Sistema Brasileiro de Televisão

Sistema Brasileiro de Televisão.jpg


Sistema Brasileiro de Televisão (mais conhecido pela sua sigla, SBT) é uma rede de televisão aberta brasileira, fundada em 19 de agosto de 1981pelo empresário e apresentador de televisãoSilvio Santos. A TV Studios(que era conhecida pela sigla TVS), no Rio de Janeiro foi o passo fundamental para dar vida a emissora e durou de 1976 à 1987.
É a segunda maior rede de televisão do Brasil em cobertura nacional, possui uma rede com 108 emissoras que cobrem 96% do pais. Além disso, a emissora possui 40% do SBT TVI, em Araçatuba e oito emissoraspróprias. São elas: SBT BelémSBT BrasíliaSBT Centro-Oeste Paulista,SBT Nova FriburgoSBT Porto AlegreSBT Ribeirão PretoSBT Rio de Janeiro e SBT São Paulo.
A emissora possui um dos maiores núcleos televisivos da América Latina, oCDT da Anhanguera e está localizado na rodovia Anhanguera KM18, e ocupa uma área de 231 mil metros quadrados e conta com uma estrutura equipada com alta tecnologia.

História

Em 1981, foi concedido à Silvio Santos a concessão para formar a sua rede de televisão. O empresário e apresentador de TV já possuía um canal noRio de Janeiro desde 1976, a TV Studios, ou simplesmente (TVS). A primeira transmissão da emissora foi no dia 19 de agosto, exibindo ao vivo a cerimônia de assinatura do contrato de concessão direto de Brasília.
Em 1994 deu início a construção do CDT da Anhanguera, o mais arrojado empreendimento realizado pelo Grupo Silvio Santos, um investimento na ordem de US$ 120 milhões. As instalações da emissora eram divididas em cinco pontos por são Paulo, sendo eles: Vila GuilhermeRua Camarés;Teatro Silvio Santos ; Teatro Ataliba LeonelSumaré e Anhanguera. Isso dificultava muito as operações da emissora e um local que pudesse centralizar, facilitaria para os funcionários e para administração da rede. Em1996, o CDT da Anhanguera foi inaugurado no dia do aniversário dos 15 anos do SBT.
Em 1995 alcançou o maior índice de audiência de sua história, exibindo uma partida de futebol valida pela Copa do Brasil e atingindo incríveis 60 pontos. Em 2001 alcançou quase 47 pontos de média e picos de 55 na final do reality show Casa dos Artistas. Este programa teve outras três edições, duas em 2002 e uma em 2004. A partir desse ano o SBT desistiu de produzir o programa devido a vários processos judiciais movidos por acusação de plágio.

[editar]Programas

SBT, logo de início, aproveitou vários programas da extinta Rede Tupi.Silvio Santos , sempre dedicou-se aos programas de auditório e por isso, criou-se uma tradição desse formato na emissora. O Programa Silvio Santos é a atração mais duradoura do SBT e já era consagrada no Brasildesde 1962, ano que o Silvio iniciou sua carreira na TV.
Alguns grandes nomes da comunicação já apresentaram programas noSBT, como: Flavio CavalcantiGugu LiberatoHebe CamargoJ. Silvestre;Jacinto Figueira JúniorMurilo NériSérgio ChapelinWilton Franco e muitos outros. Alguns programas apresentados por esses artistas fizeram grande sucesso no SBT, como: Programa Flávio CavalcantiViva a NoiteHebe,Show sem LimiteAqui AgoraO Povo na TV e vários outros.

[editar]Programas infantis

O SBT herdou um grande acervo de desenhos animados da TVS e se tornou referência com esse formato de programa de televisão voltado às crianças com estreia do Bozo em 1981, atingindo, por quase 10 anos, um grande sucesso. A Vovó Mafalda, um personagem do programa Bozo e que fez muito sucesso entre o público infantil e Sérgio Mallandro com oOradukapeta também se destacaram. A partir do final da década de 80 oSBT passou a lançar programas infantis apresentados SimonyMara MaravilhaMarianeAngélicaElianaJackeline Petkovic e desde 2003 esseformato de programa passou para o comando de crianças como: Jéssica Esteves e Kauê Santin. Atualmente a Priscila Alcântara, o Yudi Tamashiro, a Maísa Silva e os palhaços Patati Patatá estão no comando.
Veja alguns programas infantis que já passarm e ainda passam na programação do SBT:

[editar]Programas humorísticos

Os primeiros programas humorísticos do SBT foram produzidos para aproveitar o elenco da Rede Tupi. A principal atração do gênero no início do SBT era o Reabertura, uma remontagem do Abertura, com elenco encabeçado por Geraldo Alves,Tutuca e Maria Teresa Fróes. O SBT também reprisa programas do Chespirito, como Chaves e Chapolin. Atualmente produz apenas A Praça é Nossa como Programa Humorístico, mas já produziu outros programas como: Veja o GordoMeu CunhadoÔ… Coitado!Câmera CaféDedé e o Comando MalucoEscolinha do Golias e Sem Controle

[editar]Telenovelas

 Ver página anexa: Teledramaturgia do SBT
Na década de 90, foi exibida a novela Brasileiras e Brasileiros com enfoque na vida social dos pobres. Em 1994 o diretorNilton Travesso entra para a emissora e trabalha em As Pupilas do Senhor ReitorSangue do Meu SangueOs Ossos do Barão e Razão de Viver.[2] Algumas novelas de caráter internacional também foram exibidas entre elas Antônio Alves - TaxistaPérola NegraPícara SonhadoraPequena TravessaMarisolAmigas & RivaisAmor e ÓdioCanavial de Paixões eEsmeralda.[2] Chiquititas e Éramos Seis tiveram boa participação.[2] No final de 2008, a autora Íris Abravanel estreia emRevelação, e logo, faz Vende-se um Véu de Noiva[2]
Em 2010, Tiago Santiago estreia fazendo Uma Rosa com Amor. Tão logo, ele faz Amor e Revolução com tema sobre aditadura militar no Brasil. Ao mesmo tempo, Amor e Revolução exibe um beijo homossexual entre duas mulheres.[3][4][2] Íris Abravanel Escreverá a versão brasileira de Carrossel com direção de Del Rangel. As gravações começarão em outubro de 2011 com estréia prevista para o primeiro trimestre de 2012. A versão original da novela foi produzida pela Televisa e foi exibida inúmeras vezes pelo canal na década de 90.

[editar]Transmissões esportivas

O SBT ainda realizou um campeonato nacional à parte, que contou com a particiação de grandes clubes brasileiros, o capeonato foi chamado de Festival Brasileiro de Futebol, mas o campeonato só contou com uma edição, exibido em1997.[carece de fontes]
O SBT ainda transmitiu as Copas do Mundo de 198619901994 e 1998. Nesse mesmo ano, interrompeu sua transmissões esportivas e retornou em 2003 com o Campeonato PaulistaCampeonato Sulamericano Sub-20 e o Torneio Internacional do Qatar. A emissora também transmitiu as Olimpíadas de 19881992 e 1996; a Formula Indy, de 1994 a 1996; a Fórmula Mundial, de 1997 a 2000 e o GP Masters, de 2006. Transmitiu também, dentro do Siga Bem Caminhoneiro, os compactos daFórmula Truck.
Atualmente, a única emissora do SBT a transmitir competições esportivas é a TV Alterosa, de Minas Gerais, que transmite aCopa BH de Futebol Júnior e o Campeonato Mineiro de Voleibol, além de amistosos envolvendo Atlético, América e Cruzeiro.

[editar]Apresentadores do SBT

[editar]Jurados

[editar]Autores de Telenovela

[editar]Diretores de teledramaturgia

[editar]Slogans

  • 1981-1996Passe pro 4
  • 1986-1987Liderança absoluta do segundo lugar
  • 1987-1988Fique ligado no SBT
  • 1987-1989Quem procura acha aqui
  • 1990-1991Vem que é bom
  • 1991-1992SBT, 10 anos com você
  • 1992-1994Se liga no SBT
  • 1995-1996Fique ligado no SBT
  • 1996-1997SBT, 15 anos. Tudo pra você
  • 1998-1999SBT, a cara do Brasil
  • 1999-2000SBT é Brasil, é Sistema Brasileiro de Televisão
  • 2000-2001SBT no ano 2000, crescendo com o Brasil
  • 2001-200220 anos do SBT. Na nossa frente só você
  • 2002-2004SBT, na nossa frente só você
  • 2005-2006SBT, a TV dos brasileiros
  • 2006-2007SBT, TV dos brasileiros
  • 2007-2008A concorrência vai tremer de medo
  • 2008-2009SBT, a televisão que agradece o seu carinho
  • 2009-2011 : SBT, a TV mais feliz do Brasil
  • 2011 - Atual: SBT, 30 anos com você

[editar]Telenovelas do SBT

[editar]Afiliação

 Ver página anexa: Lista de emissoras do SBT
O SBT conta com 108 emissoras sendo 9 próprias e 99 afiliadas em todo o Brasil. Vale ressaltar que o SBT, por enquanto, possui apenas uma repetidora em Aracaju/SE, desde a desafiliação da TV Atalaia. Em setembro de 2009 o SBT perdeu a afiliação da TV Alagoas deixando a emissora sem sinal naquele estado. Em junho de 2010 a TV Alagoas voltou atrás e retornou a transmitir a programação do SBT para os alagoanos.

[editar]Eventos

Desde o fim da década de 1990, o SBT voltou suas atenções para tradicionais festas populares que são realizadas em várias regiões do Brasil. Desta forma: a Oktoberfest, em Blumenau/SC; o Círio de Nazaré, no Pará e a Semana Farroupilha, no Rio Grande do Sul, foram transmitidos com exclusividade pela emissora. A Festa do Peão de Barretos chegou a ter os direitos exclusivos comprados, mas voltaram para a Rede Globo. Os direitos da festa hoje pertencem a Band, emissora do Grupo Bandeirantes. O Festival Folclórico de Parintins/AM também tive exclusividade do SBT entre os anos 2000 e 2007, porém em2008 a emissora perdeu os direitos para a Band.

[editar]Controvérsias

[editar]TV Tupi

Quando Silvio Santos assumiu as concessões cassadas das emissoras da Rede Tupi, em 1981, simplesmente adiou indefinitivamente o pagamento dos salários aos mais de 200 funcionários da extinta rede, que voltaram a trabalhar sob alegação que o SBT não era sucessora da TV Tupi e sim, da TVS. Na época, Sílvio Santos teve direito a ocupar o espaço ocupado pela Tupi mediante a um acordo que o obrigava a pagar 50% das indenizações aos trabalhadores demitidos da extinta emissora. A reação da notícia levou os funcionários do recém-criado SBT, entrarem com processo na Justiça para receber o direitos, que Silvio Santos se comprometeu em pagar quando recebeu as concessões. Os processos pararam até no Supremo Tribunal Federal. Em 2000, quando foram dadas diversas causas ganhas a favor dos funcionários, Silvio Santospagou a todos e reconheceram que o SBT é tanto sucessora da TVS quanto da Rede Tupi. O total estimado ultrapassou R$ 1 milhão de reais de indenização pagos pelo Silvio Santos.

[editar]Escândalo Gugu-PCC

Em 7 de setembro de 2003 o programa Domingo Legal foi palco de um grande escândalo do jornalismo nacional ao exibir uma entrevista com dois integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC), ameaçando de morte os apresentadores de TVs policiais e autoridades políticas paulistanas.
As pistas de que a entrevista teria sido uma fraude só foram reveladas mais de uma semana depois da exibição, com a identificação dos responsáveis pelo jornalista Marcelo Rezende no programa Repórter Cidadão da RedeTV!. O programa doGugu Liberato ficou fora do ar por uma semana e quando voltou à programação nunca mais reconquistou a liderança de audiência, beneficiando o Domingão do Faustão e o recém criado Pânico na TV, da RedeTV!.

[editar]Voo TAM 3054

No início da noite de 17 de julho de 2007, enquanto outras redes de TV interrompiam sua programação por conta da tragédia do Voo TAM 3054, em São Paulo, a emissora foi última rede a informar a tragédia. Além disso, a emissora foi constrangida pelas concorrentes quando foi divulgado nomes de dois funcionários mortos que eram do SBT Porto Alegre e por causa disso, foi sumariamente criticada por não interromper a programação e quase ignorar a tragédia.
Sistema Brasileiro de Televisão Sistema Brasileiro de Televisão Reviewed by MultiMidia Info on 00:19:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

DÊ SUA OPINIÃO, COMENTE ESSE POST.

Comente com o Facebook:

Continue Conectado com essas matérias similares 👇

Tecnologia do Blogger.