Spice Girls

Spice Girls (6 janv) 56.jpg


As Spice Girls foram uma banda pop britânica criada originalmente em 1995.
Formada por Emma BuntonGeri HalliwellMelanie BMelanie C e Victoria Beckham, o grupo tornou-se conhecido em 1996 com o primeiro single, "Wannabe".
Durante a carreira, o grupo vendeu mais de 75 milhões de discos, e tornou-se a banda pop e girlband mais famosa mundialmente de todos os tempos e recordista de vendas.[1]
Após a demissão do empresário Simon Fuller e a saída de Geri Halliwell do grupo, em 1998, as Spice Girls passaram algumas conturbações, retornando apenas em 2000 com o terceiro álbum, Forever. Em 2001, o grupo dissolveu-se definitivamente, seguindo, cada integrante, sua própria carreira músical distinta.
Separadas desde então, as Spice Girls, voltaram a se reunir em sua formação original em 2007, para gravar o Greatest Hits, com algumas faixas inéditas, e realizar uma turnê mundial intutulada The Return of the Spice Girls com seus maiores sucessos, finalizando por vez o grupo em 2008. As Spice Girls consagraram grandes sucessos como "Wannabe", "Holler", "2 Become 1", "Say You'll Be There", "Viva Forever" e "Spice Up Your Life".

Biografia

[editar]1993-1995: em busca do sonho

Em 1993, a revista britânica "The Stage" trazia um anúncio que iria promover a formação de um grupo pop feminino. A idéia foi do empresário Bob Herbert em parceria com outros produtores que reuniu centenas de garotas que passaram por processos de seleção rigorosos em canto, dança e desempenho.
Cquote1.svgQuer ser estrela? Tem entre 18-23 anos e sabe cantar e dançar? Você é dinâmica, extrovertida, ambiciosa e esforçada? A Heart Management está montando um espetáculo pop com coreografia, canto e dança, formado apenas por garotas, para a gravação de um espetáculo. Testes abertos, trabalhos de dança, Rua Balderton, 16, sexta-feira 4 de março.Cquote2.svg
Anuncio da revista The Stage
Cinco garotas foram selecionadas: Geri HalliwellMelanie BrownVictoria AdamsMichelle Stephenson e Melanie Chisholm, que teve sua oportunidade após a desistencia de Lianne Morgan em uma das etapas, formando assim o grupo Touch. A primeira música escrita pelas garotas, "We’re Gonna Make it Happen", foi descartada por não agradar os produtores, que consideraram a letra não convencional e a coreografia, criada por Melanie B, muito complexa.
Em 1994 Michelle Stephenson deixou o grupo, não por sua mãe estar doente como cogiava-se, mas o produtores Chic, Bob e Chris, pressionaram a cantora a deixar o grupo devido a ela não ter potencia vocal suficiente para acompanhar as outras garotas.
A professora de música Pepi Lemer foi convocada para encontar uma quinta integrante que pudesse acrescentar ao grupo. Sugerida pela amiga Victoria Adams e ex-aluna de Pepi por 6 anos na Sylvia Young schoolEmma Bunton aceitou o convite para fazer parte do grupo. Diferente das outras garotas, Emma era uma garota reservada que nunca havia dormido fora de casa, além de ser a mais nova do grupo.
No final de 1994, à ponto de assinar o contrato com os produtores, as cinco garotas mostraram-se descontentes com a pressão de trabalhar com a fraca canção "Take Me Away" e com as imposições absurdas dos Herberts, decidindo assim abandonar o hotel onde viviam, deixando apenas um bilhete que dizia "Obrigada por tudo o que têm feito, mas estamos em desacordo com o novo contrato".
Mudando-se para Maidenhead, subúrbio de Londres, as cinco cantoras escreveram 35 músicas próprias e criaram suas coreografias. Interessadas em encontrar um produtor acessível, Geri HalliwellVictoria Adams e Melanie B foram alertadas nas gravadoras, onde deixaram um demo do grupo, à fazerem dietas e ginástica para controlar seu peso.
Em uma sessão de ginástica em 1995, Geri e Melanie B chegaram à conclusão de que "Spice" seria um bom novo nome para o grupo. Porém como já existia um rapper com este nome, elas adicionaram o "Girls", fazendo assim o antigo grupo Touch chamar-se agora Spice Girls.
O maior desafio agora era provar que havia espaço no showbizz para coisas novas, como uma banda feminina. Porém sem empresários, as cinco garotas precisaram ser suas próprias gerentes de marketing e assessoras de imprensa, procurando fazer contatos no mundo da música.
Em maio de 1995, depois de terem suas músicas rejeitadas por várias gravadoras e em busca de um empresário acessível, as Spice Girls conseguem que um disco demo com suas gravações chegasse às mãos de Simon Fuller. Após isso, as garotas invadiram o escritório do empresário dizendo que ele era o homem certo para transformá-las em estrelas. O empresário apostando no talento das Spice Girls aceita uma parceria, diferente do esquema adotado por Bob e Chris Herbert.
No final de 1995, as Spice Girls assinam seu primeiro contato com a gravadora Virgin Records, que estava à procura de apostar em novos artistas. A primeira música escrita e apresentada pelas Spice Girls aos investidores foi Love Thing. A faixa seria lançada como primeiro single, porém o grupo preferiu trabalhar com a nova canção que haviam escrito, "Wannabe".

[editar]1996-1997: O Mundo se Rende às Spice Girls

Em 1996, antes mesmo que o single fosse lançado, Vincent Monsey, representante do canal "The Box" - concorrente da MTV no Reino Unido - descobriu as Spice Girls e decidiu transformar seu primeiro vídeo, Wannabe, em um furo de reportagem. Monsey exibiu o vídeo em sua emissora, causando um grande alarde.
Os comentários tomaram proporções gigantescas, fazendo com que os telefones da The Box ficaram congestionados com o público querendo saber quem eram aquelas cinco garotas e implorando a reprise do vídeo, que passou a ser exibido 70 vezes por semana. O acontecimento foi interpretado como um fenômeno pela imprensa e pelo público.
Em 8 de julho de 1996 "Wannabe" foi lançada oficialmente juntamente com o slogan feminista, Girl Power, tornando-se primeiro lugar em mais de 36 países. Quando o single chegou ao topo das paradas no Reino Unido, o grupo atingiu um recorde, sendo a primeira banda feminina obtendo primeiro lugar, desde o desaparecimento do grupo The Bangles. "Wannabe" vendeu em torno de 6 milhões de cópias em todo mundo.
O segundo single, "Say You'll Be There", é lançado em 14 de outubro, vendendo 350 mil cópias na primeira semana, recebendo certificado de platina e entrando para o Guiness Book como o single que mais vendeu cópias em sua primeira semana. O single alcançou o primeiro lugar nas rádios e ficou 30 semanas no Top 100, vendendo 930.000 cópias no país natal e tornando-se o quarto mais vendido do ano. Além disso o single foi a melhor estréia do grupo nos Estados Unidos, em quinto lugar, vendendo 500.000 cópias no país.
Em 4 de novembro de 1996 é lançado o primeiro álbum Spice, recebendo excelentes críticas. A revista The Times afirmou que as Spice Girls tinham potencial suficiente para rivalizar até com bandas superconsagradas como Oasis. Já a revista Top Of The Pops criou um perfil de cada garota durante uma entrevista e publicou os apelidos Ginger, Scary, Posh, Baby e Sporty ao lado das fotos delas, sendo adotado pelo grupo como referência.
Em 16 de dezembro de 1996 é lançado o terceiro single "2 Become 1". O single conta que a ligação de duas pessoas através do sexo pode se tornar tão forte que eles praticamente se tornam uma entidade, sendo em parte auxiliadora ao sexo seguro na parte "Seja um pouco mais sábio, baby. Vista-a", se referindo a uma camisinha.
Duas versões do single foram gravadas. Na versão do álbum Geri Halliwell canta o segundo verso. Já na versão do single Victoria Beckhamcanta o mesmo verso. A letra da música também é diferente em ambas versões. As letras foram mudadas pela fato do grupo estar tendo grande adoração do público GLS e não queriam desagradá-los pela letra original cantar "Garotos e garotas ficam bem juntos", sendo trocada por "O amor vai trazer-nos de volta juntos". Geri teve dificuldades de alcançar as notas da nova letra, sendo substituída por Victoria. Apesar do single ter sido lançado duas semanas antes do fim do ano foi o décimo mais vendido do ano, com 730.000 cópias em apenas 2 semanas, e um total de 2.5 milhões de cópias em todo mundo. O sucesso da música foi tão grande que o grupo gravou uma versão em espanhol, intitulado Seremos Uno Los Dos, lançada em na edição do álbum Spice na Espanha.
Em uma entrevista que deram sobre o Parlamento Inglês Geri Halliwell chamou Margaret Thatcher de "a primeira Spice Girl", porém a imprensa cortou as partes de Melanie C por ela ser de esquerda política, e o objetivo da entrevista era mostrar as Spice Girls sendo direita política.
Em 1997, no Brit Awards, um dos maiores prêmios da música, Liam Gallagher, do Oasis, disse que as Spice Girls não ganhariam prêmio nenhum naquela noite. Após vencerem duas categorias, Melanie C provocou o cantor dizendo "Liam, venha aqui e mostre que você é bom o bastante!".
Em 4 de fevereiro de 1997, o álbum Spice é lançado nos Estados Unidos, vendendo em torno de 7.3 milhões no país, superior ao seu país natal, onde vendeu 3 milhões de cópias. Ao redor do mundo o álbum vendeu 23 milhões de cópias, sendo o terceiro mais vendido do ano e o terceiro mais vendido da década de 1990.
Em 3 de março de 1997 o singles "Mama" e "Who Do You Think You Are" são lançadas em versão dupla, ambas alcançando o primeiro lugar nas rádios. O dinheiro arrecadado com a venda dos singles foram doados para a campanha Red Nose Day, que ajuda as pessoas pobres. O duplo single vendeu 660.000 cópias no Reino Unido.

[editar]1997-1998: Consolidando o sucesso

De 8 de julho à 1 de agosto de 1997 as Spice Girls trocaram os estúdios de música pelos de cinema para gravar seu primeiro longa metragem, dirigido por Bob Spiers, com Roger Moore, Elton John e Jennifer Saunders.
Spice World - The Movie foi lançado em 26 de dezembro, narrando a históra das próprias Spice Girls contra um jornalista ambicioso em busca de um furo de reportagem, tentando arruiná-las. A cena em que o grupo cantava "Leader of the Gang", com Gary Glitter, foi regravada depois que o cantor foi preso por pedofilia, evitando uma má repercusão para o filme.
Apesar das boas criticas sobre o filme, as Spice Girls ganharam o Framboesa de Ouro - troféu que premeia os piores do cinema - levando o prémio de pior atriz. Foi gasto em [[Spice World - The Movie]] US$ 25 milhões, com retorno de 100 milhões.
Com todo sucesso, as Spice Girls foram convidadas para protagonizar vários comerciais de produtos que incluia bonecas, pirulitos e batatas fritas, dentre outros 400 produtos. A propaganda mais conhecida do grupo foi o comercial da Pepsi, trazendo a música "Move Over" como tema e o slogan Generation Next. A repercusão foi tanta que em 28 de julho de 1997 a faixa acabou sendo lançada, com a música bônus "Step to Me".
Em 13 de outubro é lançado "Spice Up Your Life", primeiro single oficial do segundo álbum do grupo. O single chega ao primeiro lugar nas rádios, vendendo um total de 795.000 cópias, sendo 321.000 apenas na primeira semana. O single iria ser lançado na mesma semana da música "Candle In The Wind" de Elton John em homenagem à morte da Princesa Diana, porém foi cancelado pelo clima no país ser de luto. "Spice Up Your Life" também foi tema de divulgação do perfume Impulse Spice.
O segundo álbum, Spiceworld é lançado em 3 de novembro, seguindo a linha do primeiro trabalho do grupo. No total, o álbum vendeu mais de 20 milhões de cópias em todo o mundo, sendo 1.9 milhões no Reino Unido e 4.1 milhões nos Estados Unidos, tornando-se o quarto álbum mais vendido do ano.
Em 15 de dezembro de 1997 o segundo single "Too Much", tema do filme Spice World - The Movie, é lançado. O single chegou ao topo das paradas, sendo o segundo single natalino do grupo a realizar o êxito. Apesar de ter feito mesmo sucesso que seu antecessor, "Too Much" vendeu apenas 657.000 cópias no Reino Unido.
O terceiro single "Stop" foi lançado em 9 de março de 1998. Diferente dos outros singles do grupo, "Stop" não chegou à primeira posição, ficando em segundo lugar, atrás do single "It's Like That" do Run DMC. Mesmo com a propaganda chamativa "Stop the Spice Girls" nos meios de comunicação, o single só vendeu 331.000 cópias.
Nessa época as Spice Girls passavam por algumas crises. Houve muitos desentendimentos entre o grupo quando o álbum Spice Worldobteve uma venda menor que seu antecessor, caindo a culpa sobre Geri Halliwell, que havia demitido Simon Fuller, para empresariar o grupo por sí mesma. Além disso, houve mais desentendimentos quando o convite de casamento de Melanie Brown nunca chegou às mãos de Geri, supondo que Melanie não teria convidado-a propositalmente.

[editar]1998-1999: A Amizade Nunca Acaba

Em 31 de Maio de 1998, após tantas conturbações, o porta-voz de Geri Halliwell, Julian Turton, anunciou à imprensa mundial o que nenhum fã esperava.
Cquote1.svgEsta mensagem é para os fãs. Tristemente, eu gostaria de confirmar que eu saí das Spice Girls. Isto por causa de diferenças entre nós. Eu estou certa de que o grupo continuará tendo sucesso e eu desejo a elas o melhor. Eu não tenho nenhum plano imediato. Eu desejo pedir desculpas a todos os fãs e agradecer a todos que estiveram entre nós. Com muito amor, Geri. PS: Eu voltarei.Cquote2.svg
— Geri Halliwell, anunciando sua saída do grupo
A notícia teve um efeito bombástico, já que nenhum antecedente evidenciava, de forma concreta, essa decisão. Exceto pela ausência de Geri na gravação de um programa para a BBC, e por sua ausência num espetáculo realizado na cidade de OsloNoruega, dois dias antes do anúncio formal de sua saída. A assessoria de imprensa da Virgin Records chegou a assegurar que Geri Halliwell não teria cumprido esses últimos compromissos pelo fato de ter sofrido uma crise gástrica. No mesmo dia do anuncio de Geri, as Spice Girls declararam:
Cquote1.svgNós estamos chateadas e entristecidas pela saída de Geri, mas nós a apoiamos em tudo que ela deseja fazer. As Spice Girls estão aqui para ficar, veremos vocês nos shows. Nós pedimos desculpas a todos os nossos fãs por terem que passar por tudo isso. Com todo o nosso amor, Victoria, Emma, Mel C, Mel B. PS: Amizade nunca acabará!.Cquote2.svg
— Spice Girls, sobre a saída de Geri Halliwell do grupo
Um dia após o anuncio, em 1 de junho de 1998 foi lançado o single em parceria com a banda England United, "(How Does It Feel to Be) On Top of the World", como havia sido programado. O single foi o tema oficial da Inglaterra na Copa do Mundo de 1998, porém foi pouco divulgado, entrando em nono lugar nas rádios e vendendo apenas 92.000 cópias. No vídeo o grupo interagia com os jogadores da seleção do país, transformando-se em crianças, podendo-se ver também que Geri já não se sentia parte do grupo à algum tempo.
Em 9 de junho de 1998 as Spice Girls fizeram sua primeira apresentação pública como um quarteto no Pavarotti & Friends 98, espetáculo do tenor Luciano Pavarotti em Modena, na Itália. Ao lado do cantor, as Spice Girls cantaram "Stop]] e "Viva Forever" ao vivo e declararam que sua formação atual continuaria como grupo.
O single "Viva Forever" é finalmente lançado em 20 de julho de 1998. Apesar de pouco divulgado e em meio à conturbações, o single vendeu 277.911 cópias em sua primeira semana, ficando duas semanas em primeiro lugar nas rádios. O single vendeu um total de 623.000 cópias no Reino Unido e foi o décimo terceiro single mais vendido do ano.
"Viva Forever" já tinha sido apresentado em alguns programas ainda com Geri Halliwell e seu vídeo já havia sido produzido com a participação da cantora. Porém o duplo com a faixa "Never Give Up on the Good Times" foi cancelada, devido aos vocais de Geri na música e ao vídeo não ter sido gravado antes de sua saída. Outra faixa, Denying, seria um suposto single, não realizado.
Em 14 de setembro veio a primeira investida solo. Melanie Brown lança "I Want You Back" com Missy Elliot, chegando ao primeiro lugar. Já em 30 de novembro é a vez de Melanie C lançar o single "When You're Gone" com Bryan Adams, obtendo um terceiro lugar.
Em 14 de dezembro de 1998 é lançado "Goodbye" o primeiro single sem nenhum vocal de Geri, parte do novo álbum. O single chega ao primeiro lugar nas rádios, fazendo o grupo se igualar aos The Beatles ao ter três singles Natalinos consecutivos em primeiro lugar. O single foi o oitavo mais vendido de 1998 depois de apenas 2 semanas de vendas e vendeu cerca de 3 milhões de cópias em todo o mundo. "Goodbye" havia começado a ser escrita ainda quando Geri estava no grupo, tratando-se de uma canção sobre despedida de uma amiga. Com saída de Geri do grupo algumas partes da letra foram alteradas para ser favorável ao momento que o grupo passava.
Em 13 de novembro de 1999 é a vez de Emma Bunton lançar seu primeiro single, "What I Am", em parceria com a banda Tin Tin Out, chegando ao segundo lugar e gerando mais comentários sobre o definitivo fim do grupo e a afirmação das integrantes em suas carreiras solos.

[editar]2000-2001: Amadurecimento e separação

No final de 1999, contrariando os comentários sobre o fim do grupo, as Spice Girls voltam a se reunir para gravar o terceiro álbum e anunciar uma nova turnê, desmentindo boatos que o grupo estava em crise. Já em 14 de agosto de 2000Victoria Beckham lança o single, "Out of Your Mind", obtendo o segunda posição.
Em 23 de outubro de 2000 é lançado os singles "Holler" e "Let Love Lead the Way" em edição dupla, depois de quase dois anos sem uma nova música. O single foi lançado em duas versões. A primeira versão trazia o vídeo de "Holler". Já a segunda versão trazia o vídeo e os bastidores de "Let Love Lead the Way". Ambos os singles foram diretamente para o topo das paradas, passando 17 semanas no Top 75 doReino Unido e vendendo 230.000 cópias no país. Ainda no mês de novembro "Holler" era a canção mais executada em todo o mundo.
Em 6 de novembro de 2000, finalmente é lançado o terceiro álbum, Forever, entrando para a segunda posição e vendendo 280,000 cópias só em sua primeira semana. O álbum vendeu mais de 5 milhões de cópias em todo o mundo, um número bom em relação ao mercado musical, mas um fiasco em relação aos outros discos do grupo. Apesar de apresentada na turnê Christmas In Spice World e gravada em estúdio, a faixa "W.O.M.A.N." não entrou para o álbum. O único país onde Forever chegou ao primeiro lugar de vendas foi no Brasil, onde o álbum subiu da segunda posição para a primeira na semana seguinte e levou os álbuns anteriores de volta aos mais vendidos. Spice World estava em nono lugar e Spice em décimo sexto.
Após o lançamento de Forever as Spice Girls seguiram suas carreiras solo, dando por finalizar o trabalho como um grupo, porém sem anunciar oficialmente a separação. Ainda em 2000 a faixa "If You Wanna Have Some Fun" foi liberada para as rádios como um single promo, seguida, em 2001, por "Tell Me Why" e "Weekend Love", que seriam supostos singles do álbum não realizados.

[editar]2007-2008: O retorno

Spice Girls em coreografia sensual durante a canção Holler, em Las Vegas, 2008.
Em 28 de Junho de 2007 as cinco integrantes do grupo são vistas juntas, depois de 6 anos separadas e 9 sem Geri Halliwell. Pelas ruas de Londres as Spice Girls andaram de mãos dadas, anunciando sua volta.Em uma coletiva de imprensa, no mesmo dia, no observatório de Greenwich, em Londres, as integrantes anunciaram oficialmente que se estavam juntas novamente, e divulgaram planos de realizar uma turnê mundial e um álbum com seus maiores sucessos.
Em 5 de novembro de 2007 o single, "Headlines (Friendship Never Ends)", é lançando, sendo tema do desfile de moda Victoria's Secret Fashion Show e da campanha benefíciária Children in Need de 2007, cujas vendas do single seriam arrecadadas para ajudar crianças carentes. O single alcançou a décima primeira posição no Reino Unido e a primeira na AustráliaEspanha, dentre outros países. "Headlines (Friendship Never Ends)" vendeu em torno de 2 milhões de cópias mundialmente.
Em 14 de novembro é lançada o álbum Greatest Hits, reunindo os treze maiores sucessos do grupo, como as faixas "Wannabe", "Spice Up Your Life" e "Holler". O álbum ainda trazia duas faixas inéditas: "Headlines (Friendship Never Ends)" e "Voodoo". Além da versão original, ainda foram à venda, uma versão especial, com CD e DVD, que contem todos os clipes do grupo. Outra versão limitada, trazia em embalagem especial com CD de karaokê e remixes, cartões postais, além do CD e DVD.
Em 2 de dezembro de 2007 as Spice Girls iniciam sua turnê The Return of the Spice Girls em VancouverCanadá. A turnê trazia os treze maiores sucessos do grupo, além da faixa inédita "Headlines (Friendship Never Ends)" e músicas de suas antigas turnês, como "If U Can't Dance" e "The Lady is A Vamp".
Em Londres 20.000 ingressos para o show da arena The O2 se esgotaram 38 segundos, fazendo as Spice Girls entrarem para o Guinnes Book como "Grupo que vendeu ingressos para uma turnê em menor tempo". A turnê passou por cidades de países como AlemanhaReino UnidoEspanha e Estados Unidos. Em novembro as cinco integrantes protagonizam dois episódios do comercial da maior rede de supermercados do Reino Unido, a Tesco, para o Natal e o Ano Novo.
Em 13 de fevereiro de 2008 a faixa "Voodoo" é lançada como single na Austrália e Finlândia, onde o single chegou à quadragésimo nona posição. Além disso o single insperadamente chegou à décima posição no Japão e ainda foi liberado para as rádios do Reino UnidoItália eSuécia. Já em 26 de fevereiro de 2008 a turnê de reencontro chega ao fim depois de 47 apresentações em três meses de viagem. Algumas apresentações em países como ChinaAustrália e Argentina, foram desmarcadas devido ao longo tempo da turnê pelo mundo.
A gravadora EMI chegou a oferecer para as integrantes um contrato para gravação de álbuns inéditos e a oportunidade de serem as artistas de primeira linha da gravadora, a qual eles mais investiriam como na época de auge do grupo, para que assim as Spice Girls voltassem ao cenário músical com novos sucessos e em uma dimensão maior do que a prevista para a turnê de reencontro. Porém o convite foi recusado pelas cantoras.

[editar]2009-2012: Musical na Broadway e apresentação nos Jogos Olímpicos 2012

No ano de 2009 novos rumores vindos dos tablóides ingleses indicavam que as Spice Girls estariam voltando. Confirmado por Emma BuntonMelanie Brown que as cantoras estariam trabalhando em um novo projeto, muito se suspeitou que fosse a aceitação do convite da gravadora EMI para tornar a volta das Spice Girls oficial. Porém no ano de 2010 a cantora Emma Bunton confirmou que não voltaria às Spice Girls. Além do fato, Geri Halliwell e Melanie Brown declararam estarem trabalhando em novo álbum para suas carreiras solo cada uma. Em janeiro do mesmo ano veio a confirmação que o grupo estaria se reunindo apenas para lançar um musical na Broadway, intitulado Viva Forever, no qual contaria a história do grupo por meio de atrizes escolhidas pelas cantoras e dirigido pela criadora do musical de sucessoMamma Mia!.
Ainda no mesmo ano outro rumor surgiu: de que as Spice Girls iriam fazer uma única apresentação na abertura ou no encerramento dos Jogos Olimpícos de 2012, que serão sediados em Londres. O primeiro-ministro britânico, Gordon Brown já admitiu que os Jogos de 2012, serão um grande marco na história e as músicas das bandas serão muito importantes nos Jogos, porém nada foi confirmado pelas próprias cantoras.
Atualmente Geri Halliwell prepara seu quarto álbum, Melanie B lançará seu terceiro trabalho, intitulado de Reimagined, e Melanie C e Emma Bunton confirmaram que no ano de 2011 voltarão à trabalhar com música, e Victoria Beckham segue seu trabalho como estilista de moda.

[editar]Discografia

[editar]Álbuns de estúdio

[editar]Coletâneas

[editar]Videografia

[editar]Turnês

[editar]Filmografia

Spice Girls Spice Girls Reviewed by MultiMidia Info on 21:33:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

DÊ SUA OPINIÃO, COMENTE ESSE POST.

Comente com o Facebook:

Continue Conectado com essas matérias similares 👇

Tecnologia do Blogger.