t.A.T.u.

Tatu at VivaComet 2008 (cropped).jpg


t.A.T.u. (do russo: "Та Любит Ту (Ta Lyubit Tu)", que significa "Essa Ama Aquela"[1]) foi uma dupla russa composta por Yulia Volkova e Lena Katina.
Foi formada no início de 1999 pelo diretor e escritor Ivan Shapovalov, com produção de Elena Kiper.

Integrantes da banda de apoio

[editar]Ex-integrantes

  • Roman Ratej - Baterista (2002 - 2006)
  • Troy MacCubbin - Guitarrista (2002-2010)

[editar]História

[editar]1998–2000: Formação de t.A.T.u

Dueto t.A.T.u.
O grupo t.A.T.u surgiu em 1999. Foi criado por Ivan Shapovalov, um ex-psicólogo que trabalhava com propaganda e tinha muita vontade de dirigir um videoclipe. Como não é tão fácil conseguir que alguém contrate um desconhecido para fazê-lo, Shapovalov teve a ideia de criar o seu próprio grupo.
Inicialmente, a ideia só incluía Lena, a qual era oriunda de uma família ligada com a música, especialmente seu pai. Contudo, Shapovalov sentiu a necessidade de ter uma outra imagem, a fim de que o público não se cansasse. Foi realizada então uma segunda seleção para o segundo membro do duo t.A.T.u., na qual foi escolhida Yulia. Dizem as duas que Ivan não fazia ideia de que as duas já se conheciam do grupo Neposedy e que quando se reencontraram em estúdio, ambas ficaram muito felizes em poder se rever.
Yulia Volkova integrou o grupo Neposedy por três anos, e ao atingir os 14 anos de idade foi expulsa por atos como fumar, beber e tocar em outros integrantes do grupo.

[editar]2000–2003: 200Km/h in the Wrong Lane/200 Po Vstrechnoi

Com o seu grupo já formado, o agora produtor Shapovalov passou a ter a plena liberdade para explorar a imagem das garotas. Foi criada então a imagem da amizade entre duas garotas, que foi interpretada como garotas lésbicas, mas foi o que as lançou ao estrelato na Rússia. Seu videoclipe para o primeiro single, Ya Soshla S Uma (All The Things She Said, em inglês), no qual as duas aparecem trocando carícias e beijos, o que despertou a curiosidade do público.
As duas venderam mais de um milhão de cópias de seu primeiro CD 200 po Vstrechnoy. Após Ya Soshla S Uma, a dupla lançou ainda mais dois videoclipes polêmicos deste mesmo álbum. Foram estes Nas Ne Dogonyat, no qual elas roubam um caminhão e saem pela estrada do lado errado da pista (aliás, 200 po vstrechnoy, dvesti po vstrchnoy 200 na contramão, juntas para sempre, vem desse clipe) atropelando tudo o que vêem pela frente e 30 Minut, no qual Yulia vê Lena com um rapaz e mata os dois, restando a dúvida: era ciúmes do rapaz ou de Lena?
Devido ao grande êxito deste álbum na Rússia, Ivan e as garotas decidiram ir mais longe. Decidiram conquistar a Europa e até mesmo talvez os EUA. Para isso, contrataram um produtor de peso, Trevor Horn, que já trabalhou com Yes e já produziu várias bandas famosas comoSimple Minds e Pet Shop Boys.
Apesar da barreira linguística (Lena hoje fala inglês fluente, já Yulia tem uma certa dificuldade com a língua, porém a compreende muito bem), o CD foi gravado e foi lançado pelo mundo todo com o nome de 200 km/h in the Wrong Lane (200 km/h na Contramão, com versões em inglês das músicas mais famosas do CD russo e com uma cover de How Soon is Now, dos Smiths.
Para não pôr de parte os fãs russos, as t.A.T.u lançaram duas novas músicas, uma chamada Ne Ver Ne Boisya Ne Prosi e outra chamadaProstye Dvizhenya que foi acompanhada de um videoclipe pôlemico como sempre. Neste clipe, Yulia se masturba e tem orgasmos na frente da câmera, embora nada de pornográfico seja mostrado. Porém, os políticos russos discutiram muito se esse vídeo deveria ser censurado ou não. Mas como disseram pouco depois as duas intérpretes em entrevista na Polônia, os políticos viram que não havia nada de ofensivo o suficiente para proibir a sua veiculação. O duo obteve sucesso no mercado da Itália, da Espanha e outros países, além de ter alcançado a vigésima posição com dois singles no chart Hot 100 da Billboard, nos EUA.

[editar]2003–2004: Pausa/Reforma

Em 26 de setembro de 2003, a banda lançou um CD de remixes, intitulado Remixes. Em novembro de 2003, o CD foi lançado na Rússia, com duas novas faixas e vídeos. As novas canções foram "Prostiye Dvizheniya" (que anteriormente foi lançada como single, mas não tinha aparecido em um lançamento comercial antes) e "Ne Ver, Ne Boysya".
Posteriormente, foi feito o lançamento de um DVD intitulado "Screaming for More" , lançado em novembro de 2003, seguido do lançamento de outro DVD, de nome "Anatomy of tATu", o qual mais tarde foi exibido na televisão russa, em 12 de dezembro de 2003. O documentário revela que as meninas não eram lésbicas, e narrou o grupo em que participou no Festival Eurovisão da Canção 2003, no início do ano. Em dezembro do mesmo ano, as garotas quebram legalmente o contrato com Ivan Shapovalov, alegando que a qualidade da música estava baixa e que Shapovalov só queria criar escândalos e polêmicas. Yulia Volkova declarou que "ele (Ivan Shapovalov) gasta seu tempo pensando em escândalos em vez de planejar o nosso trabalho artístico. Eu tenho certeza que nossos fãs preferem ouvir novas músicas e álbuns novos ao invés de novos escândalos".
Após a separação, Yulia mencionou sobre uma ida aos EUA na primavera de 2004, para gravar o novo álbum com novos produtores. No entanto, logo depois, ela ficou grávida e a gravação do novo álbum foi adiada.

[editar]2004–2006: Lyudi Invalidy e Dangerous and Moving

t.A.T.u. em outubro de 2005.
Em 2005, a dupla lançou seu segundo álbum chamado Lyudi invalidy / Dangerous and Moving. Este é menos pop e mais eletrônico que o primeiro. Seu primeiro single "All About Us" (que está presente na versão em inglês em ambos CDs) fez muito sucesso nesse período. Logo após isso, lançaram mais três singles para o CD em inglês (todos clipes fracos que não fizeram muito sucesso) e mais dois para o CD russo.
A dupla ainda fez muito sucesso na Rússia e no leste europeu, além de ter conseguido um grande legado de fãs no oriente, sobretudo no JapãoTaiwan e Filipinas.

[editar]2007–2010: Vesyoyle Ulybki/Happy Smiles/Waste Management

Yulia deu luz a seu segundo bebê em 30 de dezembro de 2007. Em 23 de Outubro de 2008, lançaram seu terceiro álbum de estúdio, intitulado Vesolye Ulybki. No dia 15 de dezembro de 2009, é lançado na Rússia o Waste Management em formato digital, versão em inglês do Vesolye Ulybki. Ao mesmo tempo, ocorreu o lançamento do álbum para download naAustráliaEstados UnidosJapãoFrançaAlemanhaReino UnidoNova Zelândia e México. Em 1 de janeiro de 2010, a versão física do álbum em inglês foi lançada na Rússia e, duas semanas depois, no Brasil, sob o selo da Coqueiro Verde Records. Duas semanas após o lançamento do Waste Management em formato físico no Brasil, foi realizado o lançamento do álbum na Argentina e no Chile e, cinco semanas após, na Colômbia. Nos demais países, como nos Estados Unidos e no Reino Unido, o álbum jamais foi lançado em formato físico.

[editar]2011: Separação

Após quase dez anos de carreira, a dupla decidiu se separar oficialmente. A notícia foi dada em fevereiro de 2011. As cantoras afirmaram que iriam se separar após o lançamento mundial do filme "You and I", no qual elas fizeram participação, e após o lançamento do álbum"Waste Management Remixes", o qual teve seu lançamento confirmado para maio de 2011. Lena e Yulia informaram que a partir dali seguiriam em carreira solo. Posteriormente, Lena Katina disse em entrevista que: "As pessoas vão lembrar da gente pelas ótimas músicas, pela liberdade e por não termos medo de nada. Tiveram as imagens provocativas de duas meninas se beijando, mas, a segunda coisa, é a ótima música", finalizou. Quando questionada sobre um possível retorno da dupla, a cantora disse: "Talvez em dez anos".

[editar]Vida pessoal

Yulia e seu namorado, Parviz.
Muitos acreditam que o conjunto tenha alcançado sucesso devido às especulações de que as integrantes seriam lésbicas. O primeiro single, (All The Things She Said), foi composto majoritariamente por frases abordando o tema lésbico, tratando um amor impossível e mostra no seu vídeo as duas cantoras vestidas de uniforme escolar se beijando na chuva.
Depois de meses de dúvidas e das polêmicas que elas geravam, acabaram por assumir que tudo não passava de um golpe promocional, ainda assim, a dupla declarou que são, desde sempre, totalmente contra o preconceito sexual.

[editar]Discografia

[editar]Álbuns de estúdio

[editar]Compilações

[editar]Singles

200 Po Vstrechnoy:
  • Ya Soshla S Uma
  • Nas Ne Dogonyat
  • 30 Minutes
200 km/h In The Wrong Lane:
  • All The Things She Said
  • Not Gonna Get Us
  • 30 Minutes
  • How soon is Now
Remixes:
  • Prostie Dvizheniya
  • Ne ver Ne Boisya Ne Prosi
Lyudi Invalidi:
  • All About Us
  • Lyudi Invalidy
  • Loves me Not
Dangerous & Moving' :
  • All About Us
  • Friend Or Foe
  • Gomenasai
  • Loves Me Not
Veselye Ulybki:
  • Beliy Plashik
  • 220
  • You and I
  • Snegopady
Waste Management:
  • White Robe
  • Sparks
  • Snowfalls

[editar]Curiosidades

Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Este artigo pode ser melhorado, integrando ao texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.
  • A garota que aparece no carrossel no clipe "30 Minutes", não é Lena.
  • Antes de t.A.T.u., a dupla já se conhecia e, em 1996, eram membros do grupo musical infantil Neposedi.
  • A banda é a primeira e única do antigo leste europeu a vender mais um milhão de cópias fora de seu país de origem.
  • Em setembro de 2006, ganharam o prémio da GQ magazine "Women of Year".
  • A música "All About Us" fez parte da trilha sonora das Olimpíadas de 2008.

[editar]Singles

[editar]Russos

AnoMúsicaPosiçãoÁlbum
RU
2000"Ya Soshla S Uma"
1
200 Po Vstrechnoy
2001"Nas Ne Dogonyat"
1
"30 Minut"
7
2002"Prostye Dvizheniya"
28
Remixes
2003"Ne Ver', Ne Boysia"
2
2005"Lyudi Invalidy"
63
Lyudi Invalidy
2007"Beliy Plaschik"
97
Vesyolye Ulybki
2008"220"
55
2009"Snegopady"

[editar]Ingleses

AnoMúsicaPosiçãoFrom album
RUALEAUSAUTFRAINGIRLITAHOLNZNORSUESUIBRA
2002"All the Things She Said"
1
1
1
1
2
1
1
1
2
1
2
2
1
7
200 km/h in the Wrong Lane
2003"Not Gonna Get Us"
2
15
11
5
18
7
10
4
11
25
12
9
18
55
"How Soon Is Now?”
10
33
37
37
20
10
21
2005"All About Us"
5
7
39
3
7
8
20
4
39
10
6
9
13
Dangerous and Moving
"Friend or Foe"
16
48
34
16
89
75
2006"Gomenasai"
75
30
47
Incluem-se também as canções "You and I", "Snowfalls", "White Robe", "Sparks", do álbum Waste Management, lançadas pelo mundo entre 2009 e 2010.

[editar]Promocionais

AnoMúsicaPosiçãoÁlbum
RU
2003"30 Minutes"
200 km/h in the Wrong Lane
2006"Loves Me Not"
28
The Best
2008"You and I"
91
Vesyolye Ulybki
2009"Snowfalls"
Waste Management
"White Robe"
2010"Sparks"
t.A.T.u. t.A.T.u. Reviewed by MultiMidia Info on 20:58:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

DÊ SUA OPINIÃO, COMENTE ESSE POST.

Comente com o Facebook:

Continue Conectado com essas matérias similares 👇

Tecnologia do Blogger.