoraVendagemCertificação
2007Ao Vivo em UberlândiaSony Music+ 350 mil cópiasDiamond2.png Diamante
2008Nada Es NormalSony Music+ 50 mil cópias
2009Ao Vivo e em CoresSony Music+ 100 mil cópiasDouble Platinum.png 2x Platina
2010A HistóriaSony Music+ 20 mil cópias
Total de Vendas+ 520 mil cópias

[editar]Blu-ray

AnoÁlbumGravadoraVendagemCertificação
2010Ao Vivo e em CoresSony Music

[editar]Singles

AnoSingleParadas musicaisÁlbum
BRA
Hot 100
2006"Fada"7Victor & Leo Ao Vivo
2007"Vida Boa"11
"Amigo Apaixonado"4
"Fotos"25
2008"Tem Que Ser Você"1Ao Vivo em Uberlândia
"Borboletas"1Borboletas
"Você Sabia"10
2009"Nada Normal"2
"Deus e Eu no Sertão"1
"Estrela Cadente"1Ao Vivo e em Cores em São Paulo
2010"Ao Vivo e em Cores"1
"Não Mais"1
"Boa Sorte Pra Você"11Boa Sorte Pra Você
2011"Água de Oceano"9

[editar]Participações

AnoSingleParadas musicaisÁlbum
BRA
Hot 100
2011"Não Precisa"
(Paula Fernandes part. Victor & Leo)
1Paula Fernandes: Ao Vivo

[editar]Homenagens

Victor & Leo recebem as seguintes homenagens de sua gravadora, Sony Music:
- CD “Ao Vivo” (2006) - Disco de Platina Triplo
- CD “Ao Vivo em Uberlândia” (2007) - Disco de Diamante
- DVD “Ao Vivo em Uberlândia” (2007) - Disco de Diamante
- CD “Borboletas” (2008) - Disco de Diamante
- CD “Ao vivo e em cores” (2009) - Disco de Platina
- DVD “Ao Vivo e em cores” (2009) - Disco de Platina Duplo
- CD “Boa sorte pra você” (2010) - Disco de Platina
Diferentemente da maioria dos artistas, a dupla não despontou no cenário nacional com apenas um hit. A partir de meados de 2006, várias canções, ao mesmo tempo, ocuparam suas primeiras posições em emissoras de rádio de todo o país. O repertório da dupla inclui “Fotos”, Tem que Ser Você”, “Fada”, “Vida Boa”, “Sinto Falta de Você”, “Amigo Apaixonado”, “Lembranças de Amor”, "Borboletas", "Deus e Eu no Sertão" e "Nada Normal", todas de autoria do Victor.
Fizeram um caminho inverso até serem conhecidos nacionalmente. Passando pelo boca a boca e depois pelo rádio, só apareceram em programas de tv nacionais quando a maioria das pessoas já conhecia suas canções. Não raras vezes, a dupla fez shows para um público numeroso que cantava todas as canções sem nunca os ter visto.
A dupla possui um público muito variado, que inclui pessoas de todas as idades e classes sociais, com destaque para o público infantil. É comum chamarem crianças ao palco para cantarem junto.
A dupla levou aos seus shows cerca de 7 milhões de espectadores, de 2007 a 2009, passando por todas as 27 capitais do Brasil. Por esta marca, alguns contratantes se referem à dupla como “O Fenômeno da Música”.
Victor & Leo fazem questão de demonstrar sua intenção espiritualista para com a música. Acreditam que as virtudes interiores de cada um podem ser transformadas em felicidade quando despertadas por meio de atitudes com base no amor e em Deus. Por isso, usam sua música para dividir estas energias com as pessoas em busca de um mundo melhor.

[editar]Temas de novela

Em 2008, a dupla teve sua primeira canção integrando uma trilha sonora de novela: "Tem que Ser Você", de autoria de Victor. A versão em estúdio foi especialmente produzida pela dupla para a novela "A Favorita", da rede Globo, como tema das personagens Céu (Deborah Secco) e Cassiano (Thiago Rodrigues) e entrou como faixa bônus no CD “Borboletas”.
Em 2009, duas canções, ao mesmo tempo, integraram a trilha da novela “Paraíso” (de Benedito Ruy Barbosa), das 18:00, da rede Globo. Uma como tema de abertura, "Deus e Eu no Sertão", e a outra, "Nada Normal", tema das personagens Rosinha (Vanessa Giácomo) e Terêncio (Alexandre Nero). E "Recuerdos de Amor" (Lembranças de Amor) é tema de abertura da novela venezuelana "Si me miran tus ojos" (Laura Visconti Prodduciones/Sony Internacional).
No mesmo ano, Victor & Leo se tornaram a primeira dupla, em 12 anos, a participar do tradicional festival de rock "Planeta Atlântida", que acontece em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Também integraram as listas de atrações principais em festivais como o Festival de Verão de Salvador-BA e do Recife-PE, e Lupaluna, em Curitiba-PR.
Em 2010, a quarta música a entrar em uma novela (novamente da Rede Globo, e outra vez no horário das 18h),é "Rios de Amor", tema dos personagens Solano (Murilo Rosa) e Manuela (Milena Toscano) em "Araguaia", incluída no novo CD, "Boa Sorte Pra Você".

[editar]Prêmios e indicações

AnoPrêmioIndicaçãoCategoriaResultado
2007Troféu Melhores do Ano do
Domingão do Faustão
Victor & LeoRevelação MusicalIndicado
2008Prêmio TIM de MúsicaVictor & LeoFull TrackVenceu
Grammy LatinoCD/DVD Ao vivo em UberlândiaMelhor Álbum de Música Contemporânea
Regional ou Raízes Brasileiras
Indicado
Troféu Melhores do Ano do
Domingão do Faustão
Tem Que Ser VocêMúsica do AnoVenceu
2009Grammy LatinoCD BorboletasMelhor álbum música sertanejaIndicado
Oscar Rodeio Brasileiro
Troféu Arena de Ouro
Victor & LeoMelhor dupla sertanejaVenceu
Troféu Melhores do Ano do
Domingão do Faustão
Victor & LeoMelhor dupla, grupo ou bandaVenceu
2010Prêmio Tela Viva MovelAplicativo iPhone Victor & LeoMúsicaVenceu
Prêmio Tela Viva MovelAplicativo iPhone Victor & LeoGrand Prix PopularVenceu
21º Prêmio da Música BrasileiraVictor & LeoMelhor duplaIndicado
17º Prêmio MultishowDVD Ao Vivo e em CoresMelhor DVDIndicado
17º Prêmio MultishowAo Vivo e em CoresMelhor ShowIndicado
17º Prêmio MultishowVictor & LeoMelhor Artista SertanejoVenceu
Grammy LatinoAo Vivo e em CoresMelhor Álbum de Música SertanejaIndicado
Prêmio Música DigitalBorboletasMúsica Mais Vendida PopVenceu
Troféu Melhores do Ano do
Domingão do Faustão
Victor & LeoMelhor Grupo, Banda ou DuplaVenceu
Troféu ImprensaVictor & LeoMelhor Dupla SertanejaVenceu
Troféu Imprensa InternetVictor & LeoMelhor Dupla SertanejaVenceu
201122º Prêmio da Música BrasileiraVictor & LeoMelhor duplaIndicado
- Em maio de 2008, a dupla recebeu o prêmio TIM de música. Indicados na categoria Full Track, foram ao Teatro Municipal do Rio de Janeiro e venceram, com a canção “Amigo Apaixonado”, sendo a mais baixada pela net e celulares.
- Três indicações ao Grammy Latino, sendo uma em 2008, com DVD/CD “Ao Vivo em Uberlândia”, em 2009, com o CD “Borboletas”, e outra em 2010, com o CD “Ao Vivo e em Cores”.
- Vencedores do Troféu Arena de Ouro 2009, como "Melhor Dupla Sertaneja" 2007/2008.
- Em Dezembro de 2009 foram indicados ao Premio Lo Nuestro na categoria de Melhor Novo Artista Solo ou Grupo Do Ano. A premiação aconteceu no dia 18 de Fevereiro de 2010; eles perderam a indicação para a cantora canadense Nelly Furtado.
- Em Maio de 2010, Prêmio Tela Viva Móvel, com o aplicativo para iPhone Victor e Leo, nas categorias "Música" e "Grand Prix Popular".
- Indicados ao Prêmio da Música Brasileira 2010 na categoria “Melhor Dupla”, com o álbum “Ao Vivo e em Cores”.
- Em Agosto de 2010, ganhadores do prêmio de “Melhor Artista Sertanejo”, no 17º Prêmio Multishow, onde também foram finalistas nas categorias “Melhor DVD” e “Melhor Show”. Ainda se apresentaram ao lado da cantora Cláudia Leitte cantando "Pais e Filhos", da extintaLegião Urbana.
- Em Novembro de 2010, ganhadores do Prêmio Música Digital, na categoria "Música Mais Vendida Pop" com "Borboletas".
- Em Março de 2011, Prêmio Melhores do Ano no Domingão do Faustão, pelo terceiro ano consecutivo: 2008 “Melhor Canção” com “Tem Que Ser Você”, 2009 e 2010 “Melhor Banda ou Dupla”.
- Em Abril de 2011, ganhadores do Troféu Imprensa e Troféu Imprensa - Internet na categoria “Melhor Dupla Sertaneja” de 2010.
Nota: Pelo terceiro ano consecutivo (2008, 2009 e 2010), Victor Chaves ocupa a primeira posição em direitos autorais pelo ECAD. A dupla ocupa duas posições entre os cinco produtos fonográficos mais vendidos do Brasil.
Compart

Por: Mundo MS Inc.

Navegue pela Data e encontre as Matérias em Ordem Cronológica.