Tweetar Post/Página

Kate Winslet




Kate Elizabeth Winslet (Reading5 de outubro de 1975) é uma atriz britânica, nascida na Inglaterra. Tornou-se mundialmente conhecida pelo papel de Rose DeWitt Bukater emTitanic, e em 2009 foi agraciada com o Oscar de melhor atriz pelo seu desempenho no filme The Reader (O Leitor).
É a atriz mais jovem a receber cinco indicações ao Oscar antes dos 31 anos de idade; atualmente possui seis indicações e uma estatueta do prêmio.[2]

Biografia

Nascida em Reading, na Inglaterra, Kate veio de uma família ligada à arte de atuar. Seus pais, Roger e Sally Winslet, eram atores, e seus avós, Oliver e Linda Bridges, administradores de um teatro. Ligada a este mundo, Kate sempre foi fascinada por ele. Aos cinco anos fez sua primeira interpretação, como a Virgem Maria, e aos onze foi estudar teatro na Redroofs Theater School, um curso caro e de prestígio, presente da avó. Aos treze estreou na televisão, em um comercial do cereal Sugar Puffs, dançando com o monstrinho Honey Monster. Passou então a atuar no teatro (em peças como Peter PanAdrian MoleA Game of Soldier e What the Butler Saw) e na televisão britânica (em produções como ShrinksCasualtyDark SeasonGet Back e Anglo-Saxon Attitudes).
Aos dezessete anos estreou no cinema como a emocional Juliet Hulme em Heavenly Creatures (br: Almas Gêmeas), do diretor Peter Jackson, que tornaria-se seu grande amigo. Ao ler o roteiro pela primeira vez, Kate virou-se para seu pai e disse "Eu preciso conseguir este papel", ao que ele respondeu "Ah, então você vai consegui-lo". O caminho, porém, foi difícil e a escolha da personagem concorrida: Kate venceu 175 garotas que cobiçavam o papel. Também teve de viver sozinha na Nova Zelândia por quatro meses para as gravações. Mas sua atuação não decepcionou - foi bastante elogiada pela crítica, tida como uma das grandes promessas da nova geração e ganhou o Urso de Ouro de Melhor Atriz no Festival de Berlim.
Após sua fenomenal estréia, aceitou o papel de Princesa Sarah em um filme da Disney, "Um garoto na corte do Rei Arthur". A produção foi um fracasso, e muitos disseram que um talento como Kate não deveria ser desperdiçado em uma coisa dessas. A própria atriz admitiu que o filme era mesmo muito ruim.
Em 1995 Emma Thompson estava produzindo uma versão para as telas de Razão e Sensibilidade, de Jane Austen. A princípio pensava-se em dar a Kate um papel pequeno como o de Lucy Steel, mas ela estava determinada a interpretar Marianne, a irmã emocional. Em conversas com Kate, Emma não teve dúvidas que ali estava a atriz que ela procurava. Winslet brilhou interpretando Marianne e recebeu sua primeira indicação ao Oscar por este papel, reafirmando sua posição de promessa da nova geração.
Com o sucesso, pôde buscar filmes que a desafiassem, atuando em Jude (br: Paixão Proibida) e em Hamlet, no papel de Ofélia, sendo convencida pelo diretor Kenneth Branagh a interpretá-la.
Após Hamlet, Kate estudava propostas de trabalho quando leu o roteiro de Titanic. Imediatamente, Winslet ligou para o diretor James Cameron afirmando ser ela a Rose que ele procurava. Cameron e a Fox estavam relutantes em dar o papel a Kate, visto que ela não era uma atriz suficientemente conhecida para estrelar uma produção do porte de Titanic (o filme de maior orçamento já criado na época; hoje em segundo lugar). Mas a determinada Kate não desistiu de seu objetivo, e conseguiu o papel. De acordo com ela, foi até hoje o mais difícil de sua carreira. A personagem era densa e exigia muito dela fisicamente. As filmagens duraram cerca de 9 meses e aconteceram em sua grande parte no México. Durante elas Kate conheceu seu co-star, Leonardo DiCaprio, que se tornaria o seu melhor amigo. Devido ao grande número de cenas embaixo da água (que estava em sua temperatura normal, extremamente fria), Kate contraiupneumonia e teve de entrar com um processo na justiça para conseguir uma semana de descanso devido ao seu intenso desgaste físico.
Todavia, tudo haveria de ser recompensado. Lançado em 1997, o filme tornou-se um fenômeno, e deixou Kate conhecida no mundo todo pela interpretação como a jovem aristocrata noiva contra a vontade e que encontra o amor em Jack Dawson, um homem pobre, em meio ao naufrágio do navio Titanic. Kate recebeu sua segunda indicação ao Oscar (desta vez na categoria principal), e o filme, quatorze. Titanic levou 10 estatuetas. Ela não venceu, mas tornou-se imediatamente uma das atrizes mais requisitadas e famosas do planeta.
Após o sucesso estrondoso de Titanic, Kate recebeu diversas propostas para grandes produções, como "Shakespeare Apaixonado" e "Ana e o Rei", mas optou por atuar em um filme pequeno,Hideous Kinky (br: O Expresso de Marrakesh), de pouca distribuição mundial, de forma a descansar um pouco sua imagem. Foi durante as gravações deste que Kate conheceu o assistente de direção Jim Threapleton, com quem se casaria em novembro de 1998. Durante seu casamento com Jim, Kate atuou em uma série de pequenos filmes, como Fogo SagradoUm Conto de Natal e Enigma Ela estava grávida durante as gravações deste último, e em 12 de outubro de 2000 deu à luz sua primeira filha, Mia Honey Threapleton.
O casamento com Jim, entretanto, terminou em 2001. A separação foi anunciada pouco tempo após o lançamento do filme Quills (br:Contos Proibidos do Marquês de Sade), onde Kate mostrou não ter medo da nudez. Em 2001 voltou a brilhar com o papel da jovem escritoraIris Murdoch em Iris, que rendeu-lhe a segunda indicação ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante, terceira no total. Foi na première deste filme que a atriz assumiu publicamente seu namoro com o diretor Sam Mendes.
Atuou em The Life of David Gale (br: A Vida de David Gale), uma pesada crítica ao sistema penitenciário norte-americano, Finding Neverland(br: Em Busca da Terra do Nunca), com Johnny Depp, e Eternal Sunshine of the Spotless Mind (br: Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças), com uma personagem intrigante que lhe trouxe a quarta indicação ao Oscar. Durante as gravações deste filme, Kate soube que estava grávida pela segunda vez e logo se casou com o namorado Sam Mendes. Joe Alfie Winslet Mendes nasceu em 22 de dezembro de 2003.
Em 2005 participou de seu primeiro musical, Romance & Cigarettes (br: Romance e Cigarros), e em 2006 de sua primeira comédia-romântica, The Holiday (br: O Amor Não Tira Férias). No mesmo ano voltou ao gênero que a havia aclamado - o drama, vivendo uma mãe infeliz e infiel em Little Children (br: Pecados Íntimos). Kate foi indicada ao Oscar pela quinta vez, e surpreendentemente não ganhou a estatueta por mais uma vez.
Em 2008 voltou a cena com duas produções: Revolutionary Road (br: Foi Apenas um Sonho), em que foi dirigida pelo marido Sam Mendes e contracenou pela primeira vez com Leonardo DiCaprio após Titanic, vivendo uma esposa frustrada com o casamento e tentando salvá-lo e a ela mesma; e The Reader (O Leitor), no papel de uma mulher no banco de réus acusada de crimes nazistas durante a Segunda Guerra Mundial e que se envolveu com um adolescente no passado. Devido à sua excelente interpretação em ambas as produções, 2009 acabaria se tornando o ano de prêmios para Kate Winslet: ela ganharia dois prêmios de atuação feminina do Globo de Ouro (Melhor Atriz Drama, por "Foi apenas um sonho"; Melhor Atriz Coadjuvante, por "O Leitor") e receberia sua sexta indicação ao Oscar, ganhando-o pela primeira vez. O prêmio viria na categoria de Melhor Atriz, por sua atuação em O Leitor.
Depois de um ano como este, Kate afastou-se um pouco das telas. Separou-se amigavelmente do diretor Sam Mendes em março de 2010, diferentemente do rompimento turbulento com Jim Threapleton. O casal continua se vendo e mantém conjunta a guarda das crianças (inclusive de Mia, filha do primeiro marido de Kate). Atualmente a atriz namora o modelo britânico Louis Dowler. Kate está gravando a minissérie Mildred Pierce e o filme Contagion. A atriz também está cotada para participar de vários outros filmes, mas nada foi confirmado ainda.

[editar]Filmografia

Filmes
AnoTítulo originalTítulo em portuguêsPersonagemDiretorObs.
1994Heavenly CreaturesbrAlmas GêmeasJuliet Marion HulmePeter Jackson
1995Sense and Sensibilitybr: Razão e SensibilidadeMarianne DashwoodAng LeeIndicada ao Oscar de melhor atriz coajuvante/secundária
Indicada ao Globo de Ouro de melhor atriz coadjuvante em filme dramático
Vencedora do SAG Award de melhor atriz coadjuvante
Vencedora do BAFTA de melhor atriz coadjuvante
1995A Kid in King Arthur's Courtbr: Um Garoto na Corte do Rei ArturPrincesa SarahMichael Gottlieb
1996Hamletbr: HamletOpheliaKenneth Branagh
1996Judebr: Paixão ProibidaSue BrideheadMichael Winterbottom
1997Titanicbr: TitanicRose DeWitt BukaterJames CameronIndicada ao Oscar de melhor atriz
Indicada ao Globo de Ouro de melhor atriz em filme dramático
Indicada ao SAG Award de melhor atriz
Vencedora do European Film Award de melhor atriz
Indicada para o MTV Movie Award de melhor atriz, melhor beijo e melhor dupla
1998Hideous Kinkybr: O Expresso de MarrakeshJúliaGillies MacKinnon
1999Holy Smoke!br: Fogo SagradoRuth BarronJane Campion
2000Quillsbr: Contos Proibidos do Marquês de SadeMadeleinePhilip KaufmanIndicada para o SAG Award de melhor atriz coadjuvante
2001War Gamebr: War GameMum / Annie (voz)Dave Unwin
2001Irisbr: ÍrisIris MurdochRichard EyreIndicada ao Oscar de melhor atriz coadjuvante
Indicada ao Globo de Ouro de melhor atriz coadjuvante em cinema
Indicada ao BAFTA de melhor atriz coadjuvante
Vencedora do European Film Award de melhor atriz
2001Christmas Carol: The Moviebr: Um Conto de NatalBelle (voz)Jimmy T. Murakami
2001Therese Ranquin
2001Enigmabr: EnigmaHester WallaceMichael Apted
2001FaeriesBrigid (voz)Gary Hurst
2003Plunge: The MovieClareMax Newsom
2003The Life of David Galebr: A Vida de David GaleBitsy BloomAlan Parker
2004Pridebr: Suki - A Rainha da SelvaSuki (voz)John Downer
2004Eternal Sunshine of the Spotless Mindbr: Brilho Eterno de uma Mente sem LembrançasClementine KruczynskiMichel GondryIndicada ao Oscar de melhor atriz
Indicada ao Globo de Ouro de melhor atriz em comédia ou musical
Indicada ao SAG Award de melhor atriz
Indicada ao BAFTA de melhor atriz
2004Finding Neverlandbr: Em Busca da Terra do NuncaSylvia Llewelyn DaviesMarc ForsterIndicada ao BAFTA de melhor atriz
2005Romance & Cigarettes‎Romance & CigarrosTulaJohn Turturro
2006Flushed Awaybr: Por Água AbaixoRita (voz)David BowersSam Fell
2006The Holidaybr: O Amor Não Tira FériasIris SimpkinsNancy Meyers
2006All the King's Menbr: A Grande IlusãoAnne StantonSteven Zaillian
2006Little Childrenbr: Pecados ÍntimosSarah PierceTodd FieldIndicada ao Oscar de melhor atriz
Indicada ao Globo de Ouro de melhor atriz em filme dramático
Indicada ao SAG Award de melhor atriz
Indicada ao BAFTA de melhor atriz
2006Deep Sea 3DNarradoraHoward Hall
2007The Fox And The Childbr: A Menina e a RaposaNarradoraLuc Jacquet's
2008The Readerbr: O LeitorHanna SchmitzStephen DaldryVencedora do Oscar de melhor atriz
Vencedora do Globo de Ouro de melhor atriz coadjuvante em cinema
Vencedora do SAG Award de melhor atriz coadjuvante
Vencedora do BAFTA de melhor atriz
Indicada ao MTV Movie Award de melhor atriz
2008Revolutionary Roadbr: Foi Apenas Um SonhoApril WheelerSam MendesVencedora do Globo de Ouro de melhor atriz em filme dramático
Indicada ao SAG Award de melhor atriz
Televisão
AnoTítulo originalEpisódioPersonagem
1990Shrinks
1991Dark SeasonReet
1992Get BackEleanor Sweet
1992Anglo Saxon AttitudesCaroline Jenington
1993CasualtySuzanne
2003Nefertiti Revealed-Narradora
2005ExtrasEla mesma
2011Mildred PierceMildred Pierce
Compart

Por: Multimidia Info

Navegue pela Data e encontre as Matérias em Ordem Cronológica.