Pink




Alecia Beth Moore [1](Doylestown8 de setembro de 1979), conhecida por seu nome artístico Pink (também estilizado como P!nk) é uma cantora americana de música pop/rock, vencedora de 3 Grammys. Lançou o seu primeiro single "There You Go" e o seu primeiro álbum, Can't take Me Home em 2000 pela LaFace Records. Seu segundo álbum mais pop-rock, Missundaztood, foi o marco de uma mudança radical no som de sua música. Lançado em 2001, o álbum fez um enorme sucesso no mundo inteiro.
Pink lançou o seu terceiro álbum, Try This, em Novembro de 2003, que, apesar de tão bem sucedido comercialmente do que seu álbum anterior, ainda conseguiu vender cerca de 3 milhões de cópias e rendeu lhe um Grammy de Melhor Performance Vocal Rock Feminino. O seu 4º álbum, chamado "I'm Not Dead", foi lançado em Abril de 2006. O álbum gerou vários singles, como "Stupid Girls", "U + Ur Hand" e "Who Knew". As canções "U + Ur Hand" e "Who Knew" alcançaram o primeiro lugar nas paradas pop. Seu quinto álbum,Funhouse, lançado no final de outubro de 2008 e foi precedido por seu primeiro número 1 em carreira solo no Hot 100, "So What". O álbum marcou outros três hits Top 20: "Sober",Please Don't Leave Me e Glitter in the Air. No dia 12 de Novembro de 2010, ela lançou a sua primeira compilação, Greatest Hits...So Far!!!.
Pink foi eleita pela Billboard a 13ª artista da década na Música[2] e em primeiro lugar, no gênero pop (2000-2009). Ela também obteve um total de 12 canções no top 10 da Billboard Hot 100, dos quais oito como um artista solo, e ganhou três Grammy Awards, 5 MTV Video Music Awards e dois Brit Awards. O People's Chart, anunciou através da BBC Radio 1, que Pink foi a Artista que teve 11 canções no Top das mais tocadas nas rádios do Reino Unidoda década de 2000 a 2009.[3] Ela já vendeu mais de 40 milhões de álbuns muldialmente.[4]. A Forbes Magazine em 2010, a nomeou como a 27ª celebridade mais poderosa, com 44 milhões de dólares arrecadados entre Junho de 2009 e Junho de 2010.[5] P!nk também participou da campanha We Are the Word for Haiti.

Biografia

Nascida numa família musical, aos treze anos já dançava e participava como cantora de apoio de espectáculos na sua cidade. No ano seguinte, um DJ local permitiu que ela cantasse uma música a cada sexta-feira, no palco. Numa dessas noites, P!nk foi vista por um executivo da gravadora MCA, que a levou, inicialmente para um grupo de R&B chamado Basic Instinc, e depois para outro, feminino, The Choice. As experiências não deram certo, mas P!nk impressionou os chefões da gravadora, como o lendário Babyface.P!nk afirma que seus pais brigavam muito quando ela era ainda pequena,ela se refugiava nos bares com amigos e consumia drogas. Aos 15 anos quase sofreu uma overdose. Pink é casada com o piloto Carey Hart com quem tem uma filha, Willow Sage Hart.
nome artístico "Pink" é uma alusão ao personagem Mr. Pink de Cães de Aluguel, o primeiro filme do diretor Quentin Tarantino.

[editar]Carreira musical

[editar]2000-01: Can't Take Me Home

O seu disco de estreia, Can't Take Me Home, foi lançado em 2000 e ultrapassou os dois milhões de cópias, enquanto P!nk viajava como acto de abertura dos shows do N'sync e emplacava sucessos como "There U go", "Most Girls" e "You Make Me Sick". Logo, porém, ela cansou do cerceamento imposto pelo universo teen pop e resolveu se assumir como adulta antes de gravar o segundo disco."Most Girls" ficou em primeiro lugar nas paradas de música da Austrália, "There U go" foi o single de maior sucesso , conseguindo ficar em sétimo lugar na Billboard Hot 100, "You Make Me Sick" não fez tanto sucesso como os singles anteriores mas entrou na trilha sonora do filme "No Balanço do Amor"
Nesse interim, participou na versão do clássico setentista "Lady Marmalade", gravada para o filme Moulin Rouge, ao lado de Christina AguileraMya e Lil' Kim. P!nk aproveitou o sucesso da canção e do single "Get The Party Started" para lançar seu segundo disco,M!ssundaztood, que trazia mais personalidade e contribuições de roqueiros como Linda Perry (ex-4 Non Blondes), Steven Tyler, doAerosmith, e Richie Sambora, do Bon Jovi. Era claro o caminho que ela queria seguir.

[editar]2001-02: M!ssundaztood

O lançamento de “Missundaztood”, em 2001, trouxe uma Pink mais diversificada. As músicas variaram entre românticas e introspectivas. A primeira canção de trabalho, “Get the party started”, alcançou o quarto lugar das paradas. Com participações de Steven Tyler, do Aerosmith, Richie Sambora, guitarrista do Bon Jovi e de Linda Perry, ex-integrante do 4 Non Blondes, que compôs algumas músicas, o CD estourou em todo mundo, vendeu mais de 14 milhões de cópias e foi disco de ouro no Brasil com mais de 50 mil cópias vendidas.

[editar]2003-04: Try This

O sucesso continuou forte, ajudado por uma campanha publicitária (propaganda da pepsi) ao lado de Britney Spears e Beyoncé. Mais confiante, ela lançou Try this em 2003, apostando na experimentação e em seu próprio talento. Novamente Linda Perry participou do disco, compondo e produzindo, assim como o punk Tim Armstrong, do grupo Rancid. Porém o disco não vendeu tanto quanto o anterior, porém reafirmou Pink no posto de cantora e compositora, a sério.

[editar]2006-07: I'm Not Dead

Em 2006, a compositora e cantora da LaFace e vencedora de vários prêmios Grammy, lança seu quarto álbum, I'm Not Dead, considerado pelos fãs uma evolução estilística. Embora o álbum esteja repleto de funks que são a sua marca, I'm Not Dead também revela o lado rock and roll da artista. O primeiro vídeo do álbum, da canção Stupid Girls, é assinado pelo diretor Dave Meyers. O clip ataca a cultura pop, satirizando o estilo de vida que foca a auto-imagem como fator preponderante.
O segundo vídeo extraído de I'm Not Dead é Who Knew, que traz a situação de amar uma pessoa que faz promessas e nunca as cumpre. O clipe retrata o drama de uma garota que sofre com o vício em drogas injetáveis de seu namorado. O clipe de U+Ur Hand, como Stupid Girls, é uma manifestação feminista.
Exibido na MTV, o clipe de sua música com as Indigo Girls, Dear Mr. President foi tirado do DVD I'm Not Dead. Ainda deste mesmo DVD, ela retirou mais dois singles promocionais, Leave me Alone (I'm Lonely) e 'Cuz I Can, sendo que o último foi lançado somente na Austrália. O single Dear Mr. President foi lançado apenas fora dos EUA pois a letra contém críticas ao presidente e decidiu-se evitar a polêmica.
P!nk foi a produtora executiva do álbum, a sua produtora e compôs todas as canções, junto com ela está um grupo de colaboradores: o produtor e compositor Billy Mann, Max Martin e Luke Gottwald, assim como o cantor e compositor Butch Walker, Mike Elizondo e a dupla Indigo Girls.
Em 2006 ela se casou com o namorado de longa data, o piloto de motocross Carey Hart, numa cerimônia pequena e discreta na Costa Rica.

[editar]2008-10: Funhouse

Pink em Novembro de 2008, em show para promover Funhouse.
Em Outubro de 2008, a cantora lançou mundialmente o álbum, Funhouse, que alcançou o topo das paradas do Reino UnidoNova ZelândiaAustrália e Suíça. Os colaboradores do CD sãoButch WalkerMax MartinBilly Mann e Eg White. O primeiro single do álbum, lançado em Agosto de 2008, antes do lançamento do mesmo, foi "So What", que tornou-se o primeiro single solo da cantora a chegar à primeira posição na Billboard Hot 100e foi o single mais vendido da cantora em toda sua carreira. A estreia do videoclipe da canção ocorreu no dia 22 de agosto de 2008, no programa FNMTV, da MTV.
O segundo single do álbum foi Sober, lançado em Novembro de 2008. O terceiro, Please Don't Leave Me, que foi lançado na Austrália, no dia 31 de janeiro, alcançou a oitava posição no Canadá. O quarto single deste álbum, Funhouse, foi lançado no Reino Unido em 3 de agosto de 2009.Ainda foi lançado um quinto single, deste mesmo álbum, I Don't Believe You.
Depois de sua apresentação no Grammy Awards 2010, P!nk conseguiu obter o quinto lugar noITunes com uma outra música,Glitter in the Air, que virou o sexto single de Funhouse.
O álbum ainda foi o primeiro da carreira a conseguir 5 músicas na parada Billboard Hot 100. Com So WhatSoberPlease Don't Leave Me,Funhouse e Glitter in The Air.

[editar]2010- Greatest Hits...So Far!!!

P!nk lançou em 6 de outubro de 2010 o single Raise Your Glass do novo álbum de melhores músicas Greatest Hits...So Far!!!, lançado em15 de novembro de 2010.
O Single Raise Your Glass vem conquistando espaço aos poucos nas paradas, nos EUA, ja esteve em 2° no Itunes e na Billboard Hot 100 o single liderou a parada no dia 2 de dezembro de 2010. Na Australia Raise Your Glass estreou em 1°, e alem desse single, ainda Fuckin' Perfect estreou em 10°, mesmo sem ser lançado, sem videoclip e sem qualquer divulgação. Pink lançou a música como single e o seu videoclipe em 20 de janeiro de 2011.

[editar]Discografia

Álbuns de estúdio
Compilações

[editar]Prêmios

[editar]Grammy

O prêmio Grammy é realizado desde 1958.Pink, ganhou no total três Grammys, tendo dez indicações.
AnoNomeaçãoCategoriaResultado
2001"Lady Marmalade"Melhor Colaboração Pop com VocaisVenceu
2003MissundaztoodMelhor Álbum Vocal de PopIndicação
"Get the Party Started"Melhor Performance Vocal Feminina de PopIndicação
2004"Trouble"Melhor Performance Vocal Feminina de RockVenceu
"Feel Good Time"Melhor Colaboração Pop com VocaisIndicação
2007"Stupid Girls"Melhor Performance Vocal Feminina de PopIndicação
2009"So What"Indicação
2010"Sober"Indicação
FunhouseMelhor Álbum Vocal de PopIndicação
2011"Imagine"Melhor Colaboração Pop com VocaisVenceu
Pink Pink Reviewed by MultiMidia Info on 21:02:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

DÊ SUA OPINIÃO, COMENTE ESSE POST.

Comente com o Facebook:

Continue Conectado com essas matérias similares 👇

Tecnologia do Blogger.