Tweetar Post/Página

Apple Inc.

Apple Logo.svg


Apple Inc. (NASDAQAAPLNYSEAAPL; anteriormente Apple Computer, Inc.) é uma empresa multinacional estadunidense que projeta e comercializa produtos eletrônicos de consumo, software de computadorcomputadores pessoais. Os produtos de hardware mais conhecidos da empresa incluem a linha de computadores Macintosh, o iPod, o iPhone e o iPad. Os softwares inclui o sistema operacional Mac OS X, o navegador de mídia iTunes; a suíte de software multimídia e criatividade iLife; a suíte de software de produtividade iWorkAperture, um pacote de fotografia profissional; Final Cut Studio, uma suíte de áudio profissional e produtos de software; Logic Studio, um conjunto de ferramentas de produção musical; o navegador Safari; e o iOS, um sistema operacional móvel. Em agosto de 2010, a empresa operava 301 lojas de varejo[5] em dez países,[6]e uma loja online onde os produtos de hardware e software são vendidos.[7]Em maio de 2011, a Apple era uma das maiores empresas do mundo e a empresa de tecnologia mais valiosa do planeta, tendo ultrapassado aMicrosoft.[8]
Fundada em 1 de abril de 1976 em CupertinoCalifórnia, e incorporada 3 de janeiro de 1977,[1] a empresa foi anteriormente denominada Apple Computer, Inc. nos seus primeiros 30 anos, mas retirou a palavra "Computer" em 9 de janeiro de 2007,[9] para refletir a contínua expansão da empresa no mercado de eletrônicos de consumo, além de seu foco tradicional em computadores pessoais.[10] Em setembro de 2010, a Apple tinha 46,6 mil empregados em tempo integral e 2.800 temporários empregados em tempo integral em todo o mundo[4] e tinha vendas anuais mundiais de 65,23 bilhões dólares.[4]
Por motivos tão variados como a sua filosofia de design estético completo até suas campanhas de publicidade distintas, a Apple estabeleceu uma reputação única na indústria de eletrônicos de consumo. Isso inclui uma base de clientes que se dedica à empresa e sua marca, especialmente nos Estados Unidos.[11] A revista Fortune classificou a Apple a empresa mais admirada nos Estados Unidos em 2008, e do mundo em 2008, 2009 e 2010.[12][13][14] A empresa também tem recebido críticas por seu contratos de trabalho, cuidado ambiental e práticas de negócios.[15][16]

Índice

 [esconder]

[editar]História

Steve Jobs, Ex-CEO da Apple, durante apresentação naMacWorld
A Apple foi fundada por Steve WozniakSteve Jobs e Ronald Wayne com o nome de Apple Computers, em 1974, na Califórnia. Com vendas anuais (no ano fiscal de 2006) em torno dos US$ 19,3 bilhões,[17] e sediada em Cupertino, na Califórnia, a Apple desenvolve, vende e oferece suporte a uma série de computadores pessoaisreprodutores de mídia portáteis,software e hardware. Entre os produtos mais conhecidos da empresa estão a linha de computadores Mac, seu sistema operacional Mac OS X e a linha iPod de reprodutores de mídia portáteis. Para o iPod e seu programa, o iTunes, a Apple vende audiobooksfilmes,jogosmúsicaprogramas televisivos e videoclipes na sua iTunes Store, recentemente entrou no ramo de celulares com a criação do iPhone.
empresa era conhecida por Apple Computer, Inc. pelos seus primeiros 30 anos de existência, mas retirou a palavra "Computer" de sua razão social em 9 de janeiro de2007.[18] A mudança de nome, que seguiu a introdução do smartphone iPhone e do sistema de vídeo digital Apple TV, é uma representante da contínua expansão da empresa em outros mercados além do seu foco tradicional em computadores.[19]
A Apple também opera mais de 180 pontos de venda nos Estados UnidosJapãoReino UnidoCanadá e Itália.[20] As lojas vendem a maioria dos produtos da empresa, assim como muitos produtos de terceiros e oferece suporte e consertos no local para seu hardware e software. A empresa emprega mais de 20 000 pessoas mundo afora, entre cargos permanentes e temporários.[21]
Por uma variedade de razões, desde sua filosofia de design às suas raízes indie, assim como suas campanhas publicitárias, a Apple construiu uma reputação distinta na indústria de informática e eletrônicos e cultivou uma base de consumidores que é devotada de modo incomum à empresa e à sua marca.[22] Na data de 24/08/2011 Steve Jobs anuncia oficialmente a sua renuncia do cargo de CEO da apple.

[editar]Produtos

Sede da Apple em Cupertino (uma dascidades que compõem o Vale do Silício),Califórnia.
Loja oficial da Apple em Chicago
Alguns produtos de sucesso da Apple:
  • Apple II - O primeiro computador da família "II", cujo nome, mais tarde, inspirou o Macintosh "IIsi" e o "IIci" como destaque da tecnologia da época.
  • Macintosh - A marca registrada da Apple para seus computadores.
  • QuickTime - Uma estrutura de suporte (framework) multi-mídia desenvolvida pela Apple, Inc., para desenvolvimento de software capaz de manipular formatos de vídeo digital, mídia clips, som, texto, animação, música e vários tipos de imagens panorâmicas interativas.
  • PowerBook G3 - 1998, Da família dos "G3"s da Apple; o primeiro notebook com processador PowerPC G3. Foi popularmente conhecido na série Sex and the city no qual a principal personagem usava-o.
  • iMac - 1998, Um computador que constituía da sua torre com o monitor acoplados num só periférico. desde o primeiro modelo deste computador ele ja a possuia um design arrojado, com cores fortes de alto contraste e diversos atributos novos, com o intuito de atrair o público jovem e popularizar a marca.
  • iBook - 1999, Notebook da Apple criado seguindo as mesmas características do iMac, com varias cores fortes e atributos novos.
  • iPod - 2001, Um dos primeiros players portáteis de áudio e vídeo digital do mundo, que conquistou o público por sua leveza, praticidade, qualidade, modernidade e simplicidade, hoje com uma diversa linha de variadas capacidades de armazenamento e tamanhos.
  • iTunes Store - 2001, é a maior galeria de música digital legalizada no mundo, foi criada para venda de músicas, clipes, álbuns, seriados e até filmes para iPod pela internet.
  • iTunes - 2001, Foi desenvolvido para reproduzir e organizar arquivos de música e vídeo digitais. Pelo iTunes também é possível fazer compras de canções e vídeos na iTunes Store e carregar arquivos para iPod.
  • Mac OS X - 2001, sistema operacional destinado aos computadores Macintosh. Tornou-se o ambiente baseado em Unix mais vendido até hoje (em número de computadores vendidos).
  • MacBook - 2006, foi o notebook sucessor do ibook. Esta máquina possui melhoramentos significativos como tela larga e já com os processadores Intel Core 2 Duo que melhoraram a confiabilidade, velocidade e, principalmente, o consumo de energia em relação ao antecessor iBook.
  • iPhone - 2007, é um telefone celular com funções de tocador de áudio, câmera digital e internet. A navegação é feita através de sua tela sensível a múltiplos toques (multitouch). Destaca-se ainda pela utilização de uma versão "enxuta" do sistema operacional OS X. Após seu lançamento, o aparelho vendeu 1 milhão de unidades[23] em um período de apenas 74 dias.
  • iPad - 2010, é um 'tablet' criado pela empresa e apresentado em 27 de Janeiro. Foi lançado nos Estados Unidos em abril de 2010.
  • MacBook Air - 2010, Apresentado em 20 de Outubro, é a próxima geração de notebooks da Apple. Possui, em seu ponto mais largo, 0.68 pol, e no mais estreito, 0,11 pol. Isso se deve à ausência de um Disco Rígido óptico, uma vez que usamemórias flash como unidade de armazenamento, mesmas memórias utilizadas em iPhones e iPads. Possui carcaça inteiriça de alumínio (Unibody), assim como seus irmãos mais velhos.
  • iPad 2 - 2011, a segunda geração do iPad, apresentado em 2 de março de 2011, que além de ser mais fino, mais rápido e mais leve, conta com uma câmera traseira e uma dianteira (para vídeo-conferências).

[editar]Fracassos

Nem tudo foi sucesso na história da Apple. Alguns produtos revelaram-se um grande fiasco:
  • Apple III - 1980, o fracassado sucessor do Apple II.
  • Apple Lisa - 1983, o primeiro computador da Apple a usar interface gráfica e mouse. Capaz de multitarefa não-preemptiva e equipado com 1MB (1024KB) de memória RAM.
  • Apple Newton - 1993, também conhecido com Newton Message Pad, era um computador de mão ("palmtop") com tela sensível ao toque ("touch screen"), reconhecimento de escrita, memória flash e processador RISC. Lançado três anos antes dos populares Palm Pilot.
  • Quicktake - 1994, uma das primeiras câmeras digitais voltada para o consumidor doméstico. Ficou no mercado durante 3 anos.
  • Apple Pippin - 1996, vídeo-game que foi um grande fracasso devido à pouca quantidade de jogos publicados e ao grande número de consoles que eram vendidos com defeitos de fabricação.

[editar]Curiosidades

Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Este artigo pode ser melhorado, integrando ao texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.
  • O nome "Macintosh" é uma homenagem às maças do tipo "McIntosh Red", muito comum nos Estados Unidos.[24]
  • O símbolo da empresa, uma maçã já mordida, lembra a maçã de Isaac Newton, sendo que a mordida representa o senso de descoberta.[25]
  • Os portáteis e iPhones Apple aparecem em várias séries e filmes tais como "A Orfã", "Buffy, a Caça-Vampiros", "Lua Nova", "Percy Jackson e o Ladrão de Raios", "O Livro de Eli" e "As Viagens de Gulliver".
  • Nas séries de TV da Nickelodeon como iCarlyDrake e Josh e Victorious, os vários produtos da Apple como o iPhone,iMaciPod entre outros, são representados por uma fictícia marca chamada Pear. Os produtos são os PearPhone, PearBook, PearTunes entre outros.
  • Na série de televisão, Os Simpsons há uma marca paródia da Apple chamada Mapple. Já Steve Jobs, CEO da empresa, é chamado de Steve Mobs.
  • A empresa está sendo processada em 2011 por 27.000 sul-coreanos por conta de violação de dados pessoais. O processo corre no tribunal de Changwon, em Seoul.[26]
Compart

Por: Mundo MS Inc.

Navegue pela Data e encontre as Matérias em Ordem Cronológica.