Salma Hayek



Salma Hayek Jiménez (Coatzacoalcos2 de setembro de 1966) é uma atriz mexicana.



Biografia

É filha do político e homem de negócios de origem libanesa Sami Hayek e da cantora deópera de origem espanhola Diana Jiménez. Estudou quando pequena na LuisianaEstados Unidos. De volta ao México estudou Relações Internacionais, mas deixou seus estudos universitários para investir na carreira de atriz. Seu primeiro papel foi na obra Aladim e a lâmpada maravilhosa, onde vista por um produtor ganhou seu primeiro papel em umatelenovelaUn Nuevo Amanecer na rede Televisa. Sua grande beleza lhe garantiu o papel principal na telenovela Teresa.

[editar]Carreira

Apesar do grande êxito em seu país, Salma decidiu voltar a trabalhar nos Estados Unidos. Estudou atuação em Los AngelesCalifórnia, e obteve pequenos papeis em alguns filmes e programas de televisão a cabo. Seu primeiro grande papel foi no filme A balada do Pistoleirocom Antonio Banderas. O diretor Robert Rodríguez, animado com a atuação de Salma, deu-lhe vários papeis em outros filmes, Four RoomsPequenos Espiões a sequência da A balada do PistoleiroEra uma vez no México, além deUm Drink no Inferno com George Clooney. Atuou em diversos outros filmes ao lado de Penélope CruzMike MyersWill SmithMatt Damon,Pierce BrosnanEdward Norton e Matthew Perry.
Salma Hayek no festival de Cannes,2008.
Em 2003 foi indicada ao Óscar e ao Globo de Ouro de melhor atriz pelo papel Frida Kahlo no filmeFrida.
Em 2007, sabendo que a diretora Julie Taymor, estava trabalhando em um novo filme, Salma pediu para fazer parte do projeto, mesmo que sua participação fosse pequena. Assim, Julie encaixou-a papel secundário de uma enfermeira no musical Across the Universe.

[editar]Vida pessoal

Hayek naturalizou-se cidadã americana[carece de fontes]. Ela namorou de 1999 a 2003 o atorEdward Norton; em 2003 namorou Josh Lucas. Tem laços de amizade com a atriz Penélope Cruz, com quem atuou no filme Bandidas.
Em 9 de março de 2007, ela confirmou que ela e o noivo, o empresário francês François-Henri Pinault, estavam esperando o primeiro filho do casal. Em 21 de setembro de 2007 ela deu à luz Valentina Paloma Pinault, em Los Angeles.
Hayek na capa da revista "Veronica", como visto aqui em Amsterdan.
Em 18 de julho de 2008, ela e François-Henri Pinault anunciaram o fim do noivado, mas pouco depois reataram. Em 14 de abril de 2009, ela e François-Henri Pinault se casam em Veneza.

[editar]Filmografia

[editar]Televisão

[editar]Telenovelas

[editar]Principais prêmios e indicações

AnoCategoriaFilmeResultado
2003Melhor atrizFridaIndicada
AnoCategoriaFilmeResultado
2003Melhor atriz em filme dramáticoFridaIndicada
AnoCategoriaFilmeResultado
2003Melhor atrizFridaIndicada
Salma Hayek Salma Hayek Reviewed by MultiMidia Info on 19:11:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

DÊ SUA OPINIÃO, COMENTE ESSE POST.

Comente com o Facebook:

Continue Conectado com essas matérias similares 👇

Tecnologia do Blogger.