Tweetar Post/Página

Angelina Jolie




Angelina Jolie (Los Angeles4 de Junho de 1975) é uma atriz e diretora estadunidense, vencedora de um Oscar, dois Screen Actors Guild Awards, e três Prêmios Globos de Ouro. Jolie promove causas humanitárias, e é conhecida por seu trabalho com refugiados como embaixadora da Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR). Ela tem sido citada como uma das pessoas mais atraentes do mundo, bem como a "mulher mais bonita", títulos para os quais ela tem recebido atenção da mídia.[1][2]



Biografia

Nascida em Los AngelesCalifórnia, Jolie é filha dos atores Jon Voight e Marcheline Bertrand. Ela é sobrinha de Chip Taylor, irmã de James Haven Voight e afilhada deJacqueline Bisset e Maximilian Schell. Do lado do seu pai, Jolie é descendente deeslovacos e de alemães. Do lado materno, de francesesholandeses e alemães. Ela também tem uma antepassada indígena remota, nascida em 1649.[3]
Após a separação de seus pais em 1976, Jolie e seu irmão foram criados por sua mãe, que abandonou suas ambições na qualidade e se mudou com eles para Palisades, Nova York. Quando criança, Jolie regularmente viu filmes com a mãe e mais tarde estes haviam inspirado o seu interesse em atuar, ela não tinha sido influenciada por seu pai. Quando ela tinha onze anos, a família voltou para Los Angeles e Jolie decidiu que queria atuar e inscreveu-se no Lee Strasberg Theatre Institute, onde treinou por dois anos e apareceu em várias produções teatrais.
Na idade de 14 anos, ela desistiu de suas aulas de qualidade e sonhava em se tornar uma agente funerária. Durante este período, ela usava roupas pretas, tingiu o cabelo de roxo, numa fase de completa rebeldia. Anos depois, ela voltou a estudar teatro e se formou na escola secundária. Recentemente ela se referiu a este período com a observação: "Eu ainda sou, de coração - e sempre serei - apenas uma garota punk com tatuagens", declarou ela à revista Harper's Bazaar. Mas, com a declaração, ela diz que está longe de querer se explicar sobre o seu passado. "Eu não sinto que preciso me desculpar ou me explicar".[4]

Angelina Jolie em 2007, na estréia de A Mighty Heart
Ela mais tarde voltou a estudar (na Beverly Hills High School), e sentiu-se isolada entre as crianças de algumas das famílias mais ricas da região. A mãe de Jolie sobreviveu a uma renda mais modesta. Sua auto-estima foi ainda mais reduzida quando iniciou a sua carreira de modelo. Ela começou a cortar-se, e colecionava facas e adagas de vários tamanhos e procedências e já disse que os usava em seus jogos sexuais. Apaixonada por facas, que considera obras de arte, aprendeu a atirá-las quando mais jovem. E tem algumas cicatrizes pelo corpo feitas de propósito.[5]
Ela fez sua estréia nas telas quando uma criança ao lado de seu pai, o também ator, Jon Voight, no filme de 1982 Lookin 'to Get Out. A carreira de Jolie começou uma década mais tarde com o filme de baixo orçamento Cyborg 2 (1993). Seu primeiro papel principal em um filme foi emHackers (1995). Ela estrelou em filmes aclamados pela crítica, como o filme-biográficoGeorge Wallace (1997) e Gia (1998), e ganhou um Oscar de Melhor Atriz (coadjuvante/secundária) por sua performance no drama Girl, Interrupted (1999). Jolie alcançou maior fama após sua interpretação da heroína Lara Croft em Lara Croft: Tomb Raider (2001), e desde então se estabeleceu como uma das atrizes mais conhecidas do mundo e também uma das mais bem pagas de Hollywood.[6]
Angelina foi nomeada Embaixadora da Boa Vontade do Alto Comissariado das Nações Unidas (ONU) por seu trabalho junto aos refugiados de Serra LeoaTanzânia e Paquistão. Em 2000, após conhecer o Camboja nas gravações do filme Lara Croft: Tomb Raider adotou um bebê cambojano, chamado Maddox.
Jolie não possui uma relação muito saudável com seu pai. Os dois tentaram se reconciliar e contracenaram juntos em Lara Croft: Tomb Raider (2001). Em Julho de 2002, Jolie entrou com um pedido para mudar legalmente seu nome para "Angelina Jolie", tirando Voight como seu sobrenome, a mudança foi oficializada em 12 de setembro de 2002. Em agosto do mesmo ano, Voight afirmou que sua filha tinha "sérios problemas mentais.[7]
Em junho de 2009, a revista Forbes colocou Angelina Jolie no 1º lugar da sua lista "100 Celebridades Mais poderosas do Mundo", destronando assim a anterior líder Oprah Winfrey.[8]
Divorciada dos atores Jonny Lee Miller e Billy Bob Thornton, Jolie vive com o ator Brad Pitt, em uma relação que tem atraído a atenção da mídia mundial. Jolie e Pitt têm três filhos adotivos, Maddox, Pax, e Zahara, bem como três filhos biológicos, Shiloh, Knox e Vivienne.
Ela nunca divulgou as exatas razões para seu afastamento do pai. Em fevereiro de 2010, Jolie foi mais uma vez reunida com o pai. Voight e Angelina Jolie se reencontraram em encontro realizado pelo o marido Brad Pitt e os filhos de Jolie em Veneza, durante as filmagens do filme de Jolie The Tourist.[9]

[editar]Vida pessoal

Foi casada com o ator Jonny Lee Miller. Na cerimônia, a atriz vestia uma calça preta de couro e uma camiseta branca. Nesta camiseta, Angelina escreveu o nome do ator com o seu próprio sangue. O casal separou-se em menos de um ano, e a atriz logo começou a namorar o também ator Timothy Hutton. O namoro não deu certo e Angelina logo partiu para outro.
No dia 5 de maio de 2000, a atriz se casou com Billy Bob Thornton, em Las Vegas. O casamento acabou em 2002.
Em 2005 surgiram rumores que Angelina estaria vivendo um caso amoroso com Brad Pitt (com quem trabalhou no filme Sr. e Sra. Smith), que estava casado com Jennifer Aniston. Pouco tempo depois Brad se divorciou de Jennifer e o romance com Angelina veio á tona. O casal começou a ser fotografado junto e a voar à volta do globo em missões humanitárias, juntamente com o filho adotivo da atriz.
Brad Pitt acompanhou-a à Etiópia em julho de 2005 para adotar sua filha Zahara Marley, que vivia num orfanato. No fim de 2005, Brad e Angelina visitaram por duas vezes o Paquistão como embaixadores da ONU para ajudar às vítimas de um terremoto. No dia 2 de dezembro de 2005 foi anunciado que Pitt tinha iniciado o processo legal de adoção dos dois filhos adotivos de Angelina, Maddox e Zahara, tendo requerido também a mudança do sobrenome das crianças para Jolie-Pitt. Pouco mais de um mês depois, no dia 19 de janeiro de 2006, um juiz de Santa Mônica, na Califórnia, aprovou o pedido. Jolie e Pitt também são pais adotivos de Pax Tien, nascido no Vietnã.
No dia 27 de maio de 2006, Angelina Jolie deu à luz, em Swakopmund, na Namíbia, o primeiro filho biológico do casal, uma menina a quem chamaram Shiloh Nouvel Jolie-Pitt.
Após muitos rumores de uma nova gravidez, Angelina confessou estar grávida de gêmeos, informação que a imprensa internacional dava como certa, durante o Festival de Cannes2008, quando divulgava a animação Kung Fu Panda, na qual ela dubla uma personagem.
Angelina e Brad decidiram que seus gêmeos, que se chamaram Knox Leon e Vivienne Marcheline, serão Franceses. Angelina se internou no hospital Lenval, em Nice, França, no dia 29 de junho de 2008, para esperar o nascimento das crianças. Em entrevista coletiva, na porta do hospital, seu médico, Michel Sussman, disse que Angelina 'é uma paciente como outra qualquer' e que terá seus gêmeos 'nas próximas semanas'. O médico também informou que Angelina está internada para ficar em observação, não por algum problema de saúde. Na semana do Festival de Cannes Angelina afirmou que teria seus gêmeos até 9 de agosto de 2008.No dia 12 de julho de 2008, por volta das 18 horas em Nice, Jolie deu à luz Knox Léon, que pesava 2,27 quilos, e Vivienne Marcheline, de 2,28 quilos. O parto por cesariana foi antecipado alguns dias por razões médicas.A operação foi simplesmente perfeita", disse o ginecologista Michael Sussmann à revista People. "Angelina está muito animada. Brad Pitt estava ao seu lado".
A primeira foto dos gêmeos Knox Léon e Vivienne Marcheline, foi vendida por 14 milhões de euros, cerca de 22 milhões de dólares, ou 35 milhões de Reais, para as revistas a americana 'People' e a inglesa 'Hello', o dinheiro foi destinado a causas humanitárias.
O casal comprou uma mansão que fica em uma pequena aldeia chamada Brignol no Var, não muito longe de Aix-en-Provence, no Sul daFrança. A propriedade, adquirida por 35 milhões de libras, cerca de R$ 115 milhões, tem 35 dormitórios. Entre os atrativos do lugar estão as plantações de uva, onde são produzidos alguns tipos de vinho, e de oliveiras, com mais de 13 tipos de azeitonas. Para as crianças a melhor parte fica por conta de um campo imenso, onde são criados pôneis.
Angelina e Brad não são casados oficialmente, apenas moram juntos. O casal declarou que não vê motivo para casar, já que estão felizes do jeito que estão as coisas. Também disseram que só se casarão quando o casamento homossexual for permitido em todo os Estados Unidos, pois não acham justo casar quando nem todos podem!

[editar]Filhos

Angelina tem, com Brad Pitt, seis filhos, sendo três adotivos e três biológicos.

[editar]Filmografia

AnoTítulo OriginalTítulo PortuguêsPapel
1982Lookin' to Get OutTosh
1993Cyborg 2Casella "Cash" Reese
1995HackersPiratas de ComputadorKate "Acid Burn" Libby
Without EvidenceJustiça sob SuspeitaJodie Swearingen
1996Mojave MoonSob o Luar do DesertoEleanor "Elie" Rigby
Love Is All There IsGina Malacici
FoxfireRebeldesMargret "Legs" Sadovsky
1997Playing GodBrincando com a MorteClaire
True Women (TV)Prova de FogoGeorgia Virginia Lawshe Woods
George Wallace (TV)O Homem Que Vendeu Sua AlmaCornelia Wallace
1998Gia (TV)Gia - Fama e DestruiçãoGia Marie Carangi
Hell's KitchenCozinha do InfernoGloria McNeary
Playing by HeartCorações ApaixonadosJoan
Pushing TinAlto ControleMary Bell
1999The Bone CollectorO Colecionador de OssosAmelia Donaghy
Girl, InterruptedGarota, InterrompidaLisa Rowe
2000Gone in Sixty Seconds60 SegundosSara "Sway" Wayland
2001Lara Croft: Tomb RaiderLara Croft: Tomb RaiderLara Croft
Original SinPecado OriginalJulia Russell
2002Life or Something Like ItUma Vida em Sete DiasLanie Kerrigan
2003Lara Croft Tomb Raider: The Cradle of LifeLara Croft - Tomb Raider: A Origem da VidaLara Croft
Beyond BordersAmor Sem FronteirasSarah Jordan
2004Taking LivesRoubando VidasIlleana Scott
Shark TaleO Espanta TubarõesLola (voz)
Sky Captain and the World of TomorrowCapitão Sky e o Mundo de AmanhãFranky
AlexanderAlexandreOlímpia
2005Mr. & Mrs. SmithSr. & Sra. SmithJane Smith
2006The Good ShepherdO Bom PastorMargaret Russell
2007A Mighty HeartO Preço da CoragemMariane Pearl
BeowulfBeowulfMãe de Grendel
2008Kung Fu PandaKung Fu PandaMestre Tigresa (voz)
WantedO ProcuradoFox
ChangelingA TrocaChristine Collins
2010SaltSaltEvelyn Salt
The TouristO TuristaElise
2011Kung Fu Panda: The Kaboom of DoomKung Fu Panda 2Mestre Tigresa (voz)
2012Salt 2 - The ReturnSalt 2 - O RetornoEvelyn Salt
2013CleopatraCleopatraCleopatra

[editar]Como diretora

AnoTítulo OriginalTítulo PortuguêsPapel
2011No Land of Blood and HoneyAinda não divulgadoTambém como roterista e produtora

[editar]Prêmios e indicações

Oscar
    • 2009 - Indicada como Melhor Atriz, por "A Troca".
    • 2000 - Vencedora - Melhor Atriz (coadjuvante/secundária), por "Garota, Interrompida".
Golden Globe icon.svg Globo de Ouro
    • 2011 - Indicada como Melhor Atriz Comédia/Musical, por O Turista
    • 2009 - Indicada como Melhor Atriz Drama, por "A Troca"
    • 2008 - indicada como Melhor Atriz Drama, por "O preço da coragem"
    • 2000 - Vencedora - Melhor Atriz (coadjuvante/secundária), por "Garota, Interrompida";
    • 1999 - Vencedora - Melhor atriz em filme para televisão, por "Gia - Fama e Destruição";
    • 1998 - Vencedora - Melhor Atriz (coadjuvante/secundária) em filme/série para televisão, por "George Wallace";
Emmy Awards
    • 1998 - Indicada como melhor atriz em minissérie ou filme para a televisão, por "Gia";
    • 1998 - Indicada como melhor Atriz (coadjuvante/secundária) em minissérie ou filme para a televisão, por "George Wallace";
The Saturn Awards
    • 2011 - Indicada como melhor atriz por "Salt";
    • 2009 - Vencedora - melhor atriz por "A Troca";
    • 2005 - Indicada como melhor Atriz coadjuvante, por "Sky Captain and the World of Tomorrow";
    • 2002 - Indicada como melhor atriz, por "Lara Croft: Tomb Raider";
MTV Movie Awards
    • 2009 - Indicação de momento por O Procurado;
    • 2009 - Indicação de melhor beijo (ao lado de James McAvoy), por O Procurado;
    • 2009 - Indicação como melhor performance feminina, por O Procurado;
    • 2006 - Indicação de melhor beijo (ao lado de Brad Pitt), por "Mr. & Mrs. Smith";
    • 2006 - Indicação de melhor luta (ao lado de Brad Pitt), por "Mr. & Mrs. Smith";
    • 2002 - Indicada como melhor performance feminina, por "Lara Croft - Tomb Raider";
    • 2002 - Indicação de melhor luta, por "Lara Croft - Tomb Raider";
Satellite Awards
    • 1999 - Vencedora - Melhor atriz em minissérie ou filme feito para a televisão, por "Gia"
    • 2007 - Indicada como melhor atriz por "O Preço da Coragem"
    • 2008 - Vencedora - Melhor Atriz, por "A Troca"
Screen Actors Guild Awards
    • 1998 - Vencedora - Melhor Atriz em minissérie ou filme para a televisão, por "Gia"
    • 2000 - Vencedora - Melhor Atriz Coadjuvante, por "Garota, Interrompida"
    • 2008 - Indicada como melhor Atriz, por "O preço da coragem"
    • 2009 - Indicada como melhor Atriz, por "A Troca"
National Board of Review of Motion Pictures
    • 1998 - Vencedora - Melhor Performance, por "Corações Apaixonados"


Compart

Por: Mundo MS Inc.

Navegue pela Data e encontre as Matérias em Ordem Cronológica.